Bem-estar

16 filmes com comida que vão te deixar com água na boca

abril 15, 2020
filmes com comida

Nada melhor do que juntar duas paixões: a sétima arte e a comida. Então, preparamos uma lista completa de filmes com comida no enredo que vão te deixar com água na boca e cheio de cultura pra compartilhar. 

Nossas dicas de filmes com comida para você se deliciar com os olhos:

1. Chef

Sinopse: Carl é chef de um restaurante muito famoso de Los Angeles, mas vive enfrentando problemas com o dono do local por querer inovar no cardápio. Um dia, um renomado crítico gastronômico vai ao restaurante e publica uma crítica muito negativa.

Furioso, o dono vai tirar satisfação com ele, que acaba sendo demitido. A briga vai parar na internet e se torna viral, o que lhe fecha as portas nos demais restaurantes. Sem saída, ele recebe a ajuda de sua ex-esposa pra começar uma nova vida.

Gênero: Drama/Aventura

Direção: Jon Favreau

Atores e atrizes principais: Jon Favreau, Sofía Vergara, Scarlett Johansson e Robert Downey Jr.

Onde assistir? Youtube e Google Play Filmes 

2. A 100 Passos de um Sonho

Sinopse: Madame Mallory é conhecida por sua grande habilidade na cozinha. Dona de um restaurante famoso no sul da França, ela se vê ameaçada quando um concorrente indiano abre suas portas do outro lado da rua.

Na gerência, uma família que fugiu da violência política de seu país. Eles vivem uma verdadeira guerra até que Madame Mallory conhece melhor o filho de seu adversário. Admirada pelo talento culinário do garoto, ela começa a ensiná-lo sobre a gastronomia francesa, sem que ele abandone a tradição indiana.

Gênero: Romance/Drama

Direção: Lasse Hallström

Atores e atrizes principais: Manish Dayal, Helen Mirren e Charlotte Le Bon

Onde assistir? Youtube e Google Play Filmes

3. Julie & Julia

Sinopse: o encontro de Julie Powel com a chef Julia Child resulta em uma empreitada um tanto quanto inusitada. Julie quer cozinhar as 524 receitas do livro Mastering The Art of French Cooking e publicar a experiência em seu blog, tornando-a famosa por seus feitos. Aproveite essa comédia leve e deliciosa pra arriscar novos pratos em sua cozinha!

Gênero: Drama/Comédia dramática 

Direção: Nora Ephron

Atores e atrizes principais: Amy Adams e Meryl Streep

Onde assistir? Youtube e Google Play Filmes

4. Ratatouille

Sinopse: o desenho traz saborosas aventuras do ratinho Remy e Alfredo Linguini, o filho secreto do grande chef Auguste Gusteau, que formam uma aliança divertida para recriar a sopa de sucesso do restaurante. Durante a confusa mistura de temperos, sabores e ingredientes, os dois acabam por tornar o antigo restaurante de Gusteau o melhor de toda a França, com o preparo do clássico ratatouille.

Gênero: Animação/Família

Direção: Brad Bird

Onde assistir? Youtube e Google Filmes

5. Comer, Rezar, Amar

Sinopse: esse é um dos filmes mais românticos e libertadores já produzido, e leva no nome a paixão pela comida. Liz Gilbert pensava que já tinha tudo que queria na vida: uma casa, um marido e uma carreira de sucesso. Porém, recém-divorciada e de frente pra um momento de mudança, se sente confusa sobre o que é importante em sua vida. Ousando sair da sua zona de conforto, Liz embarca em uma busca de auto-descoberta que a leva à Itália, Índia e Bali.

Gênero: Romance/Drama

Direção: Ryan Murphy

Atores e atrizes principais: Julia Roberts e Javier Bardem

Onde assistir? Youtube, Google Play Filmes e Netflix

6. Tá Chovendo Hambúrguer

Sinopse: Flint Lockwood é um jovem cientista que sonha criar algo que o deixe reconhecido pelo povo de Boca Grande, uma pequena ilha no Atlântico. Um dia, ele cria uma máquina capaz de transformar água em comida, mas precisa de bastante eletricidade para colocá-la em funcionamento.

