O que comer antes de dormir? 8 ótimas escolhas para experimentar

jantar o que comer antes de dormir

Bateu aquele sono e, ao mesmo tempo, veio uma fome que não pode esperar até o dia seguinte para ser saciada, e agora? O que comer antes de dormir? Aliás, faz mal? Calma! Vamos tratar desse assunto que gera muitas dúvidas aqui mesmo neste artigo.

O que se pode dizer é que dependendo do alimento escolhido, do tempo entre a última refeição do dia e da hora em que você vai para a cama, sim, comer antes de dormir pode fazer mal. No entanto, se a escolha do lanche for correta e um tempo mínimo entre comer e se deitar for respeitado, dá para assaltar a geladeira mesmo após o jantar sem problemas!

Quer saber mais detalhes? Siga em frente com a leitura!

Por que é importante saber o que comer antes de dormir?

Dormir bem é essencial para a saúde de qualquer pessoa. A maioria das pessoas sabe que é preciso dormir entre 6 e 8 horas ininterruptas por dia, mas tem muita gente que desrespeita essa orientação. Por isso, é fundamental repetir.

Uma noite bem dormida “repara e realimenta” o corpo — elimina o cansaço, fortalece a imunidade do organismo e libera hormônios necessários para viver bem. Por mais que os compromissos muitas vezes se acumulem e o dia seja pequeno para cumprir todas as tarefas, é melhor deixar uma parte para depois. O que não pode é comprometer a qualidade do sono.

Comer antes de dormir faz mal ou não?

Quando se fala em comer antes de dormir, não há uma verdade absoluta — pode fazer mal e pode não fazer. Ficou confuso? A gente explica: o que precisa existir é o entendimento de quais alimentos são recomendados e quais devem ser evitados nos momentos antes de colocar a cabeça no travesseiro.

Alimentos para evitar antes de dormir

Sabe-se que comidas gordurosas, frituras, bebidas alcoólicas, refrigerantes e café são inimigos da qualidade do sono.

No caso das frituras, estamos falando de alimentos de difícil digestão, que farão o seu organismo trabalhar por mais tempo — mesmo que você esteja dormindo. Isso afeta o sono, deixando você mais cansado no dia seguinte. As chances de problemas típicos dos horários de sono surgirem em função disso também aumentam — aqui, entram doenças como apneia do sono, bruxismo e refluxo.

Já a cafeína — presente no café, chá-mate, preto e verde, chocolate, principalmente amargo e meio-amargo e refrigerantes — e as bebidas alcoólicas deixam o sono agitado, leve e pouco reparador. Contudo, ninguém precisa ir dormir com fome e com sede. Continue a leitura para saber mais.

O que comer antes de dormir?

Há opções dentro de um cardápio de alimentação saudável que podem ser feitas até 1 hora antes de ir para cama — embora o ideal seja ter um intervalo de 3 horas entre o último lanche do dia e a hora de dormir. Confira algumas sugestões!

Salada

salada para o que comer antes de dormir

Uma boa salada com legumes e verduras, preferencialmente abrandadas ou cozidas para facilitar a digestão, também ajudam a saciar a fome (por conter fibras). A couve e os vegetais verdes-escuros são opções melhor fazem esse trabalho, além das fibras, também contém magnésio que ajudará no sono reparador. A cenoura e a beterraba também são boas escolhas — elas deixam o prato mais colorido e repleto de vitaminas.

Abacate, kiwi, avelãs e amêndoas

O abacate, além de ser uma fruta deliciosa, também ajuda a dar uma sensação de saciedade — até porque é bastante calórico. Não se preocupe em relação a isso. Apesar de ter mais calorias, basta controlar a quantidade.

Além disso, entre as frutas para comer antes de dormir, temos o kiwi, as avelãs e as amêndoas. Isso porque são fontes de fitomelatonina e triptofano, substâncias que tem um impacto positivo no sono!

Tem outro motivo que faz o abacate ser uma excelente refeição antes de dormir, especialmente para as crianças: ele torna mais intensa a ação dos hormônios de crescimento.

Salmão e lentilha

Para quem não abre mão de uma refeição com carne, a recomendação é optar por alimentos mais leves, como peixe. O salmão grelhado com alcaparras é um clássico que pode ser incluído sem prejudicar a noite de sono.

Contudo, priorize consumi-lo entre 2 a 3 horas antes de dormir, pois é um alimento com alto teor de gorduras e, por isso, pode demorar um pouquinho mais para fazer digestão. Rico em ômega-3, ajuda a controlar os hormônios que provocam a ansiedade e a ter um descanso mais tranquilo.

Fontes de proteína vegetal também são uma boa pedida para incluir no jantar! As lentilhas, por exemplo, são excelentes fontes de triptofano, precursor da serotonina e melatonina, além de também ser um alimento de fácil digestão.

Banana

banana em cima de uma mesa

A banana é uma fruta que ajuda a saciar a fome e é, ao mesmo tempo, um alimento de fácil digestão. Além disso, é rica em magnésio e potássio, que auxiliam no relaxamento muscular. Por tudo isso, é uma das melhores opções de lanche para comer antes de dormir.

E por que dormir bem é tão importante?

Comer antes de dormir pode tanto fazer bem quanto mal. Como vimos até aqui, tudo depende do tipo de alimento escolhido, da quantidade e do tempo entre a última refeição do dia e a hora de ir para a cama. Isso deve ser considerado porque dormir bem é fundamental para a saúde como um todo.

Uma das funções de uma noite bem dormida é fazer o metabolismo trabalhar corretamente. Por exemplo, quando não dormimos bem, o organismo pode ter alterações na produção de insulina, o que pode levar ao desenvolvimento de doenças crônicas, como diabetes.

Dicas para dormir melhor

Veja algumas recomendações para uma noite de sono reparadora que vão além da alimentação:

  • em caso de ansiedade, faça uma lista com suas tarefas do dia seguinte para ter certeza de que não vai esquecer de nada;
  • evite estímulos como TV ligada, música ou uso do celular na cama;
  • caso pratique atividades físicas, tente terminar até, no máximo, 3 horas antes de ir para a cama;
  • deixe o ambiente onde você dorme totalmente escuro;
  • além de evitar a claridade, procure garantir que o ambiente fique silencioso durante toda a noite;
  • tenha horários definidos para dormir e levantar — o corpo precisa ser “ensinado” sobre o seu tempo de descanso.

Viu só como comer antes de dormir pode ser tudo de bom? Com as escolhas certas para o seu prato e os demais cuidados necessários para uma noite de sono tranquila, dá para descansar e manter o corpo bem alimentado. Assim, o dia a dia fica mais leve e você se mantém com a energia em alta para encarar o que surgir pela frente!

Se você gostou do artigo e quer saber mais sobre o assunto, confira nosso texto com mais dicas de alimentos que ajudam na hora do sono.

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