Alimentação Saudável

Descubra o que é o tempeh e seus benefícios

outubro 17, 2019

Muito utilizado pelos vegetarianos e veganos, o tempeh é uma iguaria deliciosa e nutritiva. Você sabia que ele é um ótimo substituto da proteína animal? Pois, é isso mesmo. Além do mais, contém diversas propriedades interessantíssimas para a saúde.

Está curioso para saber quais são esses benefícios tão especiais assim? Então continue lendo, porque a gente conta tudo agora mesmo. Acompanhe.

O que é tempeh?

Se você nunca ouviu falar em tempeh, fique tranquilo. Afinal, é um alimento típico da Indonésia e não é tão popular assim. Ele é feito a partir de grãos inteiros, como a soja, cozidos e fermentados por um fungo, o Rhizopus oligosporus. Dessa maneira, sua aparência é como uma barra compacta de grãos envolta por uma massa branca, resultado da fermentação. O sabor lembra cogumelos e nozes.

Quais são os seus benefícios?

Por conta do seu alto valor nutricional, o tempeh se torna um alimento superbacana para inserir no cardápio do dia a dia. Tudo isso por conta da combinação dos grãos e da fermentação. Olha só.

Rico em fibras

Ao contrário do tofu, por exemplo, que também é feito da soja, o tempeh tem uma boa quantidade de fibras. Como sabemos, as fibras são fundamentais no trânsito intestinal e ajudam no controle da glicose e do colesterol.

Fonte de proteínas

Um bloco de tempeh de 275 gramas contém por volta de 40 gramas de proteínas. Sendo assim, esse alimento é uma ótima opção para quem quer diminuir o consumo ou até mesmo substituir a carne e outras fontes de proteína animal.

É mais digestivo e melhora a absorção

Por conta da fermentação, o tempeh torna a soja, e qualquer outra leguminosa que ela é feita, mais digestiva. O mesmo processo também favorece a absorção de nutrientes pelo organismo, principalmente os minerais.

Preserva as propriedades do alimento

O tempeh mantém todas as propriedades nutricionais do grão que foi produzido. No caso da soja, por exemplo, alivia os incômodos da menopausa e ajuda no fortalecimento dos ossos.

É prebiótico

A grande quantidade de fibras do tempeh faz com que ele seja um excelente prebiótico, mas você sabe o que é isso? Ele serve como alimento para as bactérias do bem, fazendo com que a flora intestinal cumpra a sua função, inclusive de melhorar a imunidade.

Como consumir o tempeh?

Agora que você sabe o que de bom o tempeh faz para o organismo, deve estar interessado em inclui-lo no cardápio, não é mesmo? Contudo, como consumir essa iguaria?

Bom, o tempeh também é chamado de “carne de soja” e pode ser preparado de diversas maneiras, sendo muito versátil. Dá para fritar, assar e grelhar, fazer hambúrguer, colocar em sopas, molhos e saladas, enfim, onde sua criatividade culinária mandar.

O mais legal é que por ter sabor suave, o tempeh pega o gosto de temperos mais fortes, como curry e shoyu. Assim, basta marinar com esses ingredientes antes de prepará-lo para ficar bem temperado e gostoso.

O tempeh é uma iguaria feita de grãos fermentados, muito nutritivo e saboroso. Por ser rico em proteínas, pode substituir as carnes nas mais diversas receitas, sendo uma ótima alternativa para quem quer reduzir o consumo de proteína animal. Portanto, é um excelente item pra incluir na alimentação.

E aí, curtiu o nosso artigo? Que tal mostrá-lo aos seus amigos para que eles também fiquem por dentro do assunto? Para isso, basta compartilhar este post nas suas redes sociais.

You Might Also Like

Vamos conversar?

Entre por uma das redes sociais ao lado para comentar!
Scroll Up