Lista de alimentos low carb: 30 opções para dieta saudável
Ter um estilo de vida mais leve e saudável pode ser mais simples do que muita gente imagina, e a lista de alimentos low carb é a prova disso. Afinal, estamos falando de vários ingredientes naturais, super saborosos e que fazem bem ao organismo. Tem fruta, verdura, carnes, laticínios… ou seja, o cardápio rende pratos coloridos e muita variedade.
Lista de alimentos low carb: o que pode comer?
Bom, basicamente esse estilo de vida prioriza uma alimentação natural com baixo teor de carboidratos. Isso não quer dizer eliminar 100% o nutriente do menu, até porque quase todos os alimentos têm pelo menos um pouquinho de carboidrato. Ou seja, quem segue uma alimentação low carb pode comer praticamente de tudo, frutas, verduras, oleaginosas, carnes – garantindo as vitaminas e minerais necessários para manter o corpo cheio de energia.
Quais alimentos proibidos na low carb?
Para seguir uma dieta low carb, priorizando sempre o cuidado com a saúde, é preciso evitar ao máximo o consumo dos seguintes alimentos:
- Açúcar refinado: isso não quer dizer apenas aquele açúcar do cafezinho. Essa restrição inclui os industrializados, como refrigerantes, alguns tipos de suco de frutas, sorvete, doces, bolos… enfim, tudo aquilo que contém açúcar refinado e glucose de milho.
- Gordura trans: não é à toa que ela faz parte da lista e em breve será eliminada da indústria brasileira. Na lista de alimentos low carb estão vetados produtos com gordura hidrogenada, como a margarina por exemplo.
- Processados e industrializados em geral: essa também é uma categoria que, além dos carboidratos, costuma conter aditivos químicos e diversas substâncias nocivas. Aqui também entram os light e low fat.
- Grãos com glúten: trigo, centeio e cevada também têm seu consumo eliminado ou minimizado ao máximo.
Quais grãos são low carb?
Na prática, os grãos permitidos nesse tipo de dieta são aqueles sem glúten, como o arroz, quinoa, aveia e milho, por exemplo. Ainda sim, a recomendação é que se consuma na versão integral e de forma mais esporádica.
Lista de alimentos low carb por grupos
A seguir, elencamos 30 alimentos que podem ser consumidos sem medo de ser feliz. São todas opções low carb e cheia de nutrientes, confira:
Carnes e ovos
São fontes de proteínas, levando mais tempo para serem digeridos. Assim, ajudam a controlar a fome, promovendo a sensação de saciedade. Como contém pouco carboidrato, são ingredientes bem presentes nesse estilo de vida.
- Patinho: pelo ponto de vista da saúde, o ideal é apostar em carnes mais magras. O patinho é uma excelente opção pela versatilidade, suculência e sabor.
- Salmão: peixes ricos em gordura saudável, como o salmão, são importantes fontes de ômega 3, trazendo diversos benefícios, como ação anti-inflamatória e promoção da saúde cardiovascular.
- Peito de frango: tem proteínas, pouca gordura e rende uma infinidade de receitas, além de garantir as vitaminas A e dos complexos B, C, D, E e K.
- Ovos: são também fontes de proteína, além de fornecer minerais importantes como o ferro, o fósforo, o zinco e o selênio
Queijos
Diversos tipos de queijo fazem parte da dieta low carb, por serem pobres em carboidratos. Por exemplo:
- Parmesão: considerado o “rei dos queijos”, ele agrega muito sabor e nutrientes como vitamina B12, selênio e cálcio.
- Brie: uma opção de sabor marcante, que contém vitaminas A, B e D.
Vegetais
Existem diversos vegetais que merecem um espaço na lista de alimentos low carb. Eles são importantíssimos também por fornecerem fibras e contribuírem para a saúde digestiva. Conheça algumas das principais opções de hortaliças e legumes low carb:
- 7. Abobrinha;
- 8. Pepino;
- 9. Alface;
- 10. Couve flor;
- 11. Brócolis;
- 12. Rabanete;
- 13. Repolho;
Iogurtes
Os iogurtes integrais ajudam a controlar a fome, além disso, fornecem proteínas e gorduras boas. Conheça duas opções pra ter na geladeira:
14. Iogurte grego: essa versão costuma ser mais proteica, e tem benefícios como favorecer o ganho de massa muscular e reforçar a imunidade.
15. Iogurte natural: o verdadeiro iogurte costuma possuir mais probióticos e menos aditivos, sendo rico em nutrientes como proteínas, vitaminas do complexo B e minerais.
Bebidas vegetais
Entram num cardápio low carb também as bebidas vegetais a seguir:
16. Leite de coco: pode ser um ótimo substituto do leite comum e a boa notícia é que dá pra fazer em casa.
17. Leite de amêndoas: tem textura bem leve, é ligeiramente doce e fica uma delícia em vitaminas e smoothies.
Frutas
Quem disse que precisa cortar o consumo desse tipo de alimento? Há diversas opções bem populares de frutas low carb para colorir os seus lanches:
- 18. Limão
- 19. Morango
- 20. Coco
- 21. Maçã
- 22. Pera
- 23. Abacate
- 24. Goiaba
Gorduras saudáveis
A ideia é consumir gorduras de fontes saudáveis, ou seja, aquelas provenientes de alimentos naturais e que não necessitem de ultra processamento. São bons exemplos:
25. Azeite extra virgem: fonte de substâncias antioxidantes, o azeite é aliado contra o envelhecimento precoce e ajuda a afastar doenças.
28. Manteiga ghee: é fonte de diversas vitaminas, como A, D, E e K, além de ter uma melhor digestibilidade.
Castanhas e sementes
Sementes, castanhas, amêndoas e frutos secos também fornecem gorduras saudáveis e ajudam na prevenção de doenças. Não deixe de inserir no dia a dia:
27. Castanha-do-Pará: graças à sua composição, é aliada da saúde do coração, promove saciedade e contribui para regular a tireoide.
28. Linhaça: é rica em proteínas, fibras, minerais e diversas vitaminas, inclusive as do complexo B.
Outras bebidas
Também tem bebidas na dieta low carb. O importante é não incluir nada de açúcar – afinal de contas, ele é um carboidrato.
29. Café: além de fornecer energia e estimular a concentração, o tradicional cafezinho tem poder termogênico.
30. Chás: verde, preto, mate, de canela… essas bebidas quentes são bem-vindas, contando com todos os benefícios dos chás.
Se você quer praticidade na hora de seguir uma alimentação low carb, conheça as refeições low carb congeladas da Liv Up. Um cardápio repleto de opções pra facilitar o seu dia a dia e que esbanja sabor. Temos proteínas, carboidratos e vegetais. É esquentar e aproveitar!
Por fim, vale lembrar que o ideal é que a alimentação low carb seja sempre acompanhada por um nutricionista para garantir que as adequações sejam feitas de forma saudável, certo?