Bem-estar

5 séries do Netflix sobre comida

abril 2, 2020
séries do netflix sobre comida

Se tem uma dupla que muita gente ama é comida e Netflix. Juntos, então, melhor ainda. Aliás, opções para matar seu apetite de séries não faltam. E tem para todos os gostos! Produções com pratos exóticos, chefes renomados, alimentação saudável, sobremesas de dar água na boca, as peculiaridades da street food

Ficou com vontade de maratonar uma série saborosa? Confira, em seguida, 5 séries do Netflix sobre comida que vão mexer com os seus sentidos: 

1. Sal, acidez, gordura e calor 

O primeiro item do nosso cardápio é uma série perfeita para quem gosta de uma cozinha eclética. Baseada no livro “Salt, Fat, Acid, Heat: Mastering the Elements of Good Cooking”, a produção é protagonizada pela autora, chef e pesquisadora culinária Samin Nosrat.

Ao longo da série, Nosrat nos leva a quatros lugares no mundo para mostrar os elementos fundamentais para a culinária dessas culturas. Afinal de contas, como defende ao longo da obra, todas as melhores comidas do mundo levam um ou mais dos elementos sal, acidez, gordura e calor em sua receita. 

Primeiramente, o episódio que aborda o uso da gordura tem a Itália como protagonista. A terra de queijos, presuntos e azeite de oliva parece uma cenário ideal para mostrar o uso desse nutriente. A grande lição, em suma, é como poucos e bons ingredientes podem criar uma refeição maravilhosa. É um lembrete também que nem toda gordura faz mal, desde que não haja excessos. 

Para falar do sal, por outro lado, somos transportados ao Japão. A terra do sol nascente tem um método muito curioso de produzir seu sal, usando algas marinhas. O mais surpreendente é descobrir que existem milhares de variações dessa especiaria. Outro ponto de destaque são os temperos diversos que os japoneses utilizam em sua gastronomia, como uma alternativa ou complemento ao sal.

O México é o pano de fundo para conhecermos mais sobre o elemento ácido na preparação dos alimentos. Assim, o espectador descobre as receitas da região de Yucatán, lugar em que frutas ácidas são parte de muitos alimentos do cotidiano. Marinar os alimentos em temperos com laranja, limão e derivados fazem diferença. O resultado um cardápio que mistura comida e cultura. 

Por fim, para falar sobre o calor, Nosrat volta ao restaurante onde começou a carreira. Nesse episódio, a chef mostra como controlar o calor é fundamental para ter o resultado mais saboroso dos alimentos. Isso, desde as carne até os vegetais.

Enfim, a série é imperdível para quem gosta de gastronomia e cultura. 

2. Street Food

Entre as séries do Netflix sobre comida, essa vai fazer sucesso sobretudo entre os apaixonados pela culinária oriental. Street Food tem um tom documental, que exalta a comida de rua, especialmente em países asiáticos. No entanto, vale o aviso: não assista quando estiver com fome. 

Um dos pontos centrais da produção é mostrar a conexão entre a boa comida de rua e as personagens da vida real por trás delas. Há também uma reflexão sobre como a comida passa a fazer parte da vida das pessoas, da cultura de um local, tornando-se até atração turística. Por isso, Street Food pode ser uma excelente forma de embarcar também nas peculiaridades do estilo de vida asiático. 

Em suma, cada episódio enaltece a  autenticidade e o brilho da comida de rua. Representando não só pratos que fazem sucesso numa região, mas que também ajudam a retratar a alma do lugar. É algo peculiar de cada local e que não podem ser reproduzidas: você só provará a verdadeira versão indo até lá. 

Há, aliás, um olhar para a comida também como entretenimento. Não é apenas uma forma de nutrir as necessidades do corpo. Em Street food vemos a comida de rua como um evento, desde a experiência de poder acompanhar o preparo dos pratos por verdadeiras lendas vivas até o momento de experimentar as iguarias. 

