Alimentação Saudável

6 dicas para oferecer um lanche escolar saudável

outubro 30, 2019

Uma das maiores preocupações dos pais é a alimentação dos filhos. Afinal, comer bem é importante para um bom desenvolvimento dos pequenos. Pensando nisso, você sabe como fazer um lanche escolar saudável?

Em casa, debaixo dos nossos olhos, já é difícil fazer as crianças se alimentarem corretamente, imagine longe, como na escola? Por isso, além de cuidar do valor nutricional da merenda, é preciso fazer com que os baixinhos tenham vontade de comê-la. Parece missão impossível?

Não é não. Fique tranquilo, pois neste post trouxemos algumas dicas bem bacanas, que vão facilitar a sua rotina e garantir um lanche escolar saudável e gostoso. Bora saber quais são?

1. Coloque todos os grupos de alimentos

O objetivo principal da merenda na escola é nutrir e não apenas matar a fome. Sendo assim, devemos nos preocupar em colocar todos os nutrientes na lancheira das crianças. Carboidratos, proteínas e gorduras boas, além de vitaminas, minerais e fibras são fundamentais. Olha só alguns exemplos de lanches.

  • pão integral com queijo branco, uvas e algumas castanhas;
  • salada de frutas com granola e iogurte;
  • biscoito integral com requeijão, maçã e um punhado de nozes;
  • bolo de cenoura integral, leite com chocolate 70% e morangos.

As 4 combinações são muito saborosas e fornecem todos os grupos alimentares. Como se pode notar, damos preferência pra frutas ao suco porque, além de manter as propriedades, traz mais saciedade. Contudo, não há nada que impeça colocar um suco natural fresquinho na garrafa térmica, ok?

Uma sugestão bacana são os sucos da Liv Up, você conhece? Eles são prensados a frio, o que garante o máximo dos nutrientes das frutas. Vêm em garrafas de 250 ml e são uma delícia!

2. Considere o gosto dos pequenos

Na hora de montar uma lancheira bem apetitosa, não se esqueça de considerar a preferência da criança. De nada vai adiantar mandar uma pera, por exemplo, se o pequeno não vai comer, concorda? Contudo, o que fazer se seu filho não come nada de frutas, verduras e legumes?

O ideal é conscientizá-lo de que existem situações que precisamos fazer mesmo sem curtir muito e a alimentação entra nessa condição. Explique que os alimentos saudáveis fazem bem pra saúde, por isso é preciso comê-los. A partir daí, façam acordos dos itens nutritivos que a criança prefere levar pra escola.

3. Deixe a lancheira atrativa

Não há como negar, o divertido chama muita atenção da criançada. Aliás, dizem que comemos primeiro com os olhos, não é mesmo? Dessa maneira, uma lancheira bonita e colorida desperta o interesse dos baixinhos pelas comidas saudáveis.

Aposte em cortadores de diversos formatos — como bichinhos, flores e estrelas —, potes de personagens, combinações de frutas em tons vibrantes e tudo o que deixar os olhos brilhando e a barriga roncando de vontade de comer. Para os maiores, deixe bilhetes. Assim eles se dão conta que o lanche foi preparado com muito carinho e comem com mais prazer.

4. Ofereça alimentos saudáveis

A gente tem uma ideia de lanche escolar com sanduíches, biscoitos, bolos e salgadinhos, mas você sabia que dá para incluir alimentos saudáveis na merenda, além das frutas e sucos? Quer alguns exemplos? Veja só:

Existe uma variedade enorme de comidas saudáveis que podem ser levadas de lanche na escola. Basta a gente abrir a cabeça e perceber que a merenda deve ser uma refeição nutritiva e completa, portanto, não precisamos nos prender a conceitos.

Quer algo ainda mais prático? Então conheça a linha de lanches escolares da Liv Up. São vários opções supersaudáveis e muito, muito gostosas para os pequenos. A hora do recreio vai ser só sucesso!

5. Evite as guloseimas

As guloseimas, como balas, pirulitos, achocolatado e sucos de caixinha, salgadinhos e chicletes, assim como bolos, biscoitos e pães cheios de açúcares, gorduras e farinha branca, não são boas opções de lanches.

Elas são consideradas calorias vazias. Isso significa que não contêm boas quantidades de vitaminas e minerais. Além do mais, as crianças podem deixar de comer alimentos saudáveis para se entupir dessas “besteiras”. Então, evite mandar esse tipo de comida no lanche da escola, ok?

6. Considere a estação do ano

Uma sopa bem quente é uma delícia, né? Entretanto, já pensou em tomá-la em pleno calor de 40 graus? Impossível. Sabendo disso, fique atento às estações do ano na hora de montar a lancheira do seu filho. Isso pode fazer a diferença na aceitação dele.

A regra é simples: em dias mais quentes coloque alimentos frescos, como frutas, sanduíches de pão integral, legumes crus, sucos e água de coco. Já em climas frios, um leite com chocolate ou café, chá de frutas, bolo integral e queijos são boas opções.

Entenda as vantagens de oferecer um lanche escolar saudável

Comer bem é essencial para ter uma boa saúde. Contudo, você sabe exatamente por que deve oferecer um lanche escolar saudável? Engana-se quem pensa que a merenda é só pra criança não ficar com fome. Na verdade, essa refeição é essencial para o aprendizado.

O cérebro precisa de nutrientes para funcionar bem e assimilar todo o conteúdo. Além disso, o que comemos ou deixamos de comer influencia na concentração e disposição.

Em qual opção você acha que a criança, ou até mesmo a gente, ficaria mais bem-disposta: depois de ingerir um pedaço de bolo de chocolate com recheio e cobertura, cheio de açúcares e gorduras, ou após se alimentar com uma salada de frutas e iogurte. A segunda, né?

Fora isso, se o pequeno sabe que o lanche da escola é alguma guloseima, vai deixar de comer o almoço caprichado que você fez e “guardar a barriga” pra merenda, entende? A criançada é danada e sabe como tentar enganar a gente.

Viu como preparar um lanche escolar saudável é mais fácil e prático do que você imaginava? Dá para montar uma lancheira super nutritiva, deliciosa e atrativa com comidas naturais que deixam os pequenos cheios de energia para encarar as tarefas da escola!

Já que você está por aqui, que tal mais algumas ideias de lanches saudáveis? Leia o nosso artigo e aprenda mais sobre essa refeição tão importante!

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