Mudando sua rotina

Você sabe como ter uma rotina saudável? A gente explica!

julho 26, 2018
Em primeiro plano, um saquinho de nuts e, atrás, desfocado, um homem correndo só aparecendo as pernas

Se você precisa conciliar trabalho, estudo, compromissos sociais e afazeres domésticos, sabe que o dia parece ter menos de 24 horas. Muitas vezes, a semana passa tão rápido que não conseguimos completar nem metade das obrigações, o que gera frustração e sentimento de impotência.

Por mais corriqueira que seja essa situação, não devemos encarar a rotina cheia e atribulada como algo natural. Ficar constantemente ligado no 220 é abrir caminho para a ansiedade, o estresse e vários outros problemas já considerados comuns no mundo moderno, como síndrome do pânico e depressão.

Para ajudar a manter a mente e o corpo saudáveis, preparamos este post com dicas de como ter uma rotina saudável. Ao seguir as orientações, é possível aumentar a produtividade no trabalho, diminuir dores de cabeça e no corpo e descansar mais facilmente. Boa leitura!

Organize sua semana

O primeiro passo para ter uma rotina saudável é apostar no planejamento. Quando não fazemos isso, as tarefas vão se acumulando conforme o passar dos dias e perdemos a noção do que é prioridade. Quem é que nunca se esqueceu de pagar uma conta importante por que se viu rodeado de um monte de coisas para fazer?

O uso de uma agenda é fundamental. Reserve um momento no domingo para anotar os seus principais compromissos e tarefas da semana. Programe o horário de acordar, os minutos necessários para realizar cada atividade e tente manter a disciplina o máximo que puder.

Dê um “check” em cada tarefa realizada e, após alguns dias, se surpreenda com a quantidade de trabalho realizado! E, se alguma coisa ficar para trás, não se desespere. O mais importante é estabelecer uma ordem de prioridade e cumprir as obrigações dentro do possível.

Abuse de post-its, canetas marca-texto e lápis de cor. Os recursos visuais são muito importantes para ajudar no planejamento e organização. Para quem vive conectado, uma ótima alternativa é apostar em aplicativos que ajudam na administração da rotina e no gerenciamento de tarefas. Alguns deles são: Todoist, Trello, Evernote e Google Keep.

Inclua exercícios na rotina

Por mais clichê que essa dica pareça, ela nunca poderia ficar de fora de nossa lista. Afinal, se você deseja saber como ter uma rotina saudável, precisa assumir de vez que os exercícios são fundamentais para o bem-estar.

Segundo a Organização Mundial da Saúde, o tempo mínimo de exercício recomendado para uma pessoa adulta é de 150 minutos de atividade leve ou moderada por semana, ou seja, apenas 20 minutos por dia. Isso não é muito, concorda? Já os benefícios são enormes!

Quem pratica atividade física regularmente fortalece ossos e músculos, tem o nível de ansiedade e estresse reduzido e observa melhoria na disposição. Escolha o melhor horário e coloque o cuidado com o próprio corpo como prioridade em sua vida.

Adote uma alimentação saudável

Ingerir diariamente os nutrientes necessários para o funcionamento correto do organismo é um dos segredos para manter-se com bom humor e disposição. Com a mudança de pequenos hábitos já é possível oferecer ao seu corpo uma alimentação muito mais rica e benéfica.

Experimente, por exemplo, trocar o pão francês por pão integral e a manteiga por algum patê rico em nutrientes. Algumas opções são: homus — prato árabe feito à base de grão-de-bico e tahine (pasta de gergelim) —, antepasto de berinjela e creme de tofu com manjericão.

Considere também reduzir o consumo de carne, ao menos em alguns dias da semana. Afinal, já se sabe que as dietas vegetarianas são muito benéficas, por exemplo, para a redução do colesterol e até mesmo para aumentar a longevidade.

Tenha sempre em mãos opções de lanches e snacks para comer quando bater aquela fome. Assim você evita de ter que recorrer a opções menos saudáveis que são encontradas na rua.

Se a cozinha não é o seu forte, uma ótima dica é contar com empresas que fornecem alimentos saudáveis de forma prática e personalizada. O importante é começar a fazer substituições e observar os benefícios que surgirão em poucas semanas.

Melhore a qualidade do sono

Você demora muito tempo para dormir? Acorda durante a noite? Sente sono durante o dia? Se você respondeu sim a essas perguntas, é importante fazer uma reflexão sobre o assunto, porque uma boa noite de descanso é imprescindível para ter uma rotina saudável e um dia produtivo.

Estipule o horário de ir para a cama diariamente e, um tempo antes, comece a se desconectar. Tomar um banho morno é um ótimo passo para iniciar o relaxamento, pois tira a tensão dos músculos e diminui a frequência cardíaca.

Vá para a cama e deixe de lado o celular. Neste momento, esqueça as redes sociais e o e-mail do trabalho. Tenha em mente que os minutos antes de dormir influenciam muito na qualidade do sono e dos sonhos.

Portanto, em vez de ocupar este período com as obrigações do cotidiano, uma boa opção é fazer uma leitura agradável. Você se lembra qual foi o último livro que você leu por prazer? Se você não tem este hábito ou o perdeu, esta é a hora de retomá-lo.

Faça o possível para programar o despertador para 8 horas de sono e escolha um toque tranquilo para iniciar o seu dia de forma harmoniosa. Se você tem dificuldade de acordar cedo, uma estratégia é deixar as cortinas um pouco abertas, pois a luminosidade nos ajuda a despertar.

Reserve tempo para as pessoas importantes

Há quanto tempo você não encontra aquele amigo de longa data? E qual foi a última vez em que esteve na casa de um parente querido para fazer uma visita e tomar um café?

Na correria do dia a dia, é fácil perdermos o vínculo e deixarmos para depois o contato face a face com as pessoas que mais gostamos. Entretanto, oferecer um abraço afetuoso, reservar tempo para um almoço no meio da semana — perto do trabalho mesmo — e fazer uma visita a quem esteve adoentado são algumas atitudes simples e revigorantes.

No post de hoje você conferiu algumas estratégias de como ter uma rotina saudável. Agora, o próximo passo é colocar o seu bem-estar como prioridade e investir na saúde do seu corpo e da sua mente.

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