Guia dos Suplementos: do whey a creatina e BCAA

como tomar suplementos

No universo da busca por uma vida saudável e equilibrada, o uso de suplementos existe como um aliado valioso, abrindo as portas para melhores resultados e um cuidado mais aprofundado com a saúde. 

Seja você um atleta, alguém que começou a frequentar a academia agora ou simplesmente alguém em busca de mais qualidade de vida, os suplementos podem ser aliados poderosos, dando aquela forcinha em diversos objetivos de saúde e bem-estar. 

Afinal, todo mundo precisa suplementar? Existem contraindicações? A seguir, a Liv Up te explica tudinho. 

O que são suplementos?

Suplementos alimentares são produtos desenvolvidos para complementar a dieta regular, fornecendo nutrientes essenciais que podem estar em falta ou serem consumidos em quantidades inadequadas. Eles servem para preencher lacunas nutricionais, contribuindo para o bom funcionamento do organismo e promovendo a saúde geral. 

Para que servem suplementos alimentares?

Os suplementos podem incluir vitaminas, minerais, aminoácidos, ácidos graxos, ervas e outros compostos. As razões para o uso de suplementos variam bastante, e incluem:

Compensar deficiências nutricionais

Quando a dieta não fornece quantidades adequadas de certos nutrientes ou existem problemas de absorção, os suplementos podem garantir a ingestão adequada para que o seu organismo funciona bem;

Apoiar metas de fitness e esportivas

Muitos atletas e praticantes de atividades físicas utilizam suplementos para melhorar o desempenho, repor a energia, acelerar a recuperação e apoiar o crescimento muscular;

Promover a saúde óssea e muscular

Suplementos de cálcio, vitamina D e proteínas são comuns para fortalecer ossos e músculos;

Auxiliar em objetivos específicos de saúde

Os suplementos podem ser usados para abordar condições específicas, como ferro para combater anemia, ômega-3 para suporte cardiovascular, entre outros.

Vale sempre lembrar que os suplementos, por mais incríveis que sejam, não substituem uma alimentação saudável. O ideal mesmo é tentar reunir o máximo de nutrientes por meio da alimentação e, preferencialmente, com orientação de um profissional da saúde. Consumir suplementos por conta própria pode até mesmo causar efeitos nocivos, como prejudicar o funcionamento dos rins, já imaginou? 

Quais são os principais tipos de suplementos?

tipos de suplementos

Como você já deve ter reparado, existem diversos tipos de suplementos, cada um com funções específicas, como os suplementos para emagrecer ou suplementos para dar energia. Não é à toa que as prateleiras das farmácias oferecem um montão de opções.

A grande maioria se encaixa na categoria de suplementos alimentares, que ajudam a repor nutrientes. Há também aqueles famosos suplementos para academia, carregados de proteínas ou que ajudam no pré e pós-treino. 

Cada um desempenha um papel específico para objetivos distintos, como por exemplo:

Vitaminas e minerais

Incluem suplementos como vitamina B12, essencial para o sistema nervoso, e minerais como ferro e cálcio ou então a famosa vitamina D, que costuma ter necessidade de reposição durante o inverno; 

Aminoácidos e proteínas

BCAA (Branched-Chain Amino Acids), essenciais para a síntese proteica e recuperação muscular. Whey Protein, fonte de proteína de alta qualidade, com rápida absorção, ideal para recuperação pós-exercício e conhecidos também como  suplementos para ganhar massa muscular;

Creatina

Favorece o aumento de energia durante exercícios de alta intensidade e auxilia no ganho de massa muscular;

Beta alanina

Contribui para a redução da fadiga muscular durante atividades de alta intensidade e curta duração;

Melatonina

A melatonina é o hormônio que regula o sono, sendo utilizado para melhorar a qualidade e regularidade do descanso.

Suplemento para emagrecer funciona?

Suplementos para emagrecer podem ter um papel auxiliar na perda de peso, mas é importante entender que não existe uma solução única e milagrosa. Para começar, cada organismo reage de uma forma diferente a esse tipo de substância. Além disso, o emagrecimento depende de um fator mais decisivo: o déficit calórico.

