Dieta saudável: 5 receitas de pizza low carb pra experimentar

pizza low carb

Engana-se quem pensa que uma alimentação baixa em carboidratos precisa ser sem graça. Delícias como a pizza low carb provam que, sim, é possível ser saudável investindo em preparos com ingredientes saudáveis e muito sabor.

E como aqui na Liv Up praticidade e saúde sempre andam juntinhas, elencamos possibilidades pra lá de especiais, levinhas, e com ingredientes acessíveis. 

O que é uma pizza low carb?

Simplificando, a dieta low carb reduz a maior parte dos carboidratos do menu. Sendo assim, uma pizza que se encaixe nesse estilo de vida precisa ser preparada com algumas alterações no ingredientes, como o uso de farinhas mais proteicas na massa de pizza low carb, por exemplo. 

E o que é uma massa low carb?

Para diminuir a quantidade de carboidratos, normalmente as massas low carb são feitas com base em diferentes ingredientes das tradicionais massas de trigo, por exemplo. Pode ser um blend de farinhas de girassol, linhaça oleaginosas, entre outros, ou então uma massa de vegetais, como a couve-flor. 

Quais os tipos de farinha low carb?

A boa notícia é que existem farinhas low carb que facilitam o preparo de pizzas, bolos, pães e massas em versões menos pesadas e igualmente saborosas. Confira algumas das mais conhecidas: 

Farinha de linhaça

Além do baixo teor de carboidratos, é uma farinha bem nutritiva e rica em fibras. Outra vantagem é o preço bem acessível. Ela tem um gostinho mais amargo, sendo recomendada pra misturar com ingredientes doces, como iogurtes e frutas. 

Farinha de amêndoas

Ela tem sabor mais suave, sendo bem versátil, já que combina com quase todos os tipos de receitas, doces ou salgadas. Pode ser usada em pães, bolos, tortas e, é claro, pizzas. 

Farinha de castanha-do-pará 

Também tem a vantagem do sabor suave, e fica uma delícia em salgados e doces. É super nutritiva, sendo capaz também de manter massa úmidas e macias. O único problema está no preço, que pode não ser muito acessível. 

Como fazer pizza low carb para congelar?

Outro ponto positivo é que essas massas ficam boas depois do congelamento. Por isso, na hora de fazer sua pizza low carb, você pode dobrar a receita, assando algumas e guardando outras no congelador. Nesse caso, a dica é fazer em tamanhos menores, como brotinhos ou mini pizza. 

Ah, e vale lembrar que quando o tempo estiver apertado, você pode contar também com as opções da Liv Up que já vêm prontinhas pra ter no congelador. Quando bater a vontade, é só saborear. Tem mini pizza low carb marguerita e também mini pizza low carb de frango. Ambas feitas com ingredientes naturais e selecionados. 

+ Veja uma lista de alimentos low carb

5 receitas de pizza low carb 

Pois bem, chegou a hora de colocar a mão na massa! Confira essas alternativas que são simplesmente irresistíveis, você só vai acreditar comendo. 

Vá direto para a receita que você quer aprender:

Pizza low carb italiana

No vídeo a seguir, você vai aprender a preparar uma pizza low carb simples e muito saborosa. No passo a passo, tem dicas de como fazer a massa, escolher o recheio e também ideias para testar variações do preparo. Confira:

Pizza de berinjela

Berinjela, queijo e atum juntinhos são praticamente à prova de erro. Você também pode usar a abobrinha como base, mantendo a receita low carb. Em meia horinha, tá pronto! 

Ingredientes

  • 2 berinjelas
  • 2 tomates sem pele e sem sementes em cubinhos pequenos
  • 1 lata de atum sólido escorrido
  • Queijo a gosto
  • Sal, pimenta e orégano a gosto
  • Azeite de oliva a gosto 

Modo de preparo

  1. Comece cortando as berinjelas em rodelas de 2 centímetros de espessura.
  2. Coloque as rodelinhas lado a lado em uma forma anti-aderente.
  3. Tempere usando azeite, sal e pimenta.
  4. Leve ao forno por uns 20 minutos. Vire com uma espátula na metade do tempo. 
  5. Retire do forno e acrescente o queijo fatiado, os tomates picados e o atum. Finalize com mais uma camada de queijo e pitadas de orégano.
  6. Leve ao forno por mais 10 minutos ou até o queijo derreter e sirva em seguida. 

Pizza low carb de couve-flor

Essa é uma pedida ideal para os apaixonados por queijo. A massinha é feita com couve-flor, parmesão e ovos. Simplesmente de dar água na boca, não é? Dá o play para aprender a preparar a sua: 

Pizza de frango

Pouco carboidrato, mas muito sabor e proteína. Estamos falando de uma verdadeira pizza low carb de farinha de aveia. Espia só: 

Ingredientes para a massa

  • 1 copo (americano) de farinha de aveia
  • 1/3 xícara de óleo de coco
  • 180 ml de leite vegetal
  • 1 colher (sobremesa) de fermento
  • 2 ovos
  • Sal a gosto
  • 1 pitada de açúcar
  • Orégano a gosto

Ingredientes para montagem da pizza

  • 2 unidades de frango desfiado Liv Up
  • Azeite a gosto
  • 1 colher de farinha low carb 
  • 5 colheres de sopa de molho de tomate
  • 200g de queijo muçarela 
  • Tomates em rodelas
  • Orégano a gosto

Modo de preparo

  1. Junte todos os ingredientes da massa em um liquidificador, exceto o fermento e bata até ficar homogêneo. 
  2. Adicione o fermento e misture lentamente;
  3. Despeje a massa em uma forma untada e enfarinhada;
  4. Asse em forno médio preaquecido por 15 minutos.
  5. Retire do forno, espalhe o molho de tomate, cubra com o franguinho da Liv Up, queijo, tomate e orégano. 
  6. Regue com um fio de azeite e leve ao forno até o queijo derreter bem. 

Pizza de frigideira low carb 

Essa pizza vai fazer sucesso no seu dia a dia. Além de ser muito gostosa, nem precisa de forno. O preparo é na frigideira e vai direto pro prato. Olha só: 

Curtiu as receitas de pizza low carb? Aqui no blog tem conteúdo sobre o tema, e não se esqueça de conferir as opções com baixo carboidrato do nosso menu. 

Você vai gostar de ver…

receitas com ricota

6 receitas com ricota que conquistam qualquer paladar

Eis um ingrediente que prova que sabor e saúde podem andar juntinhos. Nossas receitas com ricota são práticas, mas também muito gostosas e ainda garantem diversos nutrientes importantes para sua

cardápio semanal saudável ideias de pratos

Cardápio semanal saudável: 10 substituições pra variar o frango

A rotina vida real é uma combinação de dias que tudo sai conforme planejado e outros que você precisa lidar com imprevistos e tarefas que aparecem de última hora. Por

receitas fit para café da manhã com ovo

10 receitas fit para café da manhã que vão te surpreender

Quando o assunto é comida fit, muita gente pensa em salada, proteínas e algumas combinações sem graça – basicamente, comida de quem faz muito exercício físico, certo? A verdade é