Mudando sua rotina

Veja 5 dias para aumentar a sua produtividade no trabalho

dezembro 26, 2018
Está tendo problemas com a produtividade no trabalho? De fato, quando não conseguimos alcançar o rendimento que havíamos planejado nos deparamos com uma situação péssima.
Broncas dos superiores, frustração da equipe e, principalmente, decepção consigo mesmo são algumas das consequências negativas de um desempenho que deixa a desejar.
Mas temos uma boa notícia: algumas mudanças de hábitos fazem bastante diferença na produtividade. A receita é não procrastinar, organizar-se, ter uma alimentação saudável, praticar exercícios e ter qualidade de sono. Esse conjunto de ações faz parte de uma vida mais equilibrada e influencia diretamente o rendimento profissional.
Então, continue a leitura e veja como fazer mudanças certeiras no seu cotidiano para alcançar bons resultados!

1. Abandone o hábito da procrastinação

Sabe aquela velha história de deixar tudo para depois? Essa é a famosa procrastinação, uma das maiores culpadas da perda de produtividade no trabalho. Aliás, na vida! Os procrastinadores são campeões em não chegar a lugar nenhum. Por isso, abandonar esse hábito é um importante passo.
No começo, será bem difícil abolir de vez os “amanhã eu faço!”. O costume de procrastinar é muito confortável e funciona como uma bola de neve. Primeiro, você adia uma tarefa porque foi checar algumas mensagens. Em seguida, deixa um compromisso para depois porque precisa resolver a pendência anterior. No fim das contas, nada é concluído.

Há um momento certo para tudo

Para eliminar a procrastinação do seu dia a dia, saiba que há um momento certo para tudo. Elabore uma rotina detalhada, com hora para trabalhar, para ter refeições equilibradas e até para ficar apenas navegando pelas redes sociais. O mais importante: respeite as delimitações de horários.

Nada de adiar afazeres importantes

Outra prática relevante é jamais adiar afazeres importantes, ou mesmo os corriqueiros: se precisa fazer, faça já! Já ouviu a famosa frase que diz “para que deixar para amanhã o que eu posso fazer hoje”? A pessoa que disse isso certamente tinha alta produtividade no trabalho.

2. Seja bastante organizado

A não ser que você seja um daqueles gênios com cabelos desgrenhados e tão brilhantes quanto bagunceiros, conte com a organização! De papéis, equipamentos, prazos, tarefas, pensamentos etc. Ser produtivo e ser organizado são duas características que andam de mãos dadas.
Basta refletir: quando você acorda sem ter planejado seu dia, provavelmente demora mais tempo na cama passeando por pensamentos infrutíferos. Além disso, demora para sair de casa, passa mais tempo no celular etc. Quando organiza a rotina, já levanta pensando em tudo o que precisa ser feito e em como distribuirá o tempo.

Planejamento é a palavra-chave

Para ser mais organizado, o planejamento é a palavra-chave. Definir objetivos, programações e prazos é de grande ajuda para evitar estresses e falhas de desempenho. Por isso, é interessante planejar seu próximo dia em detalhes ainda na noite anterior.

Prioridades são importantes

A definição de prioridades também é essencial. O hábito de organizar a execução de tarefas por ordem de urgência é fundamental para a gestão do tempo. Assim, você não corre o risco de deixar para depois justamente o que mais contribuiria com a sua produtividade no trabalho.

3. Alimente-se de forma saudável

Sabia que a deficiência de alguns nutrientes atrapalha diretamente a produtividade? Além de refeições desbalanceadas, uma ingestão calórica inadequada (para mais ou para menos) é causadora de falta de ânimo e de foco. Como consequência, isso contribui para diminuir o rendimento profissional.
Com a correria dos dias atuais, é comum deixar de lado os cuidados com a alimentação e render-se a fast-foods ou, até mesmo, jejum por longas horas. Para melhorar esse aspecto, temos uma dica de ouro: elabore um cardápio semanal, com uma distribuição de alimentos mais equilibrada.

Praticidade é tudo

Para nunca mais colocar a culpa da alimentação inadequada na falta de tempo, também é legal investir em soluções práticas. Sempre tenha por perto uma opção de snack saudável, como frutas e amêndoas. Além disso, vale a pena contar com pratos congelados no dia a dia.

Alimentos bem-vindos

Para completar, escolha alimentos que dão bastante energia, como mix de castanhas ou grão-de-bico. Já outros ajudam a ter mais produtividade no trabalho porque estimulam a memória e a concentração. É o caso dos cereais integrais e das folhas verdes, como o espinafre.

4. Realize exercícios físicos

Mesmo que você tenha pouco tempo para se exercitar, procure adicionar alguma atividade física na sua rotina. Além de serem muito benéficos para a saúde do corpo, os exercícios promovem a sensação de bem-estar e contribuem com o equilíbrio da mente.
Eles têm tanto a ver com a condição emocional que podem, até mesmo, auxiliar pacientes com depressão e outros transtornos psicológicos. Isso acontece porque a atividade física promove a liberação de hormônios que atuam diretamente no cérebro.

Disposição lá em cima

Um dos maiores benefícios do exercício físico é o aumento da disposição, essencial para uma boa produtividade no trabalho. Uma pessoa fisicamente ativa tem mais aptidão cardiorrespiratória e muscular, além de ter uma maior quantidade de endorfina circulando — o hormônio do bem-estar.

Mais autoestima

Além disso, superar os limites físicos e fazer as pazes com o próprio corpo ajuda na autoestima. O resultado é mais confiança e bom humor, duas características que ajudam muito no desempenho profissional. Então, saia do sedentarismo! Meia hora de exercícios diariamente já trará resultados.

5. Durma bem

Boas noites de sono são grandes aliadas do equilíbrio emocional que, por sua vez, interfere diretamente na produtividade no trabalho. A principal função do descanso noturno é recuperar as energias — do corpo e da mente. Sem um sono adequado, é comum haver acúmulo de cansaço.
Assim, a pessoa começa a ter déficit de memória, mau humor, estresse, dificuldade de concentração e outras consequências negativas. Até o sistema imunológico é afetado, então, é normal que problemas de saúde comecem a surgir com mais frequência. Para manter a produtividade em dia, durma bem!

Sono durável, contínuo e profundo

Para que seu sono seja saudável, ele precisa de três elementos: duração, continuidade e profundidade. Adultos geralmente necessitam dormir cerca de 7 a 9 horas por dia. No entanto, um sono que é interrompido muitas vezes ou que sofre interferência facilmente não promove a recuperação de energias.

Hábitos de sono corretos

Para conseguir as três características que citamos, você precisa de uma rotina de sono bem definida. O ser humano funciona como um relógio — já reparou como costumamos acordar sempre no mesmo horário no meio da noite? Então, deite-se na hora programada e longe de estímulos.
Viu só como não é nenhuma fórmula mágica? Essas dicas fazem parte de um estilo de vida mais saudável e focado. Para terminar, lembre-se do autocuidado e da disciplina pessoal para manter a produtividade no trabalho em dia. Afinal, você é quem mais ganha com a melhora do seu desempenho profissional.
Sabia que o blog da Liv Up é recheado de dicas para o dia a dia? Então, assine nossa newsletter! Pode deixar que a gente avisa sempre que tiver um conteúdo novo!
 

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário

Scroll Up