Mudando sua alimentação

Confira 6 alimentos saudáveis que te ajudam na hora do sono!

dezembro 3, 2018
Você tem dificuldades para dormir ou acorda com aquela sensação de cansaço? Saiba que as perturbações do sono estão diretamente relacionadas aos seu estilo de vida e envolve a prática de atividade física regular, quantas horas você passa na frente de um computador ou celular e, principalmente, como está sua alimentação.
Escolher de forma correta o que você coloca no prato antes de deitar é fundamental para garantir uma noite tranquila. Por isso, neste artigo trazemos dicas de 6 alimentos que ajudam no sono. Veja a seguir!

Qual a importância de uma boa noite de sono?

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), 40% da população brasileira sofre com insônia. A entidade também estima que mais de 11 milhões de pessoas — 7,6% dos brasileiros — usam algum tipo de medicamento para dormir.
Esses dados são preocupantes porque uma noite mal dormida pode influenciar nossa saúde, nosso metabolismo e nossa produção de hormônios.
Não descansar corretamente contribui para uma redução do desempenho no trabalho, redução da imunidade e aumento do risco de diabetes e obesidade, por exemplo. Veja então quais são os benefícios do sono:
  • rejuvenesce a pele;
  • ajuda a combater a obesidade;
  • estimula o raciocínio;
  • reduz o estresse.

Quais alimentos ajudam no sono?

As suas refeições e a falta de algum nutriente vão influenciar diretamente a qualidade do seu sono. Por isso, confira quais alimentos você deve incluir na sua dieta para ter uma noite tranquila e acordar descansado no dia seguinte.

1. Banana

A banana é rica em magnésio e potássio, substâncias que atuam no organismo como relaxantes musculares naturais. A fruta também contém carboidrato para promover a qualidade do sono.

2. Mel

Incluir a ingestão de uma colher de mel no seu dia vai contribuir para a saúde do seu sono. Isso porque o alimento estimula a liberação de melatonina no cérebro, o hormônio do sono. O mel também desliga a produção de orexina, um neurotransmissor que serve para nos deixar agitados e em alerta.

3. Aveia

A aveia é um cereal que contém vitamina B6 e triprofano. Esse é um aminoácido precursor de serotonina, neurotransmissor que ajuda a regular o sono no nosso organismo.

4. Oleaginosas

Coma um punhado de nozes, amêndoas, pistaches ou castanhas no seu dia a dia. Elas também são fonte importante de vitamina B6 e magnésio.

5. Cerejas

Também estimulam a melatonina e podem ajudar a melhorar a qualidade e as horas de sono para quem sofre com a insônia.

6. Chá de camomila

A bebida tem um efeito calmante no corpo. Sem contar que tomar um chá quente, sem cafeína, antes de ir deitar vai aumentar o calor do corpo e, por isso, deixar o organismo mais sonolento.

Quais alimentos tiram o sono?

Se por um lado existem nutrientes que ajudam a dormir bem, há também aqueles alimentos que tiram o sono e, por isso, devem ser evitados. Eles são considerados estimulantes e energéticos.
Se você sofre com qualquer distúrbio do sono, tire da sua dieta ou evite o consumo à noite de produtos como:
  • café;
  • chocolate;
  • chá mate ou chá preto;
  • refrigerantes;
  • bebidas energéticas;
  • pimenta;
  • álcool.
Ao evitar esses produtos considerados estimulantes e incluir na sua dieta alimentos que ajudam no sono, você conseguirá dormir melhor. Lembre-se também de deixar de lados os pensamentos negativos e preocupações e tente descontrair antes de ir para cama. Coloque uma música relaxante, leia um livro e esqueça do celular e do computador.
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