Alimentação Saudável

Por que a pasta de amendoim é considerada saudável?

dezembro 14, 2019
pasta de amendoim

A pasta de amendoim, ou manteiga de amendoim, como também é conhecida, tem feito sucesso na mesa de muito brasileiros preocupados com a saúde e a boa alimentação. A pasta já era famosa na dieta dos norte-americanos e agora chegou com força no Brasil. Cheia de benefícios para o nosso metabolismo, ela nada mais é do que o amendoim in natura triturado até adquirir textura cremosa.

Rica em nutrientes, vitaminas e minerais, é um alimento poderoso para nosso corpo e para nossa mente. Pois é, para nossa mente também! Aqui a gente te conta porque a pasta de amendoim tem sido tão recomendada e como ela pode ajudar no seu bem-estar.

O que faz a parta de amendoim ser saudável?

Prevenção de doenças

A gordura do amendoim tem origem principalmente em ácidos graxos poliinsarturados, que agem diretamente na prevenção de doenças cardiovasculares e na diminuição do nível de colesterol ruim no sangue. O consumo da pasta contribuí para a boa circulação sanguínea e a diminuição da pressão arterial. Por conter Ômega 3, Ômega 6 e fitoesteróis, atua positivamente na saúde cerebral e pode reduzir processos inflamatórios. A pasta de amendoim também é fonte de vitamina E, que além de anti-inflamatória e anti–oxidante, previne tumores e estimula o sistema imunológico.

Melhor funcionamento do metabolismo

Por ser rica em fibras e ter alta concentração de gordura boa, faz o intestino funcionar melhor e pode ser uma salvação pra quem sofre de prisão de ventre. É também fonte de magnésio, mineral importantíssimo pro equilíbrio do nosso metabolismo, e de vitaminas do complexo B, que auxiliam na digestão e na liberação de serotonina (substância que influencia o nosso humor).

Saciedade

Sabe aquela vontade de ficar petiscando toda hora? Essa iguaria pode fazer você acabar com isso. Ela é digerida lentamente pelo organismo, o que dá uma sensação de saciedade por mais tempo. A inibição do apetite, a longo prazo, pode significar uns quilinhos a menos. Além disso, a pasta  regula o nível de açúcar no sangue e colabora para que os carboidratos também sejam digeridos de forma mais lenta.

Ganho de energia e massa muscular

A pasta de amendoim tem sido queridinha dos atletas. Contém potássio, fósforo e, graças a sua alta densidade calórica, é fonte de energia para o corpo por média e longa duração. Ótima para consumir algumas horinhas antes do treino e chegar com aquele pique pra malhar e ganhar massa muscular. A vitamina E, o cálcio e o selênio que ela contém, aumentam a resistência dos músculos, fortalecem a estrutura óssea e reduzem o estresse celular, emocional e físico.

Vegana

Pra quem tem uma alimentação vegana ou vegetariana, a pasta de amendoim é uma ótima fonte de proteína vegetal e muito nutritiva. No café da manhã pode ser uma substituta maravilhosa, e muito mais saudável, pra manteiga feita com gordura de leite animal, pra geléia e pro requeijão.

Viu só quantas vantagens em um só alimento? Mas não é porque ela é deliciosa e cheia de benefícios para a saúde que podemos exagerar, né? O recomendado são duas colheres de sopa da pasta por dia.Lembre-se que variar o cardápio é fundamental pra uma alimentação balanceada e saudável. Então não precisa consumir muito e nem todo dia.

Outra informação importante é que a pasta pode causar alergias, que se manifestam, por exemplo, em erupções na pele. Portanto, é sempre fundamental observar o nosso corpo e como ele reage ao que comemos. Cada organismo tem o seu funcionamento. Comece experimentando um pouquinho e depois você vai encontrando a medida certa pro seu metabolismo. Sem exageros e com variedade.

FONTES: 

http://www.usp.br/aunantigo/exibir?id=7072&ed=1234&f=8

http://www.unirio.br/ccbs/nutricao/ppgan_pt/alimentacao-e-saude/palestras/2014/o-amendoim-e-seus-beneficios

You Might Also Like

Vamos conversar?

Entre por uma das redes sociais ao lado para comentar!
Scroll Up