Mudando sua rotina

Como se autoconhecer: descubra as 6 formas mais eficientes

fevereiro 13, 2019

Em meio a tantas tarefas, preocupações e estímulos do dia a dia, às vezes deixamos de ouvir nossa voz interna. Nessas horas, pensar em como se autoconhecer é algo que se torna fundamental para compreender as próprias habilidades, motivações, valores e emoções.

autoconhecimento é considerado uma forma de entender a própria mente, bem como seus sentimentos, vontades e padrões comportamentais.

Quem busca exercitá-lo reflete esse cuidado em diversos aspectos de sua vida. Na concentração, na forma pela qual se relaciona com as outras pessoas e na compreensão da própria personalidade.

Autoconhecer-se, afinal, ajuda você a obter desenvolvimento pessoal, definir metas e assumir o protagonismo de sua vida e de quem deseja ser no mundo, para si e para os outros.

Quer saber mais sobre o tema? Então descubra a seguir as 6 formas mais eficientes de como se autoconhecer.

1. Invista em técnicas que inspiram foco e concentração

Entrar em contato consigo mesmo pode ser desafiador, mas a prática se torna um pouco mais fácil quando é guiada. Seja por um especialista ou simplesmente por uma técnica, como o yoga e a meditação.

Yoga

No primeiro caso, a prática indiana dá a quem recorre a ela uma oportunidade de estar presente e se conectar ao seu corpo físico e à mente. A partir dos pranas, por exemplo, que envolvem exercícios de respiração profunda, o autoconhecimento vem de forma calma, ao ritmo de quem o procura.

Já os asanas, posturas e movimentos executados por yoginis, complementam a conexão com seu interior. Além disso, ajudam a ter domínio e compreensão sobre aquilo de que o corpo precisa no momento. Sempre com muita gentileza.

Meditação

Na meditação, cada vez mais popular, a ideia é atingir um estado de atenção plena, com grande contemplação mental.  Pode ser praticada em casa, com o auxílio de vídeos e aplicativos. A dica é escolher uma técnica que funcione para você e exercitá-la.

É comum que pareça difícil no começo, visto que estamos sempre conectados e estimulados. Aos poucos, todavia, a mente se acalma e aproxima a pessoa de como se autoconhecer.

2. Cuide da sua alimentação

Ter uma alimentação de qualidade é um reflexo de cada atitude e escolha tomada no dia a dia. Desde a montagem de um prato saudável ao cuidado com cada produto e ingrediente levado para casa, o organismo agradece.

Sadio, sem inflamações e aliado ao hábito de mindful eatingna qual se busca comer com total atenção ao ato, o autoconhecimento é facilitado.

O corpo é o lar de cada um. Sua integridade, dessa forma, está diretamente relacionada à integridade da mente e, como consequência, ao autoconhecimento. Para isso, prefira sempre verduras, frutas, legumes e alimentos minimamente processados.

Se tiver pouco tempo para preparar seus pratos, aposte em empresas que ofereçam opções saudáveis, como refeições congeladas e lanches nas quantidades certas, feitos de ingredientes naturais.

3. Conheça seus limites e desenvolva resiliência

Ter uma meta e se esforçar para atingi-la é muito benéfico e motivacional. Pode ser que no meio do caminho, ainda assim, surjam empecilhos.

Às vezes, até algo do dia a dia que você sempre faz é dificultado por algum motivo. Sabe aquela repetição da musculação em que o corpo simplesmente falha e não consegue continuar? É uma boa metáfora.

Em uma tarefa que não faz bem a você, em um relacionamento conturbado, em um emprego que não faz mais sentido… Seja por uma limitação sua ou por algum fator externo, é importante reconhecer até onde é possível avançar — e, claro, onde é necessário parar.

Seja resiliente

Quase tudo na vida é transitório, o que não é necessariamente ruim. O essencial, nesse caso, é que você saiba como se adaptar às mudanças, além de aprender com elas.

Podemos passar por transformações sem que tenhamos de nos desvincular de nossa essência e do que é relevante em nossas vidas. Basta exercitar essa habilidade para também compreender como se autoconhecer.

4. Procure coisas novas

O novo nos desafia e nos tira de nossa zona de conforto. Sempre que possível, envolva-se em novas atividades, experimente sabores diferentes, mude seus caminhos, aprimore suas técnicas. Até a produtividade no trabalho tende a melhorar!

Desde um molho diferente na salada da marmita de todos os dias à matrícula em uma aula de dança de salão. O que vale é experimentar e entender um pouquinho mais sobre seus gostos e habilidades — assim como perceber que em outras coisas você pode não ser tão bom assim.

Ter curiosidade, buscar informações e ler mais livros também se encaixam nessa dica. O autoconhecimento, afinal, é um caminho em expansão.

5. Reserve um tempo para si mesmo

Estar cercado daqueles que amamos é ótimo para nosso humor, autoestima e saúde. Estar sozinho, entretanto, é igualmente importante e ainda é a melhor estratégia de como se autoconhecer.

A cada dia, reserve um tempinho, por menor que seja, para fazer atividades individuais. Saia para uma corrida no parque, vá ao supermercado ou simplesmente se sente em algum lugar confortável. Concentre-se em si mesmo, evite estímulos externos.

Quem é você nesse momento? Como se sente? O que proporciona felicidade ao seu espírito? O que inquieta você? Como trabalhar para modificar isso? Quais gatilhos seus levam a determinadas ações? Quem é você consigo mesmo e perante os outros? Vale a pena entender melhor.

6. Busque orientação de um psicólogo

A psicoterapia é uma excelente técnica de promoção do autoconhecimento. Orientado por um psicólogo, cada indivíduo consegue compreender quem é. A partir de um olhar externo atento, que investiga passado, presente e anseios diante do futuro, você emerge em sua intimidade.

Somente com auxílio de um profissional capacitado é possível se consultar e interpretar minuciosamente o que cada traço de sua personalidade revela.

O autoconhecimento, não à toa, é um dos melhores caminhos para ter sucesso nas escolhas da vida. Seja nos relacionamentos, na carreira ou no estilo de viver que cada um adota para si.

Além de ter bons hábitos, uma alimentação saudável, dormir bem e estar cercado de pessoas queridas, é imprescindível que você saiba como se autoconhecer. Assim, a felicidade, além de mais clara, também pode ser vista de uma perspectiva realista.

E aí, gostou das nossas dicas e tem alguma experiência de autoconhecimento que deseja compartilhar? Então deixe seu comentário abaixo!

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário

Scroll Up