Como fazer caldo de abóbora? 3 receitas com combinações especiais
Além de aprender como fazer caldo de abóbora fácil, você está preste a descobrir combinações que são uma explosão de sabores! Isso porque o alimento, que é nativo da América do Sul e também como jerimum no nordeste do Brasil, é extremamente versátil e rende várias receitas deliciosas e nutritivas.
Existem alguns tipos de abóbora – as mais conhecidas por aqui são a moranga, a paulista, a italiana e a cabotiã, por exemplo. Os valores nutricionais são muito similares, isto é, cada 100 gramas de abóbora possui 14 kcal, 2g de fibra alimentar, 2mg de vitamina C e 8,8mg de cálcio.
Quem busca ter uma alimentação saudável – e saborosa! – pode usar a abusar dos benefícios da abóbora.Isso porque ela é fonte de propriedades antioxidantes e vitaminas do complexo B, ela é rica em betacaroteno, fibras, cálcio, ferro, fósforo, potássio, vitamina C e vitamina E.
Como fazer caldo de abóbora em casa?
Assada ou cozida. A taxa de desperdício é praticamente zero, uma vez que é possível consumir praticamente 100% do alimento. Se preferir assar, então coloque a abóbora em pedaços numa assadeira e leve ao forno com azeite, sal e pimenta.
Se optar por cozinhar, corte-a em pedaços e coloque em uma panela com água quente até que fiquem macios. Assim a polpa de abóbora será a base para sopas, caldos, fazer um quibe de forno e muitos outros pratos.
Modo de preparo da abóbora
Essa receita pode servir de base para outras variações que ensinaremos a seguir. Em primeiro lugar, refogue a cebola e alho em uma panela com azeite. Logo depois, acrescente a abóbora picada em pedaços e água quente. Cozinhe em fogo baixo por aproximadamente 30 minutos ou até que ela esteja macia.
Espere amornar um pouco e despeje o conteúdo no liquidificador. Então bata até obter um creme homogêneo. Volte para a panela e tempere como preferir, com sal, pimenta e até um pouco de páprica. Por fim, na hora de servir, coloque um fio de azeite.
Aproveite essa base para testar algumas variações:
Caldo de abóbora com gengibre
Prepare o caldo da mesma forma que explicamos acima, com um só detalhe: coloque alguns pedaços de gengibre na água do cozimento e bata-os com os demais ingredientes no liquidificador. Ao retornar para a panela, acrescente algumas colheres de creme de leite para deixar seu caldo mais cremoso.
Caldo de abóbora com calabresa
Com a base do caldo pronto, é hora de preparar a calabresa. Sendo assim, corte a linguiça em cubinhos e frite em uma frigideira no próprio óleo da calabresa. Jogue alguns pedaços no creme já pronto e quente e finalize com cebolinha cortada.
Caldo de abóbora com camarão
Doure rapidamente dos camarões em uma frigideira quente. Em seguida, use a base do caldo e finalize com leite de coco e um pouco de curry. Na hora de servir, coloque alguns camarões com esse creme.
Vale usar as sementes da abóbora?
Além de tudo o que já falamos sobre a abóbora, fica aqui mais uma dica importante: é possível consumi-la por inteiro. Portanto, para saber como fazer caldo de abóbora em casa, saiba também como melhor utilizar todas as suas partes.
Então, bora para mais uma dica de receita gostosa, leve e prática: asse a casca e as sementes da abóbora no forno temperadas com sal, pimenta e azeite. A casca vira um petisco crocante e saudável. Já as sementes podem ser usadas como acompanhamento em sopas e saladas
Os benefícios da semente de abóbora são muitos: seu consumo auxilia o combate de doenças cardiovasculares e ajuda o bom funcionamento da bexiga e do intestino. A alta concentração de vitamina tem ação oxidante e ajuda a combater o envelhecimento precoce da pele.
E aí, ficou com a água na boca? Experimente fazer uma das receitas. Pra facilitar, você pode experimentar o nosso creme de abóbora com gengibre.