Alimentação Saudável

6 benefícios do coco que você precisa conhecer

outubro 29, 2019

Se você é do time que só come coco em pratos especiais, como sobremesas e bolos, é melhor rever esse hábito e incluir a fruta na sua rotina alimentar. Afinal, você conhece os benefícios do coco?

Além de muito gostoso, esse alimento pode ser usado de diversas maneiras, cada uma com propriedades incríveis pra nossa saúde. Quer saber mais sobre o coco? Então continue a leitura, pois neste post a gente conta tudo pra você, confira!

Tipos de coco

Você sabia que coco é o nome dado ao fruto de qualquer palmeira? Dessa maneira, existem vários tipos de coco, como a carnaúba, o dendê, o babaçu e o coco-da-baía. Esse último é o que a gente mais consome, aquele mesmo que bebemos a água ou que ralamos a polpa pra fazer as mais diversas delícias na cozinha.

O coco-da-baía, quando está verde, tem bastante água e uma polpa fininha e gelatinosa. Já na sua forma seca, a quantidade de água é bem menor, mas em compensação, a polpa já é densa, branquinha e muito saborosa. É com essa parte que se extrai o leite e também o óleo.

Formas de usar o coco

Como sabemos, não é apenas a água e a polpa que o coco nos serve. Com a fruta, dá para fazer diversos outros alimentos, que trazem muitos benefícios. A seguir, confira os derivados do coco.

Óleo

O óleo de coco é famoso por ser considerado uma fonte de gordura boa, entre elas o ômega-9. Você pode consumi-lo nas preparações do dia a dia para refogar os alimentos ou fazer bolos, por exemplo. Há também quem coloque no café para fazer uma bebida que dá mais energia e disposição, chamada bulletproof coffee.

Leite

O leite de coco, que sempre foi muito usado na gastronomia, ganha cada vez mais o cardápio de quem se preocupa com a saúde. Ele é uma ótima opção para substituir o leite animal, principalmente por quem tem alguma restrição nesse sentido. Além do tradicional líquido, também é possível encontrá-lo em pó.

Água

Uma água de coco geladinha no verão é uma delícia, não é verdade? Ela é super refrescante, gostosa e nutritiva. Entre os seus principais nutrientes estão vitaminas e minerais com poderes antioxidantes. Já experimentou trocar a água comum pela de coco nos seus sucos? Fica incrível!

Açúcar

O açúcar de coco não é feito exatamente da fruta, mas do coqueiro. A planta solta uma seiva que se cristaliza quando seca, resultando em um pó de sabor doce. A vantagem dele é ser mais saudável que o açúcar comum, pois a glicose é absorvida mais lentamente, o que é benéfico para a saúde. Bom, né? Dá pra fazer doces, bolos, biscoitos, sobremesas e até mesmo adoçar o cafezinho.

Polpa

A polpa já foi muito temida por conter grande quantidade de lipídeos. No entanto, hoje já sabemos que essas gorduras são do bem. Ela também é rica em fibras, vitaminas e minerais, além de ser deliciosa, né? O coco é usado tanto em pratos doces quanto salgados e pertence à gastronomia de vários países, como Índia e até mesmo a nossa, principalmente da região nordeste.

Farinha

A farinha de coco é feita a partir do bagaço que sobra depois de extrair o leite da polpa. Ela é rica em fibras e quase não tem carboidratos. Pode ser usada pra fazer bolos, pães, tortas e biscoitos. Como não tem glúten, é uma opção pra substituição da farinha de trigo em algumas receitas.

Benefícios do coco

Bom, agora que você já sabe todas as variedades de alimento que apenas um fruto traz, que tal conhecer os benefícios do coco? Acredite que são muitos, olha só!

1. Fonte de gordura boa

A gordura do coco é composta por ácidos graxos muito importantes pra saúde. Se combinada com uma alimentação saudável, ela ajuda a proteger o coração e tem ação anti-inflamatória. Além disso, auxilia a manter o peso corporal adequado.

2. Rico em fibras

As fibras alimentares são muito importantes para o corpo. São elas que regulam o funcionamento do intestino, melhoram a flora bacteriana e reduzem a absorção de gorduras e açúcares. A polpa do coco é riquíssima nesse nutriente tão necessário para o organismo.

3. Dá saciedade

Por conta da presença de gorduras e de fibras, o coco dá maior sensação de saciedade e por mais tempo. O bom é que isso ajuda a controlar a quantidade de alimentos que comemos pra não extrapolar, sabe? Sendo assim, lascas de coco e o leite de coco se tornam lanchinhos incríveis para aquelas horas em que a fome aperta.

4. Contém antioxidantes

Os antioxidantes são responsáveis por combater os radicais livres, que por sua vez são substâncias resultantes do nosso próprio metabolismo. O problema é que em grande quantidade os radicais livres oxidam as células, gerando o envelhecimento precoce e outros problemas de saúde. Dessa maneira, os flavonoides presentes do coco são grandes aliados na manutenção de um organismo mais saudável.

5. Auxilia na saúde bucal

O óleo de coco é um potente bactericida, por isso pode ser usado na higiene bucal pra prevenir cáries, placas bacterianas e gengivites. Depois de escovar os dentes, basta bochechar um pouco do óleo por alguns minutos e jogá-lo fora. Lembre-se de nunca engolir esse óleo, ok? Não é um benefício ligado à ingestão do coco, mas não deixa de ser muito bom para a saúde, né?

6. Melhora o sistema imunológico

Você fica resfriado constantemente? Saiba que isso pode ser a sua imunidade que está baixa. O coco pode ajudar nessa questão, pois contém substâncias que combatem vírus, fungos e bactérias, além de ser um ótimo anti-inflamatório. Tudo isso ajuda a defesa do seu organismo a enfrentar os problemas.

Viu como os benefícios do coco são ótimos pra saúde? A fruta não é apenas gostosa e versátil na culinária, a água contém nutrientes importantíssimos, já a polpa gera derivados igualmente bons para o organismo. Lembrando de que o exagero nunca é bacana, hein? O consumo deve ser equilibrado, fazendo parte de uma alimentação saudável.

E aí, que tal incluir o coco de maneiras deliciosas no seu cardápio? Acesse o site da Liv Up e conheças os nossos pratos, lanches e sobremesas que levam a fruta. Aproveite e veja todas as nossas opções!

You Might Also Like

Vamos conversar?

Entre por uma das redes sociais ao lado para comentar!
Scroll Up