Ao tentar usar a energia da geradora local, ele perde o controle da invenção e ela ruma para o céu. Flint acredita ter perdido a máquina, mas repentinamente começa a chover hambúrgueres em toda a cidade.

Gênero: Animação/Família

Direção: Chris Miller e Phil Lord

Onde assistir? Youtube e Google Play Filmes

7. Simplesmente Martha

Sinopse: Martha é uma cozinheira introvertida que vive para o trabalho. Quando sua irmã morre, ela precisa assumir os cuidados com a sobrinha, Lina, e conhece um cozinheiro italiano que leva uma pitada de alegria à vida das duas.

Gênero: Drama/Romance

Direção: Sandra Nettelbeck

Atores e atrizes principais: Martina Gedeck, Sergio Castellitto e Maxime Foerste

Onde assistir? Canais de TV aberta e TV a cabo

8. Soul Food

Sinopse: Mama Joe mantém a família unida por 40 anos em torno do jantar de domingo. No entanto, a diabetes a hospitaliza, os jantares param e tensões entre as três filhas começam a separar a família. O neto Ahmad elabora um esquema pra uni-la novamente.

Gênero: Drama

Direção: George Tillman

Atores e atrizes principais: Irma P. Hall, Vanessa Williams, Nia Long e Vivica Fox

Onde assistir? Canais de TV aberta e TV a cabo

9. Sabor da Paixão

Sinopse: Isabella é dona de um restaurante na Bahia com seu marido Tonho. Ela decide abandonar seu casamento instável e partir em busca de uma carreira gastronômica em São Francisco. O filme é produzido em parceria com os Estados Unidos e a Espanha.

Gênero: Romance/Comédia

Direção: Fina Torres

Atores e atrizes principais: Penélope Cruz e Murilo Benício

Onde assistir? Canais de TV aberta e TV a cabo

10. Sob o Sol da Toscana

Sinopse: Frances Mayes fica devastada ao descobrir que seu marido é infiel. Sua melhor amiga Patti, com a intenção de ajudar, sugere que ela faça uma viagem pela Itália. Frances gosta da ideia e, durante o passeio, impulsivamente decide comprar uma casa em um vilarejo toscano. Agora, a recém-divorciada inicia uma nova vida ao lado de personalidades interessantes, incluindo o bonito Marcello.

Gênero: Romance/Drama

Direção: Audrey Wells

Atores e atrizes principais: Diane Lane, Raoul Bova e Sandra Oh

Onde assistir? Youtube e Google Play Filmes

11. Simplesmente Complicado

Sinopse: Jane, dona de uma padaria renomada, está divorciada de Jake há muitos anos, mas os dois continuam amigos. Um encontro casual reacende a paixão do relacionamento e faz com que os dois se reaproximem. Enquanto isso, Jane prepara deliciosos croissants de chocolate com Adam, arquiteto contratado para remodelar a cozinha de Jane que acaba se apaixonando por ela. 

Gênero: Romance/Comédia

Direção: Nancy Meyers

Atores e atrizes principais: Meryl Streep, Alec Baldwin e Steve Martins

Onde assistir? Youtube e Google Play Filmes

12. Sem Reservas

Sinopse: a experiente chef Kate Armstrong administra sua vida e sua cozinha com grande intensidade. Tudo muda quando torna-se a guardiã de sua sobrinha e se relaciona com um colega, que acaba de entrar pra sua equipe. Eles vivem um romance em meio sua rivalidade e Kate precisa buscar sua felicidade fora da cozinha.

Gênero: Romance/Drama

Direção: Robert Scott Hicks

Atores e atrizes principais: Catherine Zeta Jones e Aaron Eckhart

Onde assistir? Youtube e Google Play Filmes

13. Os Sabores do Palácio

Sinopse: é o último dia de trabalho de Hortense em uma cozinha na Antártida. Então, um documentarista pede pra falar sobre seu emprego anterior como cozinheira do presidente da França. Hortense defenderá com silêncio suas recordações do Palácio do Eliseu.

