Shot da imunidade: o que é e como fazer?
Nunca se falou tanto em reforçar o sistema imunológico. Mesmo antes da pandemia da covid-19, muita gente já conhecia o famoso shot da imunidade. Mas, com a necessidade de fortalecer ainda mais as defesas do organismo, essa mistura ficou bastante popular e entrou de vez na rotina de muita gente.
Afinal de contas, o tal do shot funciona? Explicamos, a seguir, o que é essa misturinha, quais os ingredientes e também quais são os verdadeiros efeitos no seu organismo.
O que é shot da imunidade?
Em inglês, a palavra shot significa dose. Por aqui, dá nome a uma pequena bebida superconcentrada, geralmente consumida em um gole, que foi popularizada na internet por prometer benefícios à saúde. São indicadas para o consumo em jejum e contêm combinações de diversos ingredientes considerados “funcionais” – como, por exemplo, frutas e especiarias.
A composição do shot muda conforme o objetivo em questão, seja para o emagrecimento, desintoxicação ou reforçar a imunidade.
Tomar shot da imunidade realmente funciona?
Apesar da popularidade, não existem pesquisas científicas que comprovem a eficácia dos shots para a saúde, até o momento. Mas dependendo da sua composição, eles podem contribuir sim para aumentar o consumo de alguns nutrientes benéficos.
Em suma, os shots funcionam como um complemento de uma alimentação balanceada, mas não substituem a quantidade necessária de vitaminas e minerais que o nosso corpo precisa.
Ou seja, não adianta tomar shot da imunidade sem o consumo de uma alimentação equilibrada, com legumes, verduras e frutas. É seguro apenas se aliado a uma nutrição adequada, em que sejam respeitadas as necessidades individuais.
Os benefícios do shot da imunidade
Como vimos, os shots não fazem milagres, não tratam doenças nem suplementam carências nutricionais, apenas possuem ações antioxidantes, diuréticas, termogênicas e de efeito desintoxicante, de forma natural.
O correto para um melhor efeito, é tomar os shots pela manhã ao acordar, ou seja, em jejum. Com isso, há melhor absorção, digestão e metabolização dos nutrientes. Além disso, assim evita-se a interação com outras substâncias no trato gastrointestinal, maximizando os efeitos desejados.
A maioria das receitas leva suco de limão, uma fruta muito rica em vitamina C. Por isso, o shot pode ajudar a saúde digestiva, assim como contribuir para a absorção de alguns fitoquímicos — substâncias antioxidantes que ajudam a prevenir doenças.
Na fórmula, há também a cúrcuma, que é conhecida por promover ação antioxidante e termogênica, sendo um potente anti-inflamatório natural, graças a seu ativo chamado curcumina. No geral, a bebida irá oferecer propriedades antioxidantes para o seu organismo.
Como preparar o shot da imunidade?
A receita que ficou conhecida por esse nome leva apenas três ingredientes em sua composição: limão, cúrcuma e própolis verde. Anote aí como fazer seu shot em casa:
Ingredientes
1 limão inteiro;
1 colher de chá de cúrcuma;
20 gotas de própolis;
Modo de preparo
Esprema o limão em um copo pequeno. Depois, adicione as gotas de própolis e a cúrcuma. Misture bem todos os ingredientes com uma colherinha e beba tudo logo em seguida.
Existem também algumas variações da receita. Confira:
Mix de ingredientes I:
Um limão inteiro;
1 colher de chá de cúrcuma;
1 colher de chá de gengibre em pó;
10 gotas de extrato de própolis;
Modo de preparo:
Esprema o limão em um copo pequeno. Depois, adicione os demais ingredientes. Bata com um mixer ou macere, coe (se preferir) e beba a dose em seguida.
Mix de ingredientes II:
Ingredientes:
Suco de um limão;
50 ml de água;
15 gotas de própolis em álcool;
½ colher de café de cúrcuma;
1 colher de café cheia de glutamina;
½ colher de café gengibre;
Modo de preparo:
É só misturar os ingredientes, coar (se necessário) e beber na sequência.