Atividade Física

Pouco tempo para se exercitar? Confira 6 dicas que vão te ajudar

setembro 4, 2018
Com uma rotina cada vez mais agitada e a agenda cheia de tarefas, muitas vezes manter uma alimentação saudável e se exercitar acaba ficando em segundo plano. Por esse motivo, é muito comum que as pessoas se matriculem em uma academia e em pouco tempo desistam. Afinal, depois de um dia cansativo, fica difícil ainda encontrar ânimo para movimentar o corpo.
Mas buscar uma rotina saudável deve ser prioridade na vida de qualquer um que procura bem-estar em longo prazo. Isso porque as atividades físicas são fundamentais para regular os hormônios e prevenir uma série de problemas de saúde. Além disso, auxiliam em uma boa noite de sono e contribuem para garantir o bom humor.
Para ajudar você que tem pouco tempo para se exercitar, apresentamos neste post 6 dicas infalíveis para incluir os exercícios na sua rotina de forma tranquila e prazerosa.
Ficou curioso? Então, continue a leitura e se prepare para começar uma rotina muito mais saudável.

1. Aproveite o intervalo do trabalho

Quem tem uma rotina agitada precisa ficar atento para não perder minutos preciosos do dia. Por isso, se você quer incluir exercícios na rotina, uma boa dica é aproveitar o intervalo do trabalho.
Atualmente, são várias as empresas que têm horário flexível e disponibilizam a opção de o funcionário ter um período um pouco mais longo para o almoço. Se esse é o seu caso, verifique academias próximas ao escritório e procure um programa de até uma hora de exercício.
Você pode, por exemplo, malhar das 11h às 11h40, tomar uma ducha, e em seguida fazer um almoço leve, antes de voltar revigorado para o restante do expediente. Só não se esqueça de fazer também um lanche equilibrado antes de começar o exercício.
Como as academias ficam bem vazias no período do almoço, outra vantagem dessa opção é a possibilidade de negociar bons preços ou contratar pacotes especiais para esse horário do dia.

2. Invista em lazer ao ar livre

Para se exercitar e levar uma vida saudável, não é necessário se matricular em uma academia e fazer exercícios de musculação. Com algumas mudanças nos hábitos, é possível conseguir uma significativa melhora no nível de bem-estar. Divertir-se ao ar livre é uma das melhores opções!
Nos finais de semana, uma ótima pedida é sair para dar uma volta de bicicleta ou fazer uma caminhada no parque da cidade. Convide outras pessoas para curtir um dia de sol com você e reserve um tempo para contemplar lugares que passam despercebidos na correria do dia a dia.
Outra dica é pesquisar lugares próximos dos centros urbanos que ofereçam opções de trilha e outros passeios na natureza. Levar uma peteca, patins e uma bola também é uma maneira de se movimentar enquanto se diverte.
Chame os amigos para a diversão ficar completa e aproveite para fazer um piquenique com alimentos saudáveis e gostosos.

3. Aposte nos aplicativos

A tecnologia cada vez mais vem se tornando uma grande aliada da saúde. Se você deseja iniciar um programa de exercícios, aposte em aplicativos que podem auxiliar nesse novo propósito.
Runtastic, por exemplo, é um app voltado para corredores de rua iniciantes e até mesmo para os mais experientes. Assim que o percurso é iniciado, o aplicativo passa a calcular trajeto, velocidade média, calorias queimadas, distância, entre outras informações importantes.
Pelo histórico, o corredor consegue acompanhar o seu desempenho e, assim, pode tentar melhorar a performance a cada dia.
Outra vantagem desse aplicativo é que ele funciona também como uma rede social. Dá pra propor desafios, acompanhar o ritmo de cada amigo e deixar comentários. É uma ótima opção para quem gosta de superar as próprias metas!

4. Faça exercícios em casa

Se você realmente não tem tempo para se matricular em uma academia, considere fazer uma série de exercícios em casa. Essa é uma maneira de economizar com deslocamento e de adaptar as atividades físicas aos seus horários, sem atrapalhar os seus compromissos.
Fazer uso de uma bicicleta ergométrica ou pular corda são algumas opções interessantes de exercícios aeróbicos que podem ser feitos em casa. Se você também deseja tonificar os músculos, estabeleça séries com abdominal, flexão e agachamento.

5. Mude seu meio de transporte

Em um cenário que a sustentabilidade está cada vez mais em alta, já são várias as pessoas que deixam o carro de lado e adotam a bicicleta como meio de transporte, mesmo nas grandes cidades. Mas você já pensou em usar esse veículo também para favorecer a sua saúde?
E a bicicleta não é a única alternativa. Quem trabalha a cerca de 10 km de casa pode, por exemplo, escolher 3 dias da semana para voltar a pé para casa fazendo uma caminhada de cerca de 1 hora.
Agindo assim, você contribui não só para a sua manter sua saúde física, como também para o bem-estar mental. Em grandes cidades, como São Paulo por exemplo, as pessoas passam até 45 dias por ano presas no trânsito! Então, experimente deixar o carro na garagem para economizar tempo, dinheiro e ainda usufruir de uma boa saúde.

6. Assista a vídeos no YouTube

Mais uma vez, a tecnologia aparece como aliada de quem quer manter a boa forma mesmo tendo pouquíssimo tempo. A boa notícia é que já existem diversos canais com aulas que qualquer um pode fazer na própria casa.
Se você está há muito tempo sem se movimentar, que tal começar a assistir aulas de yoga para iniciantes? Os efeitos dessa prática milenar podem ser sentidos em pouco tempo e você ainda melhora a concentração e a respiração.
Como você viu, mesmo quem tem pouco tempo para se exercitar pode mudar pequenos hábitos e criar uma rotina com mais saúde e bem-estar. No entanto, para não desanimar, é muito importante que você estabeleça uma rotina e tente segui-la ao máximo. Com o tempo, você até vai sentir falta no dia em que não conseguir se movimentar. Acredite!
Se você gostou das nossas dicas para quem tem pouco tempo para se exercitar, compartilhe este post nas suas redes sociais. Assim, os seus amigos também podem se interessar por uma rotina mais saudável. Quem sabe você até consegue uma companhia?
 

Você também pode gostar

Scroll Up