Alimentação Saudável

Macarrão de legumes: como preparar e com o que combinar

abril 25, 2020
macarrão de legumes

Chega de se privar! Temos uma boa notícia para você que gosta de massas. Vamos te ensinar a preparar um delicioso macarrão de legumes, super saudável, nutritivo e com poucas calorias.  

Afinal, para ter uma alimentação leve e saudável você não precisa sofrer e nem se privar daquilo que gosta. Basta, no entanto, escolher os alimentos corretos.  

No caso do macarrão de legumes, com poucos ingredientes e pouco trabalho, você tem um prato extremamente fácil de fazer, nutritivo e saboroso. Quer a receita? Então acompanhe a seguir: 

Espaguete de legumes 

O espaguete de legumes é uma receita famosa no meio fitness e vegetariano, e não é para menos. Isso porque ele não tem glúten, refinados e nenhum ingrediente de origem animal. Além disso, a sua facilidade de preparo é atrativa até para os mais preguiçosos e despreparados na cozinha. 

Essa receita leva poucos nutrientes, aliás, é super saudável e tem pouquíssimas calorias. Está curioso para saber o que vai na massa do nosso macarrão de legumes? Então, prepare-se para a surpresa.  

A receita original leva apenas dois ingredientes para a “massa”: abobrinha e cenoura. Mas você pode utilizar outros legumes de sua preferência. 

Isso mesmo! O espaguete é feito com os próprios legumes. Mas, antes ensinar o passo a passo dessa receita incrível, vamos falar das propriedades nutricionais desse macarrão.  

Cenoura 

Primeiramente, a cenoura é uma raiz muito saborosa e nutritiva, ela é rica em vitamina A, B, C e K, potássio, sódio, cálcio e magnésio. Além disso, tem uma propriedade chamada betacaroteno, responsável por sua cor alaranjada, que atua como um poderoso antioxidante, contendo os danos celulares no organismo. 

Os principais benefícios da cenoura são: 

  • combate aos radicais livres e protege contra os raios UVA e UVB; 
  • melhora na aparecia e textura da pele e previne o envelhecimento precoce; 
  • suas fibras contribuem com o bom funcionamento do sistema digestivo; 
  • por fim, protege de danos na visão e doenças oculares; 

Abobrinha 

No caso da receita do nosso macarrão, usaremos a abobrinha italiana. Muita gente torce o nariz para esse legume, mas não conhece as suas maravilhas nutritivas.  

Com apenas 31 calorias, a abobrinha tem em suas propriedades nutricionais, vitamina A, C e E, cálcio, cobre, manganês e selênio. Além disso, ela é rica em fibras e carotenoides, antioxidante poderoso que atua na prevenção das células. 

Os principais benefícios da abobrinha são: 

  • regula os níveis de açúcar no organismo; 
  • ajuda a fortalecer os ossos e prevenir doenças relacionadas; 
  • possui propriedades antimicrobianas que previnem a proliferação de parasitas no intestino; 
  • reduz o colesterol ruim no sangue. 

Receita de macarrão de legumes 

Ingredientes: 

  • 1 cenoura 
  • 1 abobrinha 
  • 2 dentes de alho  
  • 1/2 cebola picada 
  • Azeite a gosto 
  • Sal e pimenta-do-reino a gosto 

Modo de preparo: 

Primeiramente, descasque a cenoura. Em segundo lugar, utilize um ralador ou cortador de legumes para fazer as tirinhas do seu espaguete. Não é preciso utilizar o miolo da abobrinha.  

Pique o alho e a cebola, depois refogue-os em uma frigideira com azeite. Em seguida, acrescente as tirinhas de cenoura, mexa e deixe refogar por 2 minutos. Depois acrescente a abobrinha, mexa e refogue por mais 1 minuto, até que seu espaguete fique ao dente.  

Por fim, tempere seu macarrão com pimenta e sal a gosto. Essa receita rende uma porção e tem pouquíssimas calorias.   

Dica: você também pode utilizar outros legumes na preparar o seu macarrão de legumes, como beterraba, chuchu e pupunha, por exemplo. 

Dicas de acompanhamento para seu macarrão de legumes 

Você pode acompanhar o prato com o tradicional molho de tomate ou com tomatinho picado, ervas, brócolismix de cogumelos, carnes vermelhas, peixe ou frango. 

Quer algumas sugestões diferentes e saborosas para acompanhar o seu macarrão de legumes? Separamos alguns dos deliciosos pratos do nosso cardápio, todos feitos com alimentos naturais, 100% saudáveis, para servir de acompanhamento com seu espaguete. Veja:  

Carnes vermelhas 

Frango 

Peixes e frutos do mar 

Vegetarianos 

E aí, gostou da receita? Esse macarrão é super levinho, fácil de preparar, é prático para o dia a dia e fica uma delícia com nossas dicas de acompanhamento. Vale muito a pena experimentar.  

Que tal preparar então o seu macarrão de legumes e enviar um comentário para gente dizendo o que achou da receita? Vamos adorar saber sua opinião.

You Might Also Like

Vamos conversar?

Entre por uma das redes sociais ao lado para comentar!
Scroll Up