Mudando sua alimentação

Descubra como congelar frutas​ da maneira correta

setembro 4, 2019

Com a correria do dia a dia, uma boa solução para ter mais praticidade é congelar as refeições. Assim, você pode cozinhar com menos frequência, apenas uma vez por semana, por exemplo. Pode tudo: feijão, arroz, massas saudáveis, carnes, legumes etc. Mas algo que costuma levantar dúvidas é: como congelar frutas?

Será que pode mesmo? As frutas não perdem suas vitaminas? Elas ficam muito aguadas na hora de descongelar? Quanto tempo podem ser conservadas no freezer? Essas são questões comuns. Quer conhecer as respostas? Vem com a gente!

Entenda como funciona o congelamento de frutas

A primeira resposta é sim! As frutas podem ser congeladas normalmente. A única diferença é que elas têm um tempo de vida um pouco menor no freezer do que outros tipos de alimentos. Frutas vermelhas, uvas, banana, abacaxi, polpa de maracujá — vale tudo.

No entanto, elas costumam perder um pouco de sua textura natural, principalmente frutas mais macias, como a banana, o mamão e a pera d’água. Por isso, vale a pena privilegiar preparos de receitas, em vez de comê-las puras após o descongelamento. No fim do texto, você verá algumas boas ideias nesse sentido.

Quanto tempo duram as frutas congeladas?

Se o seu freezer alcança a temperatura de -18º C ou menos, a fruta dura até 90 dias (3 meses). Já se o freezer fica entre -11º C e -18º C, elas podem ficar por até 30 dias (1 mês). Para não perder esses prazos, uma ideia é etiquetar cada embalagem com a data do congelamento.

Como fazer o congelamento em casa?

O processo de congelamento caseiro é praticamente o mesmo para todos os alimentos. A grande diferença é que, aqui, você não precisa deixar o produto na geladeira até o descongelamento completo. Ou seja, pode tirar as frutas e deixá-las na temperatura ambiente, ao contrário de carnes, por exemplo.

Anote aí algumas dicas sobre como congelar frutas:

  • higienização prévia: sempre higienize as frutas pra resfriá-las. Mas atenção: espere secar muito bem antes de levá-las ao freezer, evitando a formação de cristais de gelo muito grandes;
  • porções individuais: guarde as frutas sempre porcionadas para evitar desperdício, pois o que foi descongelado não pode voltar para o freezer;
  • conservação adequada: a embalagem ideal é aquela que impede o contato com o ar e cujo material resiste às baixas temperaturas e à umidade. Por isso, aposte em marmitas de vidro, sacos de polietileno ou potes herméticos;
  • preparos saudáveis: existem opções deliciosas e que você pode fazer sem acrescentar açúcar, como smoothies, vitaminas, sorvetes naturais e sucos.

Conheça os benefícios do congelamento de frutas

Agora que você sabe como congelar frutas, confira alguns dos principais benefícios dessa prática!

Conservação da fruta por mais tempo

As frutas costumam ser muito perecíveis. O congelamento é uma ótima solução para aumentar o tempo de vida desse alimento e evitar desperdícios. Assim, você nunca mais terá que jogar fora aquela maçã que estragou na fruteira.

Manutenção dos nutrientes

O senso comum nos leva a acreditar que os alimentos congelados perdem seus nutrientes. Mas não é bem assim, principalmente no caso das frutas. Na realidade, resfriar é uma maneira de desacelerar a perda natural de vitaminas e minerais — que começa a acontecer desde que a fruta sai do pé.

Snacks saudáveis

Ter frutas congeladas é uma ótima saída para driblar a fome de um jeito mais saudável. Quando bate aquela vontade de comer doce, mas você não deixou nenhuma sobremesa saudável pronta, basta descongelar suas porções e voilà!

Otimização das compras

Saber como congelar frutas também garante uma boa otimização das compras. Afinal, você pode preparar um planejamento de cardápio para o mês todo. Assim, dá para aproveitar a promoção do hortifrúti e abastecer o freezer. Além disso, você pode economizar tempo com as idas ao supermercado.

Confira as diferenças do ultracongelamento

Se você já ouviu falar no ultracongelamento, vale a pena esclarecer que não é a mesma coisa do congelamento caseiro. O primeiro se refere a um processo muito mais rápido de resfriamento, feito com equipamentos próprios. A velocidade na queda de temperatura evita a formação de cristais de gelo dentro da estrutura do alimento.

O resultado é que a textura original é mais preservada, assim como o sabor e os nutrientes. No entanto, como a fruta contém muita água, mesmo com o ultracongelamento, ela pode ficar com a textura um pouco diferente do que teria se fosse fresca. Por isso, o congelamento caseiro já é suficiente.

Dá para fazer o ultracongelamento em casa?

Para resfriar alimentos com essa técnica, o ultracongelador é necessário. Portanto, essa técnica só é possível em cozinhas industriais ou empresas especializadas em comida congelada.

Aproveite os preparos com frutas congeladas

Abaixo, confira dicas de preparos muito simples, mas deliciosos e saudáveis, com suas frutas congeladas.

Sorbet de banana

O sorbet é um meio-termo entre o sorvete e a famosa raspadinha. Sua principal característica é não receber nenhum tipo de leite. Então, a receita é a mais simples possível: basta bater a banana congelada no processador e pronto! Fica ótima para servir com um petit gateau sem açúcar, compondo uma sobremesa deliciosa e saudável.

Smoothie de frutas com castanhas

Ingredientes:

Primeiro, coloque os ingredientes sólidos no liquidificador. Em seguida, acrescente o leite de soja e misture mais um pouco. Se quiser, adoce com um pouco de mel e está pronto o seu smoothie.

Calda de frutas silvestres

Ingredientes:

  • uma porção de frutas silvestres congeladas;
  • caldo de 1 limão fresco;
  • 1 xícara de um adoçante natural à sua escolha, como o Xylitol.

Ótima para colocar em cima de um cheesecake de ricota, essa calda também é muito simples. Pegue as porções de frutas silvestres — morango, amora, mirtilo etc. — e coloque direto do congelador pra panela com os demais ingredientes. Deixe cozinhar em fogo baixo até formar uma calda grossa e todos os pedacinhos desmancharem.

Frozen yogurt

Ingredientes:

  • uma porção da fruta congelada à sua escolha;
  • 1 copo de iogurte natural.

Deixe escorrer o soro do iogurte e, depois, leve-o para o congelador. Quando estiver resfriado, despeje o conteúdo no liquidificador com a fruta à sua escolha. Basta bater até que fique cremoso. Uma receita deliciosa e saudável pra aquela fome no meio da tarde!

Viu só como congelar frutas é uma ótima ideia? Além de facilitar a sua vida no dia a dia e garantir snacks saudáveis, você diz adeus ao desperdício. Sem contar que dá para fazer receitas incríveis com suas porções congeladas.

E você, gostou da ideia? Tem alguma dica de receita para aproveitar as frutas congeladas? Deixe um comentário no post!

Você também pode gostar

Scroll Up