Nutri responde: é saudável tomar shake para emagrecer?
A pressão estética e a busca por métodos de emagrecimento rápidos causam ansiedade e, consequentemente, uma série de “produtos milagrosos”. Sabe-se que as formas de perder peso que mais contribuem para a nossa saúde incluem boa alimentação e exercícios físicos, mas há por aí opções que não são nada saudáveis. Você sabe em qual delas o shake de emagrecimento se encontra?
Convidamos a nutricionista Bettina Del Pino para comentar sobre o assunto e explicar quais estratégias são as mais indicadas. Vem com a gente!
Afinal, shake para emagrecer funciona?
A proposta que os shakes de emagrecimento trazem nem sempre condiz com o que há em seu conteúdo, pois, como ressalta a nutri. “Depende da composição nutricional do shake, pois muitas embalagens “vendem” o emagrecimento e quando vamos analisar a composição dos ingredientes nos deparamos com alguns tipos de açúcares”. Por isso, antes de consumir qualquer produto devemos verificar o rótulo para sabermos o que estamos ingerindo.
Além disso, é importante saber se você tem alergia a algum tipo de elemento, pois há shakes no mercado que não trabalham apenas com ingredientes naturais, recorrendo muitas vezes a componentes que causam malefício à saúde. Conforme salienta Bettina, “[…] alguns shakes possuem muitos aditivos alimentares, como corantes e conservantes, por exemplo, e deixam de ser considerados uma opção saudável”.
Portanto, se você for escolher partir para uma dieta com shake para emagrecer, estude bem as opções e analise bem seus componentes para que não tenha nenhuma surpresa negativa. Uma propaganda enganosa pode acabar prejudicando a sua saúde.
Vale a pena substituir refeição por shake?
Quando se fala em alimentação não existe regra absoluta, pois cada organismo e cada rotina tem suas características únicas. Inclusive, a nutri também destaque que depende da circunstância. “Em casos de pessoas sem tempo para parar e realizar uma refeição completa, optar por um shake rico em proteína e carboidrato de boa qualidade pode ser uma boa opção”.
O ideal, assim como em todas as refeições do seu dia a dia, é procurar o equilíbrio. “Na rotina, trocar um prato de comida colorido e equilibrado por um shake não é o mais indicado, pois a refeição completa trará muito mais benefícios, como saciedade, além de vitaminas e minerais”, reforça a nutricionista.
É bom tomar shake no pós-treino para emagrecer?
Tendo em vista a real necessidade da alimentação pós-treino, o shake pode ser um aliado, pois como explica a nutri, no pós-treino é importante optar por uma fonte de proteína, seja ela em um prato de comida ou em um shake de whey protein. Isso vai depender do horário em que você realizar essa refeição: “se for no meio da tarde, por exemplo, um shake com fruta e proteína pode ser uma boa opção”, segundo Bettina. Porém, se for no horário do almoço ou do jantar, um prato de comida com carne ou ovos, poderá ter o mesmo papel.
No final das contas, conforme Bettina lembra, “o emagrecimento vai depender do déficit calórico ao longo do dia”. Ou seja, independente do consumo de shake ou não, o único jeito de perder peso é consumindo menos calorias do que se gasta ao longo do dia.
Shake para emagrecer vs. alimentação saudável
Você nem sempre ficará sujeito a escolher apenas entre um e o outro, viu? Isso porque depende da ocasião, da refeição e da real necessidade do seu corpo quando você for escolher entre um shake ou uma refeição tradicional. Aliás, o shake pode estar presente dentro de um cardápio mais amplo numa alimentação equilibrada.
Em termos práticos, nada chegará perto da saudabilidade das refeições com alimentos de verdade; no entanto, quando bem administrados, os shakes podem facilitar a sua rotina e te manter nos trilhos em situações que facilmente seria mais fácil pedir uma pizza do que fazer uma janta saudável, por exemplo. Resumindo, shake é uma das opções do leque, mas não deve ser a base da sua rotina.
O ideal mesmo é consultar um nutricionista para entender as complexidades do seu organismo e criar um plano alimentar que melhor se encaixa no seu dia a dia, sempre tentando otimizar o objetivo do emagrecimento de forma saudável.
Ah, e o melhor: dá pra fazer refeições saudabilíssimas com a mesma praticidade (se não maior) de um shake. A Liv Up tá aqui para você! Nosso cardápio tem mais de 150 receitas de refeições congeladas e saudáveis, entre proteínas, carboidratos e vegetais. Além disso, você recebe na sua casa e basta alguns minutos no microondas pra consumir seu almoço ou jantar.