Mudando sua rotina

Quais são os benefícios dos exercícios aeróbicos, afinal?

junho 18, 2019

Dançar, correr, pedalar, nadar e caminhar são exemplos de exercícios aeróbicos. Sabe o que eles têm em comum? Todos demandam bastante oxigênio enquanto são praticados. É por isso, inclusive, que recebem esse nome.

Independente da modalidade escolhida, sua prática regular faz muito bem pra saúde, tanto do corpo quanto da mente. E a recomendação pra gente alcançar esses benefícios é de pelo menos 30 minutos por dia, todos os dias, ou, pelo menos, 3 vezes na semana.

Neste post, a gente vai te explicar por que eles são tão importantes, afinal. Então pegue sua garrafa d’água, a toalhinha pra secar o suor e bora lá entender essa história.

Fazem bem para o coração

Nosso coração é um músculo – sabia? E como todos os outros músculos do nosso corpo, ele se fortalece através da atividade física.

O exercício aeróbico faz com que esse órgão se esforce pra aumentar a frequência dos batimentos e a velocidade da circulação sanguínea, pra levar oxigênio aos tecidos que precisam. Assim, ele fica mais resistente e bombeia o sangue com mais eficácia para todo o corpo.

Além disso, junto a uma alimentação saudável, essas atividades são capazes de melhorar os níveis de colesterol, abaixando o ruim e aumentando o bom. Portanto, elas também protegem as veias e artérias de vários problemas. Santo remédio natural, né?

Ajuda no sistema respiratório

Está precisando de mais fôlego? Aposte nos exercícios aeróbicos! Por melhorar toda a circulação sanguínea, eles também ajudam no sistema respiratório, porque a troca gasosa que ocorre no pulmão é facilitada – lembra que o sangue é que transporta os gases? E ainda tem o fato de esse órgão também ser trabalhado, fazendo com que fique fortalecido e sua capacidade, aumentada.

Auxilia no controle do diabetes

O diabetes é causado pela falta de insulina ou pela incapacidade de ela colocar o açúcar do sangue pra dentro das células. Quando a gente se movimenta com alta intensidade, nosso organismo fica mais sensível à insulina, e as células conseguem captar a glicose com mais facilidade. Por isso, a prática ajuda no controle e na prevenção do diabetes.

Queima gordura corporal

Estar acima do peso tem relação com vários problemas de saúde. Já que o organismo precisa queimar gordura pra ter energia, o exercício físico aeróbico, aliado a uma alimentação adequada, é o combo ideal pra manter uma forma física saudável.

Deixa a gente mais feliz

As atividades físicas liberam hormônios responsáveis por sensações de prazer, felicidade e alegria. Consequentemente, elas melhoram o nosso humor e reduzem o estresse. Anda meio chateado e pra baixo? Bora se mexer!

Fortalece a imunidade

Quando o corpo passa por situações de estresse constantemente, ele ativa um hormônio chamado cortisol, que reduz as defesas do organismo. É por isso que o estresse é um dos grandes causadores da imunidade baixa. Agora, se as atividades físicas conseguem reduzir o estresse, elas acabam fortalecendo a imunidade. Faz sentido, né?

Deu pra perceber quantos benefícios as atividades aeróbicas oferecem pra saúde? A gente falou sobre vários deles, e olha que foi só um resumão! Então aproveite seu tempo, esqueça as desculpas, espante a preguiça e bora suar. E aí, já fez seu treino hoje?

Ah, e não se esqueça de comer bem pra potencializar esses efeitos. Que tal ler um pouco mais sobre isso? Vem entender os tipos e a importância dos nutrientes aqui mesmo, no nosso blog.

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário

Scroll Up