Os sais de banho são relaxantes, aromáticos, aliviam o estresse e podem fazer bem pra pele. Se você gosta de transformar o momento do seu banho numa verdadeira terapia, os sais são poderosos aliados para promover maior bem-estar.
Quer saber mais sobre o uso? Contamos a seguir como utilizá-los e também como você pode preparar seus sais de banho em casa. Vamos lá?
Afinal, o que são sais de banho?
Em suma, são minerais pulverizados e solúveis que podem ser usados no banho. Existe uma infinidade de opções de sais de banho, cada um com suas cores, aromas e propriedades específicas. Geralmente, possuem bases florais e herbais que, em combinação com uma solução salina, se dissolvem deixando perfumes incríveis.
Entre os principais benefícios no uso de sais de banho estão: melhor limpeza e esfoliação, aumentam o prazer do banho, promovem relaxamento e bem-estar, podem ter propriedades hidratantes e servem como veículo para agentes cosméticos.
Como fazer sais de banho em casa?
A boa notícia é que, além das opções encontradas prontas para comprar, fazer sais de banho é uma tarefa bem simples. Basta equilibrar alguns ingredientes que serão usados ao longo do processo. Confira:
-
Escolhendo a base para os seus sais
O primeiro passo é a base da sua combinação, ou seja, escolher os sais corretos. O mais comum é o sal de Epsom, composto por sulfato e magnésio, que possui várias vantagens, como eliminar as toxinas do corpo. Além dessa opção, é possível também usar sal marinho ou sal rosa do Himalaia, por exemplo.
-
Adicione um óleo essencial
O segundo ingrediente para criar os sais de banho é a essência. Afinal, ela será o elemento responsável pelo perfume e trazer aquela sensação de relaxamento e conforto.
Opções nesse sentido não faltam, basta escolher aquela que mais agrada o seu olfato. Uma das mais comuns são os florais, como rosas, lavanda, e jasmim. São ótimas para aliviar o estresse e têm fragrâncias bem suaves. Há também as cítricas, como eucalipto e hortelã, que ajudam a refrescar e revigorar o corpo, trazendo uma sensação de renovação. Já para quem busca essências calmantes, boas alternativas são o algodão, camomila, alecrim, erva-cidreira e mirra e até tangerina.
Se você quiser ir além, basta misturar algumas gotas de cada essência escolhida para criar um perfume único e personalizado. Assim, você multiplica as combinações possíveis e tem sempre um novo banho relaxante para tomar. Por fim, outra forma de dar um up na sua mistura é adicionar plantas ou ervas secas.
Receitas caseiras de sais de banho
Agora que você já sabe o que precisa para fazer seus sais de banho, chega a hora de colocar a mão na massa. Listamos 3 misturinhas para você criar seus sais:
Energia Floral
Ingredientes:
-
Sal grosso sem iodo;
-
Sulfato de magnésio;
-
Óleo essencial floral de sua preferência;
-
Pétalas de flores secas.
Modo de preparo:
Junte 250g de sal e 50g de sulfato. Em seguida, adicione 12ml da essência escolhida e 5g das flores.
Sais de banho para esfoliação
Ingredientes:
-
Sal marinho;
-
Pétalas de rosas;
-
Essência de rosa.
Modo de preparo:
Em um recipiente, junte o sal marinho, as pétalas de rosas e a essência. Tampe e deixe por dois dias até que as pétalas desidratem e passe para o sal. Depois disso, você pode usar a mistura como esfoliante antes do banho ou na banheira.
Banho cromático
Ingredientes:
-
Sal marinho;
-
Sulfato de magnésio;
-
Corante natural de alimento;
-
Óleo essencial da sua preferência.
Modo de preparo:
Num recipiente, misture 500g do sal com 150g de sulfato. Em seguida, adicione o óleo desejado e algumas gotas do corante.
Como utilizar os sais?
Na banheira, os sais de banho devem ser colocados alguns instantes antes de ser utilizada. Se adicionado muito tempo antes, o aroma dos óleos irá evaporar. Se você não tem uma banheira, não se preocupe. Algumas receitas podem ser usadas normalmente debaixo do chuveiro e também para fazer escalda pés.
Quer uma boa companhia para o seu banho relaxante? Confira nossas indicações de podcasts.