mudando-saude2_ultraconge

Ultracongelamento

O que é ultracongelamento?

As técnicas de conservação de alimentos permitiram que nossa relação com a comida mudasse com o passar do tempo. Buscou-se, desde os primórdios, maneiras de manter a qualidade, sabor e textura dos alimentos por mais tempo. O avanço da tecnologia permitiu a substituição de métodos rudimentares por procedimentos mais modernos e eficientes, como o congelamento e, posteriormente, o ultracongelamento.

O ultracongelamento é uma técnica que consiste no congelamento dos alimentos da forma mais rápida possível, submetendo-os a temperaturas extremamente baixas, com o objetivo de manter as características nutricionais praticamente intactas.

 

Qual a diferença entre o congelamento comum e o ultracongelamento?

No congelamento comum, a demora do processo faz com que se formem macrocristais de gelo que podem alterar a estrutura do alimento, afetando suas características organolépticas (cor, sabor, cheiro e textura) e nutricionais.

Já no ultracongelamento, ocorre a formação de microcristais, que não rompem o tecido dos alimentos, preservando suas características. Como consequência, mantêm-se melhor o sabor, textura e cor dos alimentos, além de conservar de forma mais eficiente suas características nutricionais.

 

Quais são os benefícios do ultracongelamento?

Como as características do alimento são mantidas no processo de ultracongelamento, refeições ultracongeladas tornam-se uma opção mais que viável para quem não possui tempo para cozinhar no dia-a-dia. Além de possuir o sabor original das matérias-primas utilizadas, os produtos ultracongelados não deixam de ser nutritivos, sendo assim ótimos aliados de quem quer ter uma vida saudável mesmo na loucura do dia a dia!

Além disso, as técnicas de congelamento permitem que alimentos frescos e naturais, sem aditivos e conservantes, sejam conservados por muito mais tempo que em condições normais.

Confira nossos produtos ultracongelados =)