Alimentação Saudável

4 maneiras de fazer frango empanado

março 10, 2020
frango empanado

Na hora de preparar a proteína, gostamos de diversificar as maneiras de preparo para não enjoar, não é mesmo? Uma das misturas mais democráticas e gostosas, sem dúvidas, é o frango empanado. 

Essa delícia culinária agrada a quase todo mundo que consome proteína animal. Assim, acaba sendo parte fundamental do cardápio. Outra grande vantagem do frango empanado são as variadas possibilidades de receita. Existem diversas, cada uma mais gostosa que a outra. 

Assado ou frito, qual o melhor?

Antes de passarmos algumas receitinhas, primeiramente, precisamos falar sobre esse tema: fritar ou assar, qual a melhor – e mais saudável – opção?

Existe, aliás, um grande debate sobre esse tema. A fritura leva um grande dilema por envolver em seu processo o óleo em alta temperatura. No entanto, seu efeito nocivo depende muito do tipo de alimento que será frito.

Os alimentos fritos, ao serem submergidos no óleo quente, perdem suas propriedades nutricionais. Junto à isso, aumentam seus níveis de gordura ruim (a saturada) e seu potencial calórico.

Em contraponto, assar o alimento é um processo mais lento e demorado, mas que garante uma refeição mais saudável. Dessa maneira, apesar do frango empanado ser feito na fritura, essa substituição pelo processo de assar só trará benefícios para a sua saúde.

Deu para perceber que o alimento assado, além de saboroso, faz parte de uma alimentação mais saudável, certo? Então, veja algumas de empanar seu frango antes de colocá-lo para assar – ou fritar, porque uma indulgência de vez em quando não tem problema.

1. Frango empanado com farinha de trigo

Talvez essa seja a receita mais comum no preparo do prato. Confira a seguir uma receita bem simples de como prepará-lo dessa maneira:

  1. Para começar, selecione a quantidade ideal do frango e já o deixe temperado de acordo com seu gosto e coloque ele para marinar. Para quem quiser uma sugestão, um pouco de sal e limão já deixam seu frango super saboroso.
  2. Em seguida, misture em um recipiente o leite (menos que uma xícara), com um ovo. Bata tudo até ficar bem misturado. 
  3. Coloque os pedaços do frango nessa vasilha e se certifique de que todos foram embebidos com a mistura.
  4. Agora, passe os pedaços de frango na farinha de trigo e voilá. 
  5. Por fim, é só prepará-lo no forno.

2. Com farinha de milho

A farinha de milho também é uma receita comum no preparo desse prato. Ela garante uma “crocância” maior ao frango, por isso muitos optam por esse ingrediente.

Para fazer a receita, é preciso já deixar o frango marinando no tempero por um tempo. Depois, repita os passos 2 e 3 da receita anterior.

Com os pedaços devidamente embebidos, passe eles na farinha de milho. Caso você queira que ele fique mais crocante, aposte nos flocos mais grossos. Agora, só colocar para assar e está pronto para consumir.

3. Com crosta de castanha de caju

Quer apostar em uma receita com mais nutrientes e de quebra mais saudável? A crosta de castanha de caju da Liv Up é a escolha ideal para você então. 

Essa receitinha é para quem quer experimentar outros sabores e fugir do tradicional. Esse frango empanado tem a vantagem de já vir pronto, mas se você quiser preparar em casa, basta triturar as castanhas de caju em pedaços bem miúdos e fazer o processo de empanamento normal. A única diferença é que, nesse formato, só vale assar. A fritura não dá certo com a castanha.

4. Frango empanado com amendoim

Outra receita deliciosa da Liv Up é o frango empanado com farinha de amendoim, aveia e sementes de girassol. Seu tempero também é uma sensação de sabores: toque de limão tahiti e lemon pepper. É uma ótima pedida para quem quer experimentar novos sabores.

Para fazer em casa, o processo é exatamente o mesmo do frango com crosta de castanha de caju.

Viu como é simples o processo de empanar frango e como, de uma mesma forma, você consegue fazer vários sabores diferentes mudando apenas um ingrediente!

You Might Also Like

Vamos conversar?

Entre por uma das redes sociais ao lado para comentar!
Scroll Up