Alimentação Saudável

Dicas para fazer um bom hambúrguer vegetariano

abril 28, 2020
hambúrguer vegetariano

O crescimento do conceito vegetariano anda lado a lado com a busca por mais qualidade de vida e com a preocupação em relação ao bem-estar dos animais e sustentabilidade ambiental. Assim, de olho nesse nicho de mercado em potencial, as empresas de varejo buscam cada vez mais desenvolver produtos para atender esse público, entre eles o hambúrguer vegetariano.

Para quem não come carne e nenhum outro alimento de origem animal ou para quem simplesmente gosta de hambúrguer e não quer abrir mão de uma dieta saudável, o hambúrguer vegetariano surge como uma ótima solução.

Por serem lanches simples, nutritivos e deliciosos, estão se tornando tendência até mesmo no cardápio dos restaurantes. Então, caso você queira preparar sua própria versão desse prato amado mundialmente, separamos algumas dicas com diferentes tipos de ingredientes. Confira:

Dicas para fazer um bom hambúrguer vegetariano

Para fazer um hambúrguer vegetariano, não é necessário ter uma alimentação baseada apenas na proteína da soja. Existem, aliás, muitas formas e sabores que substituem o sabor e os nutrientes da carne. É possível preparar lanches à base de abóboras, cenoura, brócolis, berinjela, couve-flor ou lentilha, por exemplo. 

Quando for fazer a massa do lanche, também não se preocupe. É bastante comum usar grão-de-bico ou feijão preto cozido. Acredite: além de ser muito nutritivo, torna o hambúrguer muito saboroso e crocante.

Entre as vantagens de optar por um hambúrguer vegetariano, está o fato de poder utilizar inúmeros ingredientes. Agora, tome cuidado nas dicas para um bom preparo. Acertando isso, o sucesso é garantido. Portanto, para dar liga ao hambúrguer aposte em itens como farinha de arroz, aveia ou quinoa. São ótimos ingredientes e não alteram o sabor do prato. 

Ingredientes para hambúrguer vegetariano

Hambúrguer de ervilha com hortelã

Uma opção que vai bem com vários tipos de acompanhamento. Nosso hambúrguer à base de ervilha tem uma textura super macia e deliciosa. É uma boa fonte de fibras e uma super opção de proteína vegetal. Você pode colocar no pão, ou comer com arroz, legumes ou cuscuz marroquino.

Hambúrguer de Portobello com batata

Uma receita para deixar qualquer um babando de vontade! A base é feita com farelo de aveia e batata amassada, mas a estrela da receita é o portobello. Esse tipo de cogumelo é parecido com o champignon, mas é bem maior, tem textura mais firme e é mais saboroso. Fica ótimo no pão, montando um lanchão de respeito ou até mesmo no prato com acompanhamentos como lentilhas, legumes e risoto. Tudo de bom, né?

Hambúrguer de feijão Azuki e arroz negro

Rico em proteínas, esse prato vai ganhar de cara quem é fã de sabor e texturas. Com feijão azuki, arroz negro e castanhas, ele oferece sensações únicas ao paladar. Nada de carne, mas muito umami com berinjela, páprica, shoyu e cebola. Por fim, se quiser dar um toque especial, molhos picantes ou agridoces caem muito bem.

Hambúrguer de brócolis

O brócolis é amado pelas pessoas por ter um sabor único e versátil. Para fazer um delicioso hambúrguer de brócolis, poucos ingredientes são necessários. Opte por utilizar farinha de arroz, integral, de aveia, de amêndoas, de quinoa, aveia ou outra, para dar a liga na massa. Clique aqui para conferir a receita dessa delícia.

Hambúrguer vegetariano de beterraba

Extremamente saudável, esse hambúrguer vegetariano leva, entre outros ingredientes, sementes de abóbora, girassol e linhaça. Uma opção nutritiva, mas muito saborosa. Merece um lugar no seu lanche. O Veggie e Tal ensina a receita.

Enfim, opções para os seus lanches não faltam! No cardápio da Liv Up, você confere essas e outras delícias sem carne.

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