3.Chef’s table

A série-documentário Chef’s table vai saciar sua curiosidade sobre a rotina de grandes chefs de todo o mundo. Além de famosos pratos, apresenta um pouco do percurso que cada autoridade da gastronomia trilhou até o sucesso. É uma verdadeira aula sobre persistência, coragem e paixão por aquilo que se faz. Aliás, fora as dicas culinárias, há lições também sobre empreendedorismo. 

Ah, e tem brasileiro consagrado na série: o premiado chef Alex Atala! Para a produção do seu episódio,  foram 20 dias sendo acompanhado pela produção do programa em seu restaurante D.O.M., em São Paulo. O resultado foi um episódio cheio de brasilidade, que mostra desde o interior da cozinha até a Amazônia, berço de muitos ingredientes ricos.

No ar desde 2015 pela Netflix, Chef´s Table tem qualidade atestada. Concorreu a sete prêmios do Emmy, incluindo de melhor série documental, em 2016. 

Em síntese, além de super interessante, é uma série para comer os olhos. 

4.Midnight Diner: Tokio Stories

Para variar um pouquinho o menu, indicamos essa série que foge do tom documental. Tendo a culinária como pano de fundo, a produção mostra pequenos contos fictícios. O cenário para essas histórias é sempre o mesmo restaurante japonês. Midnight Diner: Tokio Stories, aliás, é baseada no popular manga “Shinya Shokudo”, vencedor da 55ª edição dos Shogakukan Manga Awards. 

Esse estabelecimento, como muitos outros em Tóquio, abre apenas à noite, para atender aqueles que trabalham de madrugada. A cada episódio descobrimos um pouco mais sobre uma comida caseira do Japão, indo muito além dos famosos sushis e sashimis. O cardápio do estabelecimento é bastante reduzido, mas a magia está no atendimento. Caso o prato desejado pelo cliente não esteja disponível, basta levar os ingredientes que o chef prepara. 

Cada episódio é curtinho, com pouco mais de 20 minutos. Então, vá com calma. Deguste a série lentamente, mas não de barriga vazia. O visual dos pratos é impecável. E não é à toa: a food stylist Nami Iijima trabalha meticulosamente na apresentação de cada refeição.

5.Mandou bem/ Nailed It 

Quem nunca tentou reproduzir uma receitinha da internet e acabou em desastre que atire a primeira pedra. Sabe aquela sobremesa direto do Pinterest, que enche os olhos? Não é o caso do apresentado pelos participantes do Mandou Bem. Dentre as séries do Netflix sobre comida, essa é, de longe, a mais engraçada. 

Em primeiro lugar, a ideia da competição consiste em três cozinheiros amadores. Mas não é qualquer amador, que se vira no dia a dia. Estamos falando de quem consegue queimar arroz ou transformar qualquer bolo em um pesadelo. Na série, essas pessoas competirão para reproduzir receitas do nível bolo temático de unicórnio e arco-íris. O resultado não poderia ser outro: pratos desastrosos para os concorrentes e diversão para quem assiste. 

A série é apresentada pela atriz Nicole Byer e conta também com o famoso chef Jacques Torres como jurado. A cada episódio, um terceiro convidado surpresa, geralmente uma celebridade, é convidado. Prepare-se para dar boas risadas!

Se você, assim como os participantes do Mandou Bem, não é um grande ás na cozinha, deixe que a Liv Up te dá uma forcinha. Em nosso cardápio, você encontra opções deliciosas, saudáveis e super práticas. Não precisa ser nenhum master chef – você só vai precisar aquecer os pratos e degustar.

Gostou das nossas dicas de séries de Netflix sobre comida? Então, para completar sua maratona, temos um post completo sobre The Game Changers, o documentário sobre vegetarianismo mais vistos e comentado dos últimos tempos no mundo.

You Might Also Like

Vamos conversar?

Entre por uma das redes sociais ao lado para comentar!
Scroll Up