Mudando sua alimentação

Inspire-se nessas 9 ideias de lanches saudáveis e práticos

outubro 16, 2018
Levar uma alimentação equilibrada é fundamental para garantir saúde, disposição e qualidade de vida. Por isso, incluir lanches saudáveis e práticos na rotina consiste em algo primordial. Além de acelerar o metabolismo, os snacks são ótimos para controlar o apetite antes das principais refeições do dia — café da manhã, almoço e jantar.
Por isso, evite permanecer durante longos períodos em jejum — o ideal é fazer uma pequena pausa a cada três horas e consumir algum petisco. Para se manter bem nutrido é importante que o lanche não seja rico em calorias, gorduras saturadas ou sódio, mas que sirva como fonte de nutrientes benéficos para o organismo.
Alimentos como salada de frutas, barras de cereais e sanduíches integrais têm bom valor nutricional e impedem os prejudiciais picos glicêmicos. Pensando nisso, criamos uma lista com nove lanches saudáveis e práticos capazes de ajudar você a economizar tempo e dinheiro, além de assegurar uma alimentação equilibrada. Confira!

1. Mix de oleaginosas

Amêndoas, castanha-do-pará e nozes são fontes de gorduras boas, vitaminas e minerais — entre eles, selênio, vitamina E, potássio e ômega-3.
Como se não bastasse, as oleaginosas têm ação antioxidante, aumentam o colesterol bom e diminuem o ruim, graças aos ácidos graxos presentes em sua composição.
No entanto, esses alimentos são bastante calóricos. Por isso, o consumo deve ser moderado. Indicação de mix: quatro unidades de castanha-do-pará, seis amêndoas, quatro nozes e seis castanha de caju.

2. Porção de frutas secas

Tão substancial quanto uma porção de frutas frescas, as versões desidratadas não perdem seu valor nutricional nem suas propriedades orgânicas.
Ricas em fibras, potássio, magnésio, vitaminas e minerais, as frutas secas figuram como ótimas opções de lanches saudáveis e práticos para o dia a dia.
Porém, assim como as oleaginosas, elas têm muitas calorias. Sendo assim, devemos consumi-las com moderação. Sugestões: maçã desidratada, ameixa seca, damasco, uva e banana-passa.

3. Iogurte natural desnatado com granola

Entre nossas sugestões de lanches saudáveis e práticos, o iogurte natural desnatado consiste em um dos que mais apresenta benefícios para a saúde.
Fonte de vitaminas e cálcio, o alimento auxilia na manutenção da nossa flora intestinal, aumenta a resistência do nosso organismo e ainda fortalece o sistema imunológico.
Além disso, o produto é um importante aliado para quem quer manter ou perder peso, pois apresenta baixo teor calórico. Para um consumo ainda mais nutritivo, podemos incluir uma colher de sopa de semente de chia, aveia, linhaça ou granola.

4. Sanduíche integral

Aos que preferem lanches mais reforçados, os sanduíches integrais aparecem como excelentes alternativas. Além de proporcionarem maior saciedade, eles permitem diversas variações e combinações.
Entretanto, é essencial selecionarmos os ingredientes que farão a composição do snack. Afinal de contas, não devemos extrapolar nas calorias nem na quantidade de gordura, sal e açúcar.
Opte sempre pelas versões integrais dos pães e dê preferência para proteínas magras, como peito de frango desfiado, queijo cotage, tofu ou ricota.
Para finalizar, adicione vegetais picados e temperados para conferir ainda mais sabor e nutrição ao sanduíche — tomate, cenoura, rúcula e alface são ingredientes perfeitos para compor lanches saudáveis e práticos.

5. Barras de cereais

Por serem fáceis de carregar, as barrinhas de cereais são saídas maravilhosas para quem tem uma rotina corrida e não dispõe de muito tempo para realizar as refeições.
Elas também são consideradas importantes fontes de energia e disposição, ou seja, caem bem após dias corridos e cansativos.
Apesar disso, nem todas são apontadas como nutritivas ou auxiliam na saciedade — algumas apresentam pouca quantidade de fibras e grandes porções de açúcar. Portanto, prefira barrinhas ricas em fibras, com baixo teor de gordura saturada, e, se possível, com poucas calorias.

6. Suco verde

Outro alimento que apresenta diversos benefícios para a nossa saúde, o suco verde ajuda a eliminar as toxinas do corpo e ainda diminui a retenção de líquidos.
Refrescante e nutritivo, seu preparo é simples e rápido. Apesar de existirem diversas receitas, a maioria delas é composta por folhas de couve e raspas de gengibre.
Outra sugestão consiste em acrescentar fatias de abacaxi, punhados de hortelã, água de coco e meio limão espremido. Você vai se surpreender com o sabor!

7. Biscoito de arroz

Com poucas calorias e baixo teor de gordura, os biscoitos de arroz são ótimas alternativas de lanches saudáveis e práticos.
Sua versão integral é capaz de fornecer uma quantidade extra de fibras para o organismo portanto vale destacar a relevância do consumo para um bom funcionamento do intestino.
O arroz integral figura como fonte de carboidratos complexos. Em outras palavras, isso significa que o alimento é lentamente absorvido no organismo — gerando, assim, maior sensação de saciedade.

8. Salada de frutas

Deliciosas e refrescantes, as frutas também contam com alto teor de frutose — um açúcar natural que fornece energia e disposição.
Ricas em fibras, elas ajudam na digestão, causam sensações de saciedade e são fontes de importantes vitaminas e minerais essenciais para a saúde. Por isso, procure consumir uma porção de frutas frescas ao menos uma vez por dia. Para obter todos os benefícios, o ideal é variar as opções.
Uma salada de frutas básica pode ser composta por maçã, banana, mamão morango e laranja, por exemplo. Simples, saudável e saborosa!

9. Vitamina de frutas

Falando em frutas, que tal utilizá-las para preparar uma deliciosa vitamina? Assim como a salada, a bebida pode ser preparada com diversos tipos de alimentos: basta adicionar porções picadas com água, suco de laranja integral ou leite (de preferência desnatado) e bater tudo no liquidificador.
Se preferir, acrescente uma colher de sopa de sementes de chia, linhaça ou aveia e adoce com mel ou adoçante. A bebida fica ainda mais irresistível caso seja consumida gelada.
As sugestões acima são perfeitas para levar ao trabalho e evitar a péssima sensação de fome nos intervalos entre as principais refeições. Por isso, não deixe de incluí-las em sua alimentação: além de garantir energia e disposição, esses produtos são essenciais para conquistamos mais qualidade de vida.
Conforme observamos ao longo do artigo de hoje, mesmo nos dias corridos é possível se alimentar de forma saudável — basta ter disposição e realizar boas escolhas!
Gostou das nossas sugestões? Que tal variar ainda mais o cardápio? Confira outras opções de lanches saudáveis e práticos para consumir no dia a dia!

 

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