Mudando sua alimentação

Aprenda a ter uma alimentação no inverno saudável

setembro 5, 2019

Está certo que a gente tem que comer saudável o ano inteiro, mas você também se preocupa com a alimentação no inverno? Enquanto no verão fica mais fácil apostar nos vegetais e saladas frescas, a estação mais fria pode nos sabotar.

Já percebeu que ficamos com mais fome quando a temperatura cai? E que a tendência é escolhermos comidas mais “pesadas”, digamos assim? Isso tudo tem uma explicação muito convincente. Quer saber qual é? Então, continue a leitura, pois, neste post, além de explicar sobre essa questão, contamos como se alimentar melhor nessa época tão gostosa. Vamos lá?

Entenda por que sentimos mais fome

Não é à toa que, se a gente descuidar, comemos muito mais no inverno, principalmente alimentos que contêm mais gordura e/ou carboidrato. No frio, o nosso corpo precisa de mais energia pra manter a temperatura.

Pois é isso mesmo! O seu próprio organismo “pede” mais comida pra conseguir se aquecer. É por esse motivo que a gente prefere pratos mais substanciais que no verão, por exemplo, no qual preferimos receitinhas mais leves.

Inclua as frutas da estação

Com aquele calor, nada é mais gostoso do que um copo de suco natural ou uma porção generosa de frutas picadas e geladas pra refrescar, não é verdade? Mas e no inverno, você também come essas delícias? Bom, a verdade é, com as temperaturas mais baixas, a gente se esquece de ingerir frutas.

No entanto, elas são indispensáveis na alimentação no inverno. Por isso, que tal apostar nas frutas da estação, como morango, uva, mexerica, maça e banana? Elas estão mais docinhas, gostosas e cheias de nutrientes.

Aproveite as comidas típicas

Junho e julho são meses de festas em todo o Brasil. Cada região festeja à sua maneira e oferece seus pratos típicos deliciosos. Em vez de exagerar nos açúcares as guloseimas dessa época, invista nas versões mais saudáveis, como:

  • maçã do amor com cobertura de chocolate 70% cacau;
  • milho-verde cozido;
  • arroz-doce integral;
  • amendoim salgado;
  • paçoca sem açúcar,
  • espetinho de frango;
  • chá de quentão.

Viu como dá pra aproveitar as festas juninas e julinas sem exageros? Basta lançar mão das receitinhas mais nutritivas.

Aposte na comfort food

Você sabe o que é comfort food? Esse termo da gastronomia se refere às comidas simples que remetem a alguma lembrança boa ou que trazem sensação de bem-estar. Sabe aquele bolinho de chuva da vovó ou aquela sopa quentinha em uma noite fria? Então, é isso!

É possível aproveitar a ideia de simplicidade e conforto em pratos saudáveis, como creme de legumes, mingau de aveia, cookies integrais, bolinho de cenoura integral, lasanha de abobrinha e uma infinidade de opções.

Como vimos, o cuidado com a alimentação no inverno deve ser redobrado. Isso porque a gente tende a comer alimentos mais energéticos e pode acabar saindo do equilíbrio, que é tão importante. Portanto, fique de olho no que come e faça escolhas mais saudáveis, ok?

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