Mudando sua rotina

Gestão do tempo: melhore sua rotina com estratégias eficientes

julho 25, 2018

Você já chegou ao fim do expediente com a sensação de que não conseguiu realizar grande parte das tarefas? Às vezes pensa que o dia precisaria ter mais que 24 horas para comportar todas as atividades? Logo na segunda-feira sente ansiedade por todas as tarefas que precisa enfrentar ao longo da semana?

Se a resposta para alguma dessas perguntas for sim, o problema pode estar na maneira como você faz a gestão do tempo. Isso porque, na maior parte dos casos, horas preciosas são desperdiçadas com maus hábitos aparentemente inocentes.

Para ajudar você a administrar o tempo e finalmente conseguir trabalhar, descansar e ter uma vida ativa e saudável, apresentamos neste post algumas estratégias muito valiosas para fazer uma boa gestão do tempo. Continue a leitura e confira!

Estabeleça uma rotina

Especialistas afirmam que são necessários apenas 21 dias para uma atividade se tornar hábito. Mas, para cumprir uma rotina de forma eficiente, é necessário ter dedicação e disciplina.

Planeje sua semana, estipulando o horário no qual vai realizar cada atividade, seja no trabalho ou na vida social. Também é importante realizar alguns testes para perceber o que mais funciona dentro da sua realidade.

Você pode, por exemplo, iniciar o seu plano de produtividade indo para a academia na parte da manhã e, após alguns dias, perceber que a logística não é eficaz. Nesse caso, não hesite em testar outro horário para malhar, até que a atividade faça parte do seu dia da forma mais otimizada possível. O importante é não abandonar a tarefa com a desculpa de que não tem tempo.

Observe o seu relógio biológico

Você sabia que o nosso corpo se comporta de forma distinta nos vários períodos do dia? Isso mesmo! Existe um horário ideal para acordar, estudar, praticar atividades físicas e por aí vai.

Isso acontece porque o organismo produz os hormônios de acordo com a nossa exposição à luz solar, com a época do ano e também a partir das particularidades dos indivíduos. Por isso, é muito importante ter atenção a como é o seu rendimento em cada horário do dia.

Observe, por exemplo, quando você tem maior capacidade de concentração e realize as atividades mais complexas. Se você sente sonolência no começo da tarde, uma boa alternativa é reservar esse horário para checar e-mails e concluir tarefas mais simples. Procure se conhecer e adaptar as suas atividades ao seu potencial natural.

Cuide da alimentação

Adotar uma alimentação saudável é fundamental para ter energia, disposição e saúde. Então, nada de fazer aquele lanche rápido e pobre em nutrientes com o argumento de que as tarefas estão atrasadas. As consequências desse tipo de hábito em longo prazo são muito ruins. 

Ao organizar os compromissos da sua semana, reserve também um momento para planejar a alimentação. Na hora de fazer as compras, opte por levar para casa frutas, legumes e produtos integrais. Você pode até mesmo deixar algumas refeições adiantadas na geladeira para otimizar a rotina e levar lanches saudáveis para o trabalho.

Hoje em dia, também já existem várias empresas especializadas em alimentação saudável. Uma ótima alternativa é encomendar alimentos congelados e ricos em nutrientes para toda a semana e combos com lanches e sobremesas. Assim, o dia a dia não fica sobrecarregado e o bem-estar é garantido!

Diminua o uso do smartphone

Talvez você não saiba, mas o brasileiro passa, em média, mais de 3 horas por dia no celular. Ou seja, são 21 horas por semana e 90 horas por mês! Com tantas redes sociais, aplicativos, curtidas, fotos e stories, fica mesmo fácil perder a noção do tempo e deixar a nossa produtividade ir por água abaixo.

Como se não bastasse, o uso de smartphone tem sido um vilão para a ergonomia. O pescoço fica sempre inclinado para baixo quando o usuário utiliza o aparelho, sem contar os malefícios causados pela luz branca emitida pela tela.

Diante de tantos fatos, que tal reduzir o uso do celular? Comece desinstalando alguns aplicativos e delimite um horário para checar as redes sociais. Você pode, por exemplo, estipular que não vai mexer no smarphone depois de chegar em casa.

Esse tempo pode ser aproveitado para ler um bom livro, fazer um curso on-line ou mesmo conviver mais com a família. É claro que hoje em dia ninguém quer deixar de ficar conectado, mas a produtividade só tem a ganhar com esses novos hábitos.

Adote ferramentas de gestão do tempo

Se o objetivo é conseguir administrar a infinidade de tarefas do dia a dia, a primeira coisa a se fazer é estabelecer estratégias de planejamento e controle. Isso significa que, para conseguir aproveitar o tempo da melhor forma, é necessário um pouco de organização também. Para isso, existem algumas ferramentas de grande ajuda. Conheça algumas!

Bullet journal

Ainda que as agendas sejam muito úteis e de grande ajuda para a produtividade, a nova tendência agora é o bullet journal: um diário personalizado que tem como objetivo acompanhar o passado, organizar o presente e planejar o futuro.

Para iniciar o uso dessa ferramenta, é preciso caderno, caneta e muita criatividade! A grande vantagem do método é incluir registros sobre o que for mais relevante para cada um, fazendo uso de recursos visuais, que ajudam — e muito — a visualizar rapidamente as tarefas que precisam ser feitas e a acompanhar a rotina. No YouTube, existem vários tutoriais para aqueles que desejam adotar essa forma de se organizar.

Pomodoro

Pomodoro é uma técnica que se popularizou nos anos 1980 e ainda conquista adeptos por todo o mundo. O princípio dela é simples: durante 25 minutos, deve-se concentrar totalmente em uma tarefa e, em seguida, realizar um intervalo de 5 minutos. No tempo de descanso, você pode fazer um lanche, ir ao banheiro ou até checar as redes sociais. 

Para que a técnica se torne mais eficiente, a cada vez que você completar 1 pomodoro (ou seja, 25 minutos de atividade com foco e concentração), é preciso anotar a tarefa cumprida ou mesmo dar o check em uma lista elaborada anteriormente. Assim, ao final do dia, é possível ter controle sobre a quantas andou a produtividade. 

Todoist

O aplicativo Todoist é perfeito para não se esquecer dos compromissos e das atividades corriqueiras — mas não menos importantes — do dia a dia. A ideia é anotar tudo que é preciso fazer, desde aguar as plantas e levar o bichinho no pet shop, marcar uma consulta e se preparar para uma entrevista importante. A vantagem é que ele emite um alerta no celular no horário que você agendar para realizar cada tarefa. 

Como você viu, simples mudanças de hábito melhoram a gestão do tempo e constroem uma rotina muito mais saudável e sem estresse. Pode ser que no começo seja um pouco difícil sair da zona de conforto e se arriscar a encarar uma vida melhor, no entanto, pense que o seu bem-estar depende apenas de você. O corpo e a mente agradecem!

Tudo pronto para começar a nova rotina? Aproveite e compartilhe este conteúdo nas redes sociais. Assim, você ajuda seus amigos a melhorarem a gestão do tempo e a produtividade. Até a próxima!

 

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário

Scroll Up