O que pode ser considerado um ingrediente sem lactose?

Atualmente muito tem se falado sobre intolerâncias a algumas substâncias presentes naturalmente nos alimentos. A lactose é um desses nutrientes. Mas afinal, você sabe o que é lactose e o que ela causa no organismo? Continue lendo e tire suas dúvidas sobre essa intolerância e o que pode ser ser considerado um ingrediente sem lactose.
O que é lactose e onde é encontrada?
A lactose nada mais é do que o açúcar existente nos leites de origem animal.
Esse açúcar, ou carboidrato, mais especificamente falando, é composto de duas moléculas, a glicose e a galactose. Quando ingerimos leite, o carboidrato deve ser quebrado para liberar essas duas moléculas. Assim, o nosso organismo pode transformá-las em energia.
Para que essa transformação possa ocorrer, nosso corpo produz a lactase. Essa enzima é responsável por fazer acontecer essa mágica.
Todos os leites e seus derivados contêm lactose, como queijos, manteigas, requeijões, cream cheese, creme de leite, leite condensado, por exemplo. E também aqueles alimentos cujo leite ou seus derivados estejam contidos na lista de ingredientes. Ou seja, uma gama enorme de alimentos contém lactose.
Intolerância à lactose ou alergia?
Muito se fala sobre intolerância e alergia à lactose. No entanto, é importante saber a diferença entre essas duas condições.
A alergia ao leite e derivados na verdade é uma resposta exagerada do sistema imunológico a uma proteína específica do leite da vaca. Por outro lado, a intolerância à lactose é a dificuldade do corpo de processar a lactose. Isso geralmente se deve à quantidade insuficiente da enzima lactase no organismo.
Essa deficiência da enzima lactase pode ser causada por uma distúrbio congênito, quando a pessoa já nasce sem a capacidade de produzir lactase. Porém, o mais comum é que a intolerância se desenvolva por outros motivos. Entre eles, uma baixa produção de lactase devido à mudança de hábitos alimentares. Outro caso é quando há um processo inflamatório ou infeccioso nas células intestinais responsáveis por produzir tal enzima.
Geralmente, os principais sintomas da intolerância à lactose são distensão abdominal, gases, diarreia, náuseas, azia e dor de cabeça.
O que é um ingrediente sem lactose?
Qualquer alimento in natura que não seja leite ou seus derivados é livre de lactose. Frutas, verduras, legumes, carnes, aves, peixe, ovos são considerados alimentos seguros para quem precisa seguir uma dieta livre dessa substância.
No entanto, quando se trata de alimentos processados, nem sempre é tarefa fácil entender qual alimento é livre da lactose ou não.
Como já foi dito, os alimentos que contêm leite e derivados entre seus ingredientes possuem lactose. Mas, às vezes, alimentos que nem imaginamos também possuem lácteos em sua composição. Exemplo disso são pães, carnes processadas, biscoitos, salgadinhos, barrinhas de cereais.
Para identificar esses ingredientes, então, é muito importante ficar atento aos rótulos e à lista de ingredientes. Tais informações estão contidas nas embalagens.
Além disso, a legislação referente à rotulagem de alimentos já exige que os fabricantes indiquem em suas embalagens ingredientes que podem causar alergias. Os derivados de leite, por exemplo, se incluem nessa regulamentação.
Ingrediente sem lactose: lacfree
Outra categoria de alimentos industrializados que é bastante encontrada atualmente nos supermercados são os ditos “livres de lactose” ou com “redução de lactose”. São os alimentos que normalmente contêm leite e derivados em sua composição, porém são acrescidos da enzima lactase.
Nesses casos, a lactase já consome total ou parcialmente a lactose. Assim, podem ser consumidos por pessoas intolerantes a esse açúcar.
Lembrando que para o diagnóstico correto da intolerância à lactose é importante sempre consultar um médico ou nutricionista. Somente esses profissionais poderão identificar o tipo e o grau da intolerância. Dessa forma, podem indicar o melhor tratamento e orientar sobre a dieta a ser seguida.
Hoje em dia é muito mais fácil adequar a alimentação de uma pessoa que precisa restringir a lactose do seu cardápio. Isso porque a presença no mercado de alimentos livres de lactose ou lacfree e cresceu bastante. Além disso, existem outros produtos que podem tranquilamente substituir os leites e seus derivados nas receitas, promovendo o mesmo sabor e textura.
É o caso dos leites vegetais e queijos à base de castanhas. Esses substitutos tanto podem ser comprados prontos, como podem ser preparados em casa.
Para te dar uma ajudinha, a Liv Up conta com vários pratos deliciosos e que são livres de lactose. Já conferiu nosso estrogonofe de cogumelo, ou o tofu com shitake e edamame?
Você vai gostar de ver…

Dias quentes: o que comer no calor?
Em meio a dias quentes de verão ou climas tropicais, o corpo precisa passar por adaptações. O calor intenso pode desafiar nosso organismo a manter a temperatura interna estável, isso

Nutri responde: refrigerante sem açúcar faz mal?
Quando o assunto são os alimentos que devemos evitar na rotina, muito se fala do sorvete, do macarrão instantâneo e, é claro, dos refrigerantes – em geral, os alimentos industrializados.

Cúrcuma e benefícios: vale a pena tomar em cápsula?
Você conhece a cúrcuma? Um tempero natural com diversos benefícios científicos comprovados. Não é à toa que vira e mexe ela ganha os holofotes, seja no famoso shot ou mais