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Como evitar o estresse: 5 segredos que você precisa conhecer

agosto 7, 2018
O estresse é uma programação do cérebro que ativa todo o corpo para responder de forma imediata (e muitas vezes instintiva) a situações de ameaça real. Ele impede que tomemos decisões racionais e ponderadas, o que aumenta as chances de erro. Você já passou por situações como essa?
No mundo ideal, ele deveria acontecer em poucas situações, como um visitante eventual. Mas, na prática, se tornou um companheiro de vida. Se você quer entender a como evitar o estresse, este texto foi feito para você! Veja agora como quebrar esse ciclo.

1. Tenha consciência sobre o seu próprio estado mental

O primeiro passo para sair desse ciclo é tomar consciência que ele existe. Isto é, entender quais são os motivos que o levam a acreditar que está em uma situação ameaçadora, e desconstruí-los.
Procure se perguntar: o prazo para aquele projeto é realmente apertado? A demanda é grande demais para ser assumida por apenas um colaborador da equipe? Com as respostas em mãos, procure formas de driblar a pressão e, se necessário, busque ajuda dentro da sua equipe de trabalho.

2. Evite o estresse praticando exercícios físicos

A prática de exercícios físicos tem um grande impacto na forma com que o seu corpo reage às situações de pressão. Isso porque eles liberam uma série de hormônios que fortalecem o seu cérebro e o ajudam a diminuir o impacto das substâncias produzidas durante os momentos de estresse.
Além disso, durante a atividade física, você poderá exercitar a sua concentração, que impacta na capacidade de focar no trabalho posteriormente, e esvaziar o cérebro, o que permite que as ideias fluam mais facilmente depois.

3. Consuma alimentos que ajudam a aliviar a tensão

Cientistas de todo o mundo descobriram que existem algumas substâncias que facilitam o trabalho do cérebro, da mesma forma que os exercícios físicos. Todas elas repõem nutrientes que o seu corpo perde quando está muito ansioso.
Para vitaminas do complexo B e C, consuma brócolis, acelga, alface e chicória. Para repor o cálcio perdido, adicione leite e derivados a sua alimentação. Também é importante retirar do cardápio aqueles alimentos muito estimulantes, como a cafeína, presente no café e nos chás pretos. Além dos doces, que provocam um pico de energia muito grande num curto espaço de tempo, seguido por um período de baixa extrema de energia.

4. Tenha boas noites de sono

É durante o sono que o cérebro descansa e reforça as conexões mentais feitas durante o dia. Justamente por isso que, quando não dormimos bem, a memória e a produtividade são afetadas profundamente. Quem nunca se sentiu incapaz de trabalhar depois de uma noite mal dormida?
Por isso, o ideal é que você mantenha uma constância nas horas de sono. Mas, principalmente, que elas tenham qualidade para que você consiga descansar propriamente. E não se engane: trabalhar até a madrugada não ajuda a alcançar resultados. Quanto melhor você dormir, mais produtivo será no dia seguinte!

5. Faça gestão do seu tempo para diminuir o estresse

Pare para pensar nos motivos que o levam ao estresse todos os dias. É muito provável que, ao fazer uma lista mental, você tenha identificado problemas na agenda, demandas com prazo curto e aquela vontade de que o dia tivesse mais que 24 horas. O segredo sobre como evitar o estresse é manter um plano de gestão do tempo
Procure entender quanto tempo cada tarefa toma, quais são os fatores que te fazem perder o foco e como otimizar cada uma das suas funções. Uma boa dica para não perder o controle é reservar algumas horas semanais para aqueles problemas inesperados. Caso eles não aconteçam, você poderá adiantar algum trabalho e ganhar tempo no dia seguinte.
Se você não sabia como evitar o estresse, essas 5 dicas são o segredo para que você saia do ciclo de ansiedade. Acima de tudo, respeite os limites do seu corpo, alimente-se bem, faça exercícios físicos e descanse. Lembre-se que uma mente no lugar é muito mais produtiva!
Quer se aprofundar no assunto? Veja uma lista com os alimentos perfeitos para combater o estresse.

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