Isso quer dizer que para o emagrecimento, é preciso gastar mais calorias do que se consome. Nesse sentido, sim, alguns tipos de suplementos podem ajudar, mas é preciso primeiramente investir numa dieta equilibrada, exercícios físicos regulares e hábitos de vida saudáveis. Ou seja, o famoso básico que funciona. 

Entre os principais suplementos vendidos com esse objetivos, estão:

Queimadores de gordura

Contêm ingredientes que aceleram o metabolismo e a queima de gordura. Exemplos incluem cafeína, chá verde e L-carnitina;

Inibidores de apetite

São projetados para reduzir a sensação de fome, geralmente contendo fibras solúveis, cafeína ou extratos vegetais;

Bloqueadores de carboidratos ou gorduras

Eles pretendem reduzir a absorção de carboidratos ou gorduras no corpo;

Suplementos detox

Alegam limpar toxinas do corpo para promover a perda de peso, mas a eficácia desses produtos é frequentemente contestada pela comunidade científica. 

É fundamental encarar a perda de peso de forma segura e sustentável. Antes de embarcar em qualquer programa de suplementação para emagrecer, é recomendável conversar com um profissional de saúde para assegurar que seja seguro e adequado para suas necessidades específicas. Afinal, tomar produtos por conta própria não só pode resultar em desperdício de dinheiro, mas também colocar em risco a sua saúde.

Qual o melhor suplemento para ganhar massa muscular?

Não existe um único suplemento “melhor” para ganhar massa muscular, já que sua eficácia pode variar conforme a pessoa e depende de fatores individuais como dieta, treino e metabolismo. No entanto, há alguns suplementos conhecidos por auxiliar no ganho de massa muscular.

Mas existem, é claro, alguns suplementos comumente considerados para esse objetivo:

Proteína em pó (whey protein): é uma fonte de proteína de alta qualidade, rica em aminoácidos essenciais, especialmente útil para a recuperação muscular após o treino;

Creatina: ajuda a aumentar a produção de ATP, fornecendo mais energia durante os exercícios de alta intensidade, contribuindo para o ganho de massa muscular e força;

BCAA: aminoácidos essenciais que desempenham um papel importante na síntese proteica, ajudando na recuperação muscular e na prevenção do catabolismo;

HMB (Beta-hidroxi beta-metilbutirato): um metabólito da leucina, um aminoácido essencial, que pode ajudar na preservação da massa muscular e na redução do catabolismo;

Proteína caseína: uma proteína de absorção mais lenta, ideal para fornecer um fluxo constante de aminoácidos ao longo do tempo, especialmente durante o sono;

Carboidratos: enquanto não é estritamente um suplemento de massa muscular, a ingestão adequada de carboidratos é crucial para fornecer energia durante os treinos e apoiar a recuperação.

Dica final sobre suplementos

suplementos para emagrecer

Lembre-se de que a base para o ganho de massa muscular é uma dieta equilibrada e um programa de exercício consistente. A melhor dica é sempre ir ao nutricionista antes de iniciar qualquer suplementação para garantir que seja seguro e adequado às suas necessidades específicas. E também vale conversar com um profissional da área de educação física. Esses conhecimentos combinados fazem toda a diferença. 

Como a gente explicou, os suplementos podem desempenhar um papel valioso no suporte aos objetivos de saúde. Mas, na prática, nenhum suplemento pode substituir uma dieta equilibrada e nutritiva, que serve como alicerce para a saúde e o bem-estar do organismo. 

E de alimentação saudável a gente entende! Isso porque a Liv Up oferece uma variedade de opções nutritivas e balanceadas, combinando sabor e muita saúde. Explore as possibilidades disponíveis em nosso site. encontrando o equilíbrio perfeito entre a praticidade moderna e a nutrição de qualidade. Cuide do seu corpo com  a Liv Up e atinja seus objetivos de forma consciente,  duradoura e muito gostosa.

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