Saúde do homem: 7 alimentos para cuidar do corpo e ter uma vida mais saudável

Já parou pra pensar que tem muita coisa que comemos por aí e nem nos damos conta da relevância disso para o organismo? Quando se trata da saúde do homem, por exemplo, o cuidado muitas vezes é ignorado por falta de informação adequada.
Assim como no mês de outubro há sempre campanhas em relação à prevenção do câncer de mama, em novembro chega a vez de conscientização dos homens sobre possíveis problemas de próstata. Aderir a uma boa alimentação pode proporcionar diversas vantagens ao organismo, tais como o funcionamento adequado das células, do bombeamento de sangue, dos ossos etc.
Sendo assim, com o objetivo de ajudar você a ter um estilo de vida saudável, confira 7 alimentos indispensáveis para a saúde do homem!
1. Tomate
O tomate anda lado a lado com a saúde masculina, afinal, ele tem uma substância chamada licopeno, que consegue reduzir bastante a probabilidade de câncer de próstata. Inclusive, esse é um tipo de alimento que se torna um aliado fundamental na prevenção de diversas doenças, especialmente àquelas relacionadas ao coração.
Uma curiosidade é que, assim como outras frutas que têm a pigmentação vermelha, o tomate conta com o poder antioxidante pra combater o envelhecimento precoce. Seja puro, seja acompanhado na salada, ingerir um tomate por dia pode render a longevidade que todo mundo almeja.
2. Ovo
Da linhagem dos alimentos construtores, que são aqueles com a missão de ajudar a construir o tecido muscular dos indivíduos, o ovo é um dos favoritos da alimentação dos brasileiros e tem espaço reservado em milhares de geladeiras por aí. É essencial nas refeições de quem busca aumentar o nível de proteínas no organismo, tendo em vista a abundância dessa substância nesse tipo de alimento.
Ora cozido, ora frito, comer em torno de três ovos por semana pode ser muito bom para a saúde do homem, pois é uma fonte e tanto de minerais importantes. Vale ressaltar também que dificilmente você terá uma vida de Dory do filme “Procurando Nemo”, tendo em vista que o ovo também auxilia no bom funcionamento da memória.
3. Aveia
Durante a nossa trajetória, desde a infância somos apresentados aos produtos que contêm aveia, não é verdade? Isso não aconteceu à toa, afinal, a aveia é um dos alimentos mais ricos em fibras e o seu consumo favorece bastante em relação ao funcionamento adequado do intestino.
A aveia é uma das fontes de carboidrato essenciais para o corpo, considerando que tem o aspecto de saciar a fome e ainda ajuda a minimizar os índices de colesterol ruim. Além disso, o consumo de aveia dá uma força tremenda pra combater a diabetes — o que naturalmente auxilia na questão da virilidade masculina.
4. Peixes
Nem toda gordura que ingerimos deve ser considerada ruim, pois existe o ômega 3, que não é produzido pelo corpo humano, mas é encontrado de forma ampla no organismo dos peixes. Por conta de suas propriedades, os peixes podem ajudar no combate de cânceres, doenças do coração e, até mesmo, quadros depressivos.
Pra se ter uma ideia da importância de acrescentá-los nas refeições, a ingestão de salmão, por exemplo, auxilia no estímulo do metabolismo e é um alimento saudável pra se comer até antes de dormir. Há de ressaltar também que se nutrir de peixes como sardinha, atum, tilápia, entre outros ajuda também na prevenção da temida calvície, pois são ricos em queratina e colágeno.
5. Feijão
Sabe aquele velho ditado popular que diz que precisamos comer muito arroz e feijão na vida se quisermos ser alguém importante? Pois bem, o feijão pode não ser garantia de sucesso, mas em relação à saúde você terá essa tranquilidade, tendo em vista os inúmeros benefícios presentes nessa leguminosa que não pode faltar na casa do brasileiro.
É um alimento que serve até pra gestantes, considerando o alto nível de proteínas presentes em sua composição que auxiliam no crescimento saudável do feto. Quanto aos homens, a presença de zinco como um dos principais minerais favorece muito a mobilidade de espermatozoides, produção de testosterona e prevenção do câncer de próstata.
6. Nozes
Por mais que seja um tipo de alimento muito associado às épocas natalinas, comer nozes é algo fundamental para a saúde do homem em todas os períodos do ano, pois tem um propósito muito semelhante ao da linhaça, que ajuda na parte sexual. Isso ocorre pelo fato de as nozes estimularem a circulação sanguínea na região peniana, prevenindo assim a disfunção erétil que muitos homens têm medo.
O risco de a pessoa ter diabetes também é minimizado ao colocar nozes no cardápio semanal, sendo que é um alimento que contém vitaminas e minerais que vão ao cerne do problema. Inclusive, os fitoesteróis das nozes são responsáveis por reduzirem a absorção do colesterol ruim, tirando um bom percentual de gordura do sangue e evitando assim os casos de obesidade.
7. Brócolis
Lembra daquele comercial na TV que o menininho fazia um escarcéu no supermercado pra que a mãe dele comprasse brócolis? Então, se soubéssemos antes os benefícios dessa arvorezinha, bem provável que faríamos de tudo pra comê-la nas refeições, tendo em vista que é um alimento que previne diabetes e inúmeras doenças cardíacas.
Pra quem tem um trabalho estressante e precisa utilizar técnicas de respiração, o consumo de brócolis pode facilitar nesse processo, já que é um vegetal benéfico para o pulmão. Ele é campeão de nutrientes, tido como fonte de aminoácidos, fibras e até mesmo vitamina C — uma grande conhecida das frutas e que também combate o envelhecimento.
Portanto, perceba que há uma lista incrível de alimentos que contribuem enormemente pra manter a saúde do homem em dia. Assim, é sempre importante incorporar uma rotina diária de exercícios pra se manter disposto e produtivo.
Bom, caso tenha gostado deste texto e queira ler sobre outros assuntos que sejam úteis à sua rotina, então aproveite a oportunidade e veja 8 exercícios físicos pra sair do sedentarismo hoje mesmo!
Você vai gostar de ver…

Dias quentes: o que comer no calor?
Em meio a dias quentes de verão ou climas tropicais, o corpo precisa passar por adaptações. O calor intenso pode desafiar nosso organismo a manter a temperatura interna estável, isso

Nutri responde: refrigerante sem açúcar faz mal?
Quando o assunto são os alimentos que devemos evitar na rotina, muito se fala do sorvete, do macarrão instantâneo e, é claro, dos refrigerantes – em geral, os alimentos industrializados.

Cúrcuma e benefícios: vale a pena tomar em cápsula?
Você conhece a cúrcuma? Um tempero natural com diversos benefícios científicos comprovados. Não é à toa que vira e mexe ela ganha os holofotes, seja no famoso shot ou mais