Bem-estar

Meditação: conheça os benefícios para quem pratica

dezembro 5, 2019
Meditação

Muito se fala sobre as maravilhas que meditar com frequência traz para as pessoas. Quer diminuir a ansiedade? Se tornar uma pessoa mais focada? Ou então quer conseguir não perder a cabeça em situações de estresse? Se sim, você com certeza já teve alguém dizendo: “faz meditação!”. Mas, ela é assim tão positiva e importante?

Além de favorecer a saúde mental, física e emocional, a meditação traz soluções para a prevenção e o tratamento de diversas doenças. Não é à toa que atletas de alta performance são adeptos ao exercício.

Afinal, o que é meditação?

Não se sabe ao certo a origem da meditação, mas ela é uma prática que existe há séculos no Oriente. Para definir especificamente, diz-se que ela corresponde a um conjunto de técnicas que visam atingir níveis avançados de concentração. Por isso, não existe apenas uma forma de se meditar. O que é comum em todos os que a praticam é a busca pela concentração, autoconhecimento e pela elevação da mente humana.

Fazendo uma analogia simples, a meditação é como malhar o cérebro. Ela reduz a ansiedade, melhora a concentração e ajuda em qualquer esporte que você pratique. Um estudo de pesquisadores da Universidade de Miami concluiu que meditar por alguns minutos todos os dias ajuda atletas a suportarem melhor horas de treinamentos exaustivos. Nela, mostrou-se que apenas 12 minutos de meditação já serviram para que os atletas tivessem um humor melhor, maior atenção e menor estresse pré-competição.

Tem jeito certo de meditar?

Uma vez que existem muitas técnicas de meditação, também são várias as formas de se meditar. Você já deve ter visto o método em que a pessoa se posiciona sentada no chão, com as pernas cruzadas e as solas dos pés virados para cima; esse é o modelo lótus. Mas, é possível também meditar sentado em uma cadeira, em pé e até mesmo em movimento.

O que não varia, independente da posição, é o foco na respiração, já que é ela que auxilia a melhorar diversas funções do corpo. A duração da prática meditativa também varia bastante. Existem exercícios que podem ser feitos em poucos minutos e, outros, que podem durar horas.

O melhor conselho que podemos dar é: pratique, só assim você saberá como, de fato, achar o melhor formato para a sua meditação.

Quais os benefícios para quem pratica a meditação?

A meditação auxilia, e muito, no bem-estar físico e mental, porque promove o relaxamento. Além disso, seu foco na respiração contribuiu para o melhoramento do sistema respiratório e circulatório do indivíduo.

Muitas vezes, a meditação funciona como ferramenta para controlar ou até mesmo eliminar a ansiedade e o estresse. O exercício repetitivo ensina a mente a ter foco no presente. E isso contribui muito para a concentração, desenvolvendo um foco mais intenso para as coisas que realmente importam ou que precisam ser feitas. Assim, a ansiedade acaba perdendo espaço no emocional e você consegue lidar melhor com o que precisa fazer agora.

Tudo isso só é possível porque a meditação une em um posicionamento filosófico a junção entre corpo e mente. Trabalhar esses dois campos é fundamental para o autoconhecimento e aumento da autoestima.

Diante deste cenário, muitas pessoas têm aproveitado estes minutos preciosos para combater problemas de saúde e até mesmo transtornos e depressões.

Meditar é para todos

Não pense que meditar é um exercício apenas para atletas. Pelo contrário, os benefícios da meditação atingem todos.

Além do mergulho a si mesmo e do autoconhecimento adquirido, a meditação é uma solução recorrente para suportar a correria do dia a dia, desenvolver sua criatividade, raciocínio lógico e memorização.

Em tempos de estresse e correria, a meditação entrou como uma boa prática que deve ser adotada pela maior quantidade de pessoas.

Não hesite, experimente!

You Might Also Like

Vamos conversar?

Entre por uma das redes sociais ao lado para comentar!
Scroll Up