Exercícios em casa funcionam?

exercícios em casa

Treinar em casa já virou rotina para muita gente, seja por questões financeiras, correria do dia a dia ou pela preguiça de ir para a academia. Além de ser uma prática fácil e acessível, os exercícios em casa têm o benefício de poderem ser praticados a qualquer hora, se adaptando à rotina de cada um.

Com o avanço da tecnologia tudo ficou ainda mais fácil. Sobram aplicativos e serviços online com dicas de exercícios que podem ser feitos apenas com pesinhos, elásticos ou até mesmo um colchonete. E o melhor: a maioria deles tem a opção gratuita e muitas funcionalidades para quem quer apenas fazer um teste antes de assumir o compromisso. Simples, não?

Os exercícios em casa permitem trabalhar todos os grupos musculares e alcançar um bom resultado. No entanto é necessário ter muita atenção para saber conduzir a atividade da maneira correta. Por isso, em casos de lesões ou dores, recomendamos parar o exercício.

Quais os equipamentos necessários?

Para os interessados em melhorar o condicionamento físico, pular corda, por exemplo, é um excelente exercício. Além de ser barata e não ocupar espaço, ela é muito completa e efetiva para o corpo. Anote na lista como um dos itens principais para o seu treino.

Mesmo realizando exercícios frequentemente é sempre bom respeitar o próprio corpo, não é mesmo? Por isso, comece com pesos baixos e suba gradativamente. Elásticos de resistência e caneleiras também são muito utilizados. Todos estes equipamentos são encontrados em qualquer loja de artigos esportivos.

Outra opção é optar pelos exercícios que usam o próprio peso corporal. Também conhecida como “calistenia”, essa é uma forma de treino que te permite praticá-la em qualquer lugar que estiver. Flexões de braço, agachamento, tríceps no banco, abdominal, prancha ou o burpee são alguns dos mais conhecidos. Além dos benefícios óbvios, esse tipo de atividade ainda estimula a coordenação e a resistência.

Dicas importantes

A diferença entre realizar exercícios em casa e na academia é que, em casa, talvez falte a orientação de um profissional de educação física que poderá auxiliar no caso de movimentos errados. Por isso, recomendamos assistir à videos e, claro, fazer um exame de rotina para garantir que sua saúde está em dia. E, no caso de qualquer dor, pare o exercício imediatamente, ok?

Para começar com o pé direito, se planeje e desenvolva uma sequência de exercícios. Procure alongar bem e aquecer o corpo para evitar lesões. Pular corda é um ótimo aquecimento também.

Aposte em treinos que durem entre 30 minutos e 1 hora com alguns intervalos durante a atividade. Para quem está começando, o ideal é variar bastante os grupos musculares.

Treinos funcionais

Queridinho nas academias, os exercícios funcionais são realizados com frequência em casa. Além de serem dinâmicos e divertidos, eles ajudam a queimar calorias e a tornar as funções corporais mais eficientes.

O treinamento usa equipamentos como bolas, pesos e elásticos. Nada muito diferente do que já falamos. Se quiser, confira algumas dicas para que você monte um treino funcional de peso.

E, para saber um pouco mais sobre opções de atividade física, confira nossa categoria do blog!

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