Alimentação Saudável

Entenda o que você pode comer antes de dormir

outubro 24, 2019

Bateu aquele sono e, ao mesmo tempo, veio uma fome que não pode esperar até o dia seguinte para ser saciada, e agora? Comer antes de dormir não faz mal? Calma! Vamos tratar desse assunto que gera muitas dúvidas aqui mesmo neste artigo.

O que se pode dizer é que dependendo do alimento escolhido, do tempo entre a última refeição do dia e da hora em que você vai para a cama, sim, comer antes de dormir pode fazer mal. No entanto, se a escolha do lanche for correta e um tempo mínimo entre comer e se deitar for respeitado, dá para assaltar a geladeira mesmo após o jantar sem problemas!

Quer saber mais detalhes? Siga em frente com a leitura!

Qual a importância do sono para a saúde?

Dormir bem é essencial para a saúde de qualquer pessoa. A maioria das pessoas sabe que é preciso dormir entre 6 e 8 horas ininterruptas por dia, mas tem muita gente que desrespeita essa orientação. Por isso, é fundamental repetir.

Uma noite bem dormida “realimenta” o corpo — elimina o cansaço, fortalece a imunidade do organismo e libera hormônios necessários para viver bem. Por mais que os compromissos muitas vezes se acumulem e o dia seja pequeno para cumprir todas as tarefas, é melhor deixar uma parte para depois. O que não pode é comprometer a qualidade do sono.

Comer antes de dormir faz mal ou não?

Quando se fala em comer antes de dormir, não há uma verdade absoluta — pode fazer mal e pode não fazer. Ficou confuso? A gente explica: o que precisa existir é o entendimento de quais alimentos são recomendados e quais devem ser evitados nos momentos antes de colocar a cabeça no travesseiro. Sabe-se que comidas gordurosas, frituras, bebidas alcoólicas, refrigerantes e café são inimigos da qualidade do sono.

No caso das frituras, estamos falando de alimentos de difícil digestão, que farão o seu organismo trabalhar por mais tempo — mesmo que você esteja dormindo. Isso afeta o sono, deixando você mais cansado no dia seguinte. As chances de problemas típicos dos horários de sono surgirem em função disso também aumentam — aqui, entram doenças como apneia do sono, bruxismo e refluxo.

Já a cafeína — presente no café e refrigerantes — e as bebidas alcoólicas deixam o sono agitado, leve e pouco reparador. Contudo, ninguém precisa ir dormir com fome e com sede. Continue a leitura para saber mais.

O que comer antes de dormir?

Há opções de refeições saudáveis que podem ser feitas até 1 hora antes de ir para cama — embora o ideal seja ter um intervalo de 3 horas entre o último lanche do dia e a hora de dormir. Confira algumas sugestões!

Salada

Uma boa salada com legumes e verduras ajuda a saciar a fome (por conter fibras) e, ao mesmo tempo, é fácil de digerir. A couve é uma das verduras que melhor faz esse trabalho. A cenoura e a beterraba também são boas escolhas — elas deixam o prato mais colorido e repleto de vitaminas.

Abacate

O abacate, além de ser uma fruta deliciosa, também ajuda a dar uma sensação de saciedade — até porque é bastante calórico. Não se preocupe em relação a isso. Apesar de ter muitas calorias, o abacate tem baixa carga glicêmica, o que ajuda a não acumular gorduras.

Tem outro motivo que faz o abacate ser uma excelente refeição antes de dormir, especialmente para as crianças: ele torna mais intensa a ação dos hormônios de crescimento.

Leite ou iogurte

Lembra quando a sua mãe oferecia um leitinho morno antes de dormir? Ela tinha razão! Alimentos baseados em lactose ajudam a dormir melhor, especialmente se forem aquecidos, pois proporcionam maior relaxamento. Um iogurte, apesar de ser gelado, também é uma boa opção. Experimente adicionar granola ou outro tipo de oleaginosa para ter uma refeição mais completa.

Salmão

Para quem não abre mão de uma refeição com carne, a recomendação é optar por alimentos mais leves, como peixe. O salmão grelhado com alcaparras é um clássico que pode ser degustado sem medo de prejudicar a noite de sono. Rico em ômega-3, ajuda a controlar os hormônios que provocam a ansiedade e a ter um descanso tranquilo.

Banana

A banana é uma fruta que ajuda a saciar a fome e é, ao mesmo tempo, um alimento de fácil digestão. Além disso, é rica em magnésio e potássio, que auxiliam no relaxamento muscular. Por tudo isso, é uma das melhores opções de lanche para comer antes de dormir.

Por que dormir bem é tão importante?

Comer antes de dormir pode tanto fazer bem quanto mal. Como vimos até aqui, tudo depende do tipo de alimento escolhido e do tempo entre a última refeição do dia e a hora de ir para a cama. Isso deve ser considerado porque dormir bem é fundamental para a saúde como um todo.

Uma das funções de uma noite bem dormida é fazer o metabolismo correto do que se come ao longo do dia. Quando não dormimos bem, o organismo tem alterações na produção de insulina, o que pode levar ao desenvolvimento de doenças crônicas, como diabetes. Outros problemas de saúde como a osteoporose e até mesmo fraturas ósseas podem surgir em função da falta de descanso apropriado durante a noite.

Dicas para dormir melhor

Veja algumas recomendações para uma noite de sono reparadora que vão além da alimentação:

  • em caso de ansiedade, faça uma lista com suas tarefas do dia seguinte para ter certeza de que não vai esquecer de nada;
  • evite estímulos como TV ligada, música ou uso do celular na cama;
  • caso pratique atividades físicas, tente terminar até, no máximo, 3 horas antes de ir para a cama;
  • deixe o ambiente onde você dorme totalmente escuro;
  • além de evitar a claridade, procure garantir que o ambiente fique silencioso durante toda a noite;
  • tenha horários definidos para dormir e levantar — o corpo precisa ser “ensinado” sobre o seu tempo de descanso.

Viu só como comer antes de dormir pode ser tudo de bom? Com as escolhas certas para o seu prato e os demais cuidados necessários para uma noite de sono tranquila, dá para descansar e manter o corpo bem alimentado. Assim, o dia a dia fica mais leve e você se mantém com a energia em alta para encarar o que surgir pela frente!

Se você gostou do artigo e quer saber mais sobre o assunto, confira nosso texto com mais dicas de alimentos que ajudam na hora do sono.

You Might Also Like

Vamos conversar?

Entre por uma das redes sociais ao lado para comentar!
Scroll Up