Você tem dificuldades para dormir ou acorda com aquela sensação de cansaço? Saiba que as perturbações do sono estão diretamente relacionadas aos seu estilo de vida e envolve a prática de atividade física regular, quantas horas você passa na frente de um computador ou celular e, principalmente, como está sua alimentação. Escolher de forma correta o que você coloca no prato antes de deitar é fundamental para garantir uma noite tranquila. Por isso, neste artigo trazemos dicas de 6 alimentos que ajudam no sono. Veja a seguir!
Qual a importância de uma boa noite de sono?
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), 40% da população brasileira sofre com insônia. A entidade também estima que mais de 11 milhões de pessoas — 7,6% dos brasileiros — usam algum tipo de medicamento para dormir.
Esses dados são preocupantes porque uma noite mal dormida pode influenciar nossa saúde, nosso metabolismo e nossa produção de hormônios.
Não descansar corretamente contribui para uma redução do desempenho no trabalho, redução da imunidade e aumento do risco de diabetes e obesidade, por exemplo. Veja então quais são os benefícios do sono:
- rejuvenesce a pele;
- ajuda a combater a obesidade;
- estimula o raciocínio;
- reduz o estresse.
Quais alimentos ajudam no sono?
As suas refeições e a falta de algum nutriente vão influenciar diretamente a qualidade do seu sono. Por isso, confira quais alimentos você deve incluir na sua dieta para ter uma noite tranquila e acordar descansado no dia seguinte.
1. Banana
A banana é rica em magnésio e potássio, substâncias que atuam no organismo como relaxantes musculares naturais. A fruta também contém carboidrato para promover a qualidade do sono.
2. Mel
Incluir a ingestão de uma colher de mel no seu dia vai contribuir para a saúde do seu sono. Isso porque o alimento estimula a liberação de melatonina no cérebro, o hormônio do sono. O mel também desliga a produção de orexina, um neurotransmissor que serve para nos deixar agitados e em alerta.
3. Aveia
A aveia é um cereal que contém vitamina B6 e triprofano. Esse é um aminoácido precursor de serotonina, neurotransmissor que ajuda a regular o sono no nosso organismo.
4. Oleaginosas
Coma um punhado de nozes, amêndoas, pistaches ou castanhas no seu dia a dia. Elas também são fonte importante de vitamina B6 e magnésio.
5. Cerejas
Também estimulam a melatonina e podem ajudar a melhorar a qualidade e as horas de sono para quem sofre com a insônia.
6. Chá de camomila
A bebida tem um efeito calmante no corpo. Sem contar que tomar um chá quente, sem cafeína, antes de ir deitar vai aumentar o calor do corpo e, por isso, deixar o organismo mais sonolento.
Quais alimentos tiram o sono?
Se por um lado existem nutrientes que ajudam a dormir bem, há também aqueles alimentos que tiram o sono e, por isso, devem ser evitados. Eles são considerados estimulantes e energéticos. Se você sofre com qualquer distúrbio do sono, tire da sua dieta ou evite o consumo à noite de produtos como:
- café;
- chocolate;
- chá mate ou chá preto;
- refrigerantes;
- bebidas energéticas;
- pimenta;
- álcool.
Ao evitar esses produtos considerados estimulantes e incluir na sua dieta alimentos que ajudam no sono, você conseguirá dormir melhor. Lembre-se também de deixar de lados os pensamentos negativos e preocupações e tente descontrair antes de ir para cama. Coloque uma música relaxante, leia um livro e esqueça do celular e do computador.
Gostou das nossas dicas? Então, assine a nossa newsletter e receba mais conteúdo como esse diretamente no seu e-mail.