Que o dia a dia está cada vez mais corrido todos nós sabemos, não é mesmo? O problema é quando a rotina agitada e os inúmeros compromissos levam ao descuido com a alimentação e, consequentemente, com a saúde e o bem-estar. É aí que muitas vezes a comida congelada pode ser a saída.
Realmente, não é fácil planejar as compras do supermercado e da feira e ainda ter tempo pra preparar refeições saudáveis e balanceadas. Por isso, muitas pessoas escolhem comer fora de casa ou comprar alimentos ultraprocessados.
O problema é que, ao optar por esse tipo de refeição, não há como saber a qualidade nutricional dos ingredientes utilizados, nem mesmo a forma de preparo desses alimentos.
A boa notícia é que já existem empresas especializadas em levar até o consumidor uma comida congelada saudável, saborosa e preparada com alta tecnologia e responsabilidade social. Basta escolher o cardápio mais adequado para o seu estilo de vida, esquentar e comer onde preferir!
No post de hoje, vamos mostrar todos os diferenciais da Liv Up — uma startup que tem o objetivo de estimular as pessoas a buscarem o melhor da vida por meio de uma alimentação saudável. Continue a leitura e confira.
Por que comida congelada a pena?
Até pouco tempo, comida congelada era sinônimo de alimentos ultraprocessados e com alto índice de sódio, gorduras saturadas, gordura trans e aditivos alimentares. Alguns exemplos você já deve conhecer: lasanhas semiprontas, nuggets, hambúrgueres, pizzas, tortas, entre outros. No entanto, quando há o uso da tecnologia adequada, é possível congelar qualquer tipo de alimento e manter as propriedades e características de uma refeição feita em casa e na hora.
Além disso, existem outras vantagens de se optar por uma comida congelada de boa procedência. A primeira delas é a praticidade e a possibilidade de fazer refeições balanceadas, sem conservantes e com controle rigoroso de qualidade. Ainda, o desperdício de alimentos é reduzido, já que as porções são preparadas na medida certa, evitando que parte dos ingredientes vá para o lixo.
Outro ponto positivo é a possibilidade de variar a alimentação, experimentando a cada dia um prato diferente e extremamente saboroso. Conheça aqui algumas das nossas tantas variedades:
Carnes vermelhas, frangos, peixes e frutos do mar: quibe assado com castanha do Pará, iscas de filé mignon acebolado, frango com amendoim e lemon pepper, frango com mostarda e mel, camarão ao leite de coco e curry, Saint Peter com ervas e amêndoas…
Vegetarianos: ravioli integral de ricota e espinafre, hambúrguer de ervilha com hortelã, estrogonofe de cogumelo, nhoque de mandioquinha…
Sopas e cremes: caldo verde com frango, creme de couve-flor com frango, creme de abóbora com gengibre…
Cereais: mix de quinoa com vegetais, risoto de palmito pupunha, arroz negro…
Grãos: edamame, lentilha mediterrânea, feijão carioca, grão de bico…
Vegetais: espaguete de pupunha com azeite de sálvia, abobrinha com tomate, repolho com ervas frescas…
Percebeu a variedade de cores, sabores e texturas só de ler, não é mesmo? O importante dessa variedade – que muitas vezes não conseguimos dar conta nem mesmo cozinhando em casa – é a completa ingestão de nutrientes. Sabemos que cada alimento possui uma gama única de carboidratos, proteínas, gorduras, fibras, vitaminas, minerais e antioxidantes, sendo assim, quanto mais diversificada for sua alimentação, mais nutritiva ela será.
De que forma a Liv Up faz o congelamento dos alimentos?
É importante ressaltar que, pra garantir as propriedades nutricionais e sensoriais dos alimentos, não basta congelá-los como fazemos em casa. É aí que entra a importância da tecnologia no preparo da comida congelada.
