Pasta de amendoim ou pasta de castanha de caju? Tem diferença?

A pasta de amendoim e a pasta de castanha-de-caju têm sido cada vez mais procuradas por aqueles que priorizam uma vida e uma alimentação saudável. Seus benefícios para o corpo e para mente são inúmeros. Por serem pastas compostas por sementes oleaginosas, têm alta concentração de gorduras monoinsaturadas e polinsaturadas. Assim, são ótimas fontes energéticas, além de agirem diretamente na prevenção de doenças.
As pastas são feitas com as sementes oleaginosas, in natura, trituradas. Ou seja, respectivamente, amendoim triturado e castanha-de-caju triturada, até formarem uma textura homogênea. Estas oleaginosas agem com muita potência no funcionamento do nosso organismo. Diminuem o colesterol ruim, melhoram a pressão arterial, reduzem os riscos de acidentes cardiovasculares. Além disso, têm efeitos anti-inflamatórios e são ótimas para o funcionamento do intestino.
Para aqueles que estão em uma alimentação low carb, as pastas também são boas opções no cardápio. Isso porque contêm grande quantidade de lipídeos, proteínas e fibras. Além disso, podem auxiliar na perda de uns quilinhos, graças a sensação de saciedade que elas proporcionam. Evitando, assim, aquela vontade de ficar petiscando toda hora.
Pasta de castanha de caju
Apresenta um grande teor de minerais, que são essenciais para o sistema imunológico. Auxiliam na prevenção de carências nutricionais e para saúde – especialmente da pele, do cabelo e das unhas. A pasta é rica em magnésio. Esse mineral é importantíssimo para os ossos, pois ajuda na absorção do cálcio, e para o equilíbrio da glicemia. Também é uma ótima fonte de selênio, que tem função antioxidante, e de ferro e zinco, fundamentais para a prevenção de anemia. Temos um post completo com os benefícios da castanha de caju no blog da Liv Up, para você se aprofundar.
Pasta de amendoim
Fonte de uma grande variedade de nutrientes, vitaminas e minerais fundamentais para o funcionamento do nosso metabolismo. A pasta de amendoim contém omega 3, omega 6 e fito esteróis, que atuam na saúde cerebral e reduzem processos inflamatórios. A vitamina E e vitaminas do complexo B também estão presentes na pasta. Além de antioxidantes, elas estimulam as funções enzimáticas do nosso sistema como um todo. São responsáveis pela prevenção tumores, auxiliam na digestão e contribuem para a liberação de serotonina (substância que influencia o nosso humor). Você pode conferir aqui no blog ideias para consumir pasta de amendoim na rua rotina.
Aliadas da saúde
Viu só o poder destas pastas? Em suma, as duas trazem benefícios bem parecidos e são ótimas de serem consumidas. Desde que sem exageros e aliadas à prática de atividade física. Inclusive, o consumo delas no pré treino é indicado e dá aquele pique! Elas já viraram queridinhas dos atletas. O recomendado é que se consuma no máximo duas colheres de sopa por dia. No entanto, o ideal é sempre consultar um(a) nutricionista pra saber a melhor forma de adicioná-las ao seu cardápio, de uma maneira balanceada, para que você possa tirar o maior proveito dos seus benefícios. No cardápio da Liv Up, você encontra tanto a pasta de castanha de caju quanto a pasta de amendoim.
Você vai gostar de ver…

Dias quentes: o que comer no calor?
Em meio a dias quentes de verão ou climas tropicais, o corpo precisa passar por adaptações. O calor intenso pode desafiar nosso organismo a manter a temperatura interna estável, isso

Nutri responde: refrigerante sem açúcar faz mal?
Quando o assunto são os alimentos que devemos evitar na rotina, muito se fala do sorvete, do macarrão instantâneo e, é claro, dos refrigerantes – em geral, os alimentos industrializados.

Cúrcuma e benefícios: vale a pena tomar em cápsula?
Você conhece a cúrcuma? Um tempero natural com diversos benefícios científicos comprovados. Não é à toa que vira e mexe ela ganha os holofotes, seja no famoso shot ou mais