Gênero: Drama/Comédia

Direção: Christian Vincent

Atores e atrizes principais: Catherine Frot e Jean d’Ormesso

Onde assistir? Youtube e Google Play Filmes

14. For Grace

Sinopse: ao cuidar de cada detalhe da inauguração de seu próprio restaurante, o chef Curtis Duffy relembra a infância difícil e seus complicados relacionamentos da vida adulta.

Gênero: Família/Documentário

Direção: Mark Helenowski e Kevin Pang

Onde assistir? Canais de TV aberta e TV a cabo

15. Sabor da Vida

Sinopse: Sentaro dirige um pequeno negócio que serve dorayakis – bolos recheados com pasta doce de feijão vermelho. Uma senhora de idade, Tokue, oferece-se pra ajudar na cozinha, e ele relutantemente aceita. Graças à sua receita secreta, o pequeno negócio logo floresce e, com o tempo, Sentaro e Tokue abrem seus corações revelando velhas feridas.

Gênero: Drama

Direção: Naomi Kawase

Atores e atrizes principais: Kirin Kiki e Masatoshi Nagase

Onde assistir? Youtube e Google Play Filmes

16. A Festa de Babette

Sinopse: no século 19, em vilarejo da Dinamarca, duas filhas de um pastor contratam uma parisiense recém-chegada como cozinheira. Anos depois, elas decidem comemorar o centenário de nascimento do pastor e a cozinheira lhes oferece um banquete inesquecível.

Gênero: Romance/Drama

E documentários, temos?

Sim! Se você prefere dados concretos e documentais, separamos uma lista com documentários incríveis. Eles poderão te ajudar a refletir sobre seus próprios hábitos alimentares. Como esses hábitos podem impactar o mundo? Afinal, além de nutrir o corpo, a alimentação também é um ato político e afetivo. Veja só:

  • Cowspiracy: produzido por Leonardo Di Caprio, é um documentário muito conhecido sobre a agropecuária intensiva, uma das principais causas dos problemas ambientais do mundo;
  • Food Choices: este documentário traz o ponto de vista de Michal Siewierski. Intrigado sobre os assuntos de alimentação e saúde nos Estados Unidos, faz uma análise mostrando os impactos da alimentação no meio ambiente;
  • Food Matters: documentário que investiga os impactos do que consumimos sobre a nossa saúde; 
  • Cooked: o aclamado escritor e ativista da alimentação, Michel Pollan, põe a mão na massa, na carne e na fermentação, mostrando como cozinhar transforma o mundo em que vivemos;
  • Fed Up: documentário que questiona o consumo exagerado do açúcar pela população mundial; 
  • Food Inc.: documentário que critica os efeitos da indústria alimentícia nos Estados Unidos;
  • In Defense of food: outro documentário com Michael Pollan. Nesse, o foco são os hábitos alimentares do ocidente;
  • Super Size Me – A Dieta do Palhaço: é um dos documentários mais vistos sobre alimentação. Morgan Spurlock, diretor e roteirista, realizou um teste em si mesmo: passou 30 dias apenas se alimentando de produtos fast food;
  • Chef´s Table: trata-se de uma série documental, onde estrelas da culinária do mundo inteiro redefinem a gastronomia com pratos inovadores e sobremesas tentadoras. O chef brasileiro Alex Atala aparece em um dos episódios;
  • Muito Além do Peso: documentário brasileiro que aborda o efeito da publicidade de alimentos sobre as crianças;
  • GMO OMG: em tradução livre para o português, significa “Organismos Geneticamente Modificados, oh meu Deus”. O documentário mostra os efeitos que os alimentos transgênicos causam no corpo humano e no meio ambiente;
  • Sustainable: o documentário mostra como os consumidores se distanciam da história por trás da produção dos alimentos. Fala também sobre a importância de uma indústria de alimentos mais sustentável. 

Todos os documentários citados acima estão disponíveis em plataformas de streaming.

Gostou das nossas dicas? Agora é só relaxar, se informar e comer com os olhos. Bom filme! Ah, e para não perder nenhum momento para maratonar esses filmes, que tal conhecer o nosso cardápio?

You Might Also Like

Vamos conversar?

Entre por uma das redes sociais ao lado para comentar!
Scroll Up