Sabemos que todos os alimentos têm água em sua composição, certo? Quando congelados em casa ou pelos métodos comuns (lenta e progressivamente), a água presente nos ingredientes forma macrocristais, que acabam rompendo as fibras dos produtos. É por isso que, quando esquentamos a comida congelada, ela parece meio “murcha”, sem a consistência de antes. Além disso, quando as fibras são rompidas, um pouco de água também acaba sendo liberada, e aí muitas vitaminas hidrossolúveis acabam deixando o alimento.
Na Liv Up, o processo adotado é o ultracongelamento, também conhecido como flash freezing, uma técnica que acontece de maneira bem rápida. Com um equipamento especial, o alimento chega a temperaturas negativas rapidamente, diferente do congelamento tradicional.
Essa rápida refrigeração em temperaturas abaixo de zero não provoca mudanças na estrutura das células de cada ingrediente. Assim, mesmo depois de descongelado, o alimento mantém suas características nutricionais praticamente intactas. E não é só isso! O ultracongelamento também preserva a textura e o sabor das refeições, como se tivessem sido preparadas na hora.
Esse processo aliado ao armazenamento em vácuo, permite manter o produto em sua forma mais natural possível (sem conservantes, corantes ou aromatizantes) dentro de um prazo de validade maior. Atualmente, a Liv Up estuda uma maneira de fazer a produção de sucos com uma tecnologia que também leve a um prazo de validade maior, mas sem comprometer a qualidade.
Como funciona a preparação da comida congelada?
A Liv Up veio pra inovar o conceito de comida congelada, pois as refeições são preparadas com o mesmo cuidado que receberiam em nossa própria casa. Há controle da quantidade exata dos temperos utilizados e profissionais validando constantemente as receitas. Tudo isso pra se certificar de que todos os padrões e critérios recomendados para o consumo de sódio e gorduras, por exemplo, estão sendo seguidos.
Além disso, existem outros fatores primordiais no conceito da Liv Up. Um deles é a preferência pela utilização de alimentos orgânicos, provenientes de pequenos produtores e da agricultura familiar. Então, há o cuidado com o impacto na cadeia social e econômica. Nossos produtos contam também com um plantio dedicado à esses pequenos produtores, pra que seja possível pagar um valor justo e se beneficiar com essa parceria.
É possível ter uma alimentação saudável só com esse tipo de comida?
Como o cardápio da Liv Up conta com opções de pratos principais, acompanhamentos, sopas, snacks e até café da manhã, é possível manter uma alimentação saudável que atenda às principais necessidades do nosso corpo.
As refeições são elaboradas com uma grande variedade de vegetais e tipos de proteínas que atendem a diferentes estilos de alimentação. Existem opções de pratos sem lactose ou glúten, vegetarianos, low carb e também a alternativa de adquirir combos ou porções individuais. Então, dá para planejar a alimentação da semana toda – inclusive os lanches entre as refeições – sem descuidar da saúde.
Neste post você viu que é possível optar pela praticidade da comida congelada e ao mesmo tempo cuidar da sua saúde. Mas, pra isso, é fundamental escolher uma empresa de confiança, que produza as refeições com cuidado e com modernas tecnologias de conservação de alimentos. Também é muito importante ter atenção à responsabilidade social da marca e à qualidade da matéria-prima utilizada na preparação dos pratos.
Agora que você já conhece todos os diferenciais da Liv Up, entre no site e conheça o cardápio disponível. Você vai se surpreender com o sabor e a qualidade dos alimentos e também com os preços. Faça os cálculos, considerando a economia de tempo, a qualidade das alimentações e a redução do desperdício em sua casa. Com certeza você vai incluir a comida congelada da Liv Up em sua rotina e ganhar muito mais praticidade e bem-estar!
![]() |
Conteúdo revisado por Gabriela PariseFormada pelo Centro Universitário São Camilo. Especialista em atendimentos a pacientes vegetarianos, veganos e em transição. Doutoranda em Cardiologia pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo – USP (FMUSP). Pós-graduanda em Nutrição Clínica Funcional pela VP Centro de Nutrição Funcional. Possui capacitação em Nutrição Vegetariana pela SVB |