Mudando sua alimentação

Massas congeladas: como elas funcionam e quais os benefícios?

janeiro 23, 2019
Uma boa macarronada dificilmente não agrada um almoço ou jantar em família. Por isso, ter sempre massas congeladas, como ravioli ou nhoque, para servir às visitas é uma excelente opção.
Você pode até imaginar que o sabor ou a textura dos alimentos congelados não são os mesmos. No entanto, o ultracongelamento industrial é capaz de manter as massas como se fossem frescas.
E o melhor: com toda a praticidade de ter sempre guardada uma refeição pronta para o consumo.
Neste post, vamos falar sobre as principais vantagens dessa solução, além de dar dicas de como você pode inserir as massas congeladas no seu cardápio. Vamos lá?

Veja como sabor, saúde e praticidade podem andar juntos

Os alimentos congelados são muito mais práticos e rápidos de preparar: basta descongelar e colocar no prato.
O grande receio, no entanto, é que eles percam seus nutrientes e não contribuam em nada para o organismo. Porém, o congelamento industrial está cada vez mais eficiente nesse sentido: a tecnologia utilizada permite a manutenção do valor biológico dos produtos.
Assim, os alimentos que passam por ultracongelamento conservam seu sabor e textura originais. Saúde, praticidade e sabor são três ingredientes para uma receita de sucesso!

Conheça alguns mitos sobre as massas congeladas

Muitas pessoas deixam de consumir massas e outros produtos congelados por não conhecerem seus benefícios. Há quem diga que o congelamento compromete o sabor do alimento ou, ainda, que essa opção não é saudável.
Outro fator que leva aos receios é a dificuldade em mudar hábitos. Apesar de serem alternativas que exigem pouco trabalho ou tempo de preparo, a impressão é que você precisa de muitos processos no congelamento. Nem todo mundo sabe que é possível comprar os produtos já alocados em porções e higienizados.

Sabor

Em relação ao sabor, as massas congeladas podem ser tão deliciosas quanto aquelas preparadas na hora. Diferentemente do congelamento caseiro, o industrial é ultrarrápido, o que garante que o produto seja 100% conservado. Nem mesmo as texturas são prejudicadas.
Na hora do preparo, ao descongelar o pacote, a sensação é de que a massa é fresca. Para completar, o acompanhamento de molhos — que também podem ser congelados — levanta ainda mais o gosto. Então, basta escolher: molho de tomatepesto com espinafre ou branco com parmesão?

Saúde

Definir se uma massa é ou não saudável depende muito mais do tipo que você está consumindo e não do processo de congelamento. Tem gente que passa longe de macarrão ou nhoque por conta da farinha branca e o impacto que isso tem na geração de gorduras.
A boa notícia é que existem alternativas mais saudáveis e leves nas massas congeladas. Alguns exemplos são o macarrão integral, o nhoque de mandioquinha e o ravioli de mussarela de búfala. Além de muito gostosas, essas opções substituem a farinha branca.

Saiba onde comprar massas congeladas

Os alimentos congelados podem ser encontrados em mercados ou em casas especializadas.
Se optar pela primeira opção, saiba que você se deparará com padrões de qualidade menos exigentes. Afinal, os supermercados querem oferecer de tudo um pouco, sem o rigor e o conhecimento de quem é especialista.
Nesse caso, nem sempre você contará com as técnicas mais modernas ou terá a garantia de que não houve adição de conservantes. O ideal é procurar uma empresa com foco no consumidor e na alimentação saudável, como a Liv Up.

Confira algumas vantagens dos congelados no dia a dia

Um delicioso talharim de pupunha cairia muito bem agora, não é? Uma das maiores vantagens em investir em massas congeladas é ter sempre algum prato guardado no congelador, conservado e com sabor de fresco. Além desse, veja outros pontos positivos da tendência.

Praticidade

Se a correria do dia a dia impede que suas refeições sejam sempre saborosas, os congelados são grandes aliados. Você pode separar um dia no fim de semana para preparar o seu cardápio semanal.
Organize as massas e os acompanhamentos em porções e guarde. Depois, é só descongelar o que for consumir no dia.

Durabilidade

Às vezes, os produtos que compramos acabam estragando na geladeira ou no armário. Seja por ausência de tempo para prepará-los ou mesmo por falta de vontade de consumi-los. Um dos destaques dos congelados é que eles duram meses, podendo guarda-los sem medo. 

Menos desperdício

Outro ponto positivo das massas congeladas e de outros produtos conservados dessa forma é que eles diminuem o desperdício.
Se você se preocupa com o consumo consciente, essa é uma excelente vantagem: basta descongelar somente o que vai utilizar, evitando ter que jogar o resto fora.

Entenda como integrar as massas congeladas ao seu cardápio

Massas congeladas são ótimas opções para se ter em casa: matam a fome, agradam a diferentes paladares, são práticas e evitam o desperdício de alimentos. Para incorporá-las ao seu cardápio, basta uma simples alteração de hábitos. Veja!

Compre massas de todos os tipos

Como os produtos congelados têm alta durabilidade, não é preciso ficar com medo deles estragarem. Por isso, para ter sempre uma boa opção no congelador, compre massas diversas e armazene. Vale a pena também variar nas receitas, nos molhos e nos acompanhamentos.

Armazene em porções sob medida

Compre as massas em porções ou separe você mesmo nas quantidades ideais para o consumo.
Essa é a grande sacada para aproveitar os benefícios dos alimentos congelados: descongelar somente o que for preparar imediatamente. Isso permite que a refeição fique sempre saborosa como nova. 

Planeje o prato completo

Lembra que recomendamos fazer um cardápio semanal? Essa é uma ótima maneira de otimizar a rotina e incluir os congelados no seu dia a dia. Pense na massa principal e já deixe armazenada junto aos acompanhamentos. Esse costume vai ajudar a manter uma nutrição equilibrada.
Agora que você conhece mais sobre as massas congeladas, já tem opções deliciosas para quando tiver fome ou receber visitas inesperadas — mesmo que esteja cansado demais para cozinhar. Ah, com o recheio ou o molho certo, o sabor fica ainda mais irresistível. 
E aí, já está com água na boca? Então, conheça agora mesmo as opções de massas da Liv Up outros alimentos congelados.
 

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário

Scroll Up