Mudando sua alimentação

Frutas de outono: por que consumir nessa estação?

maio 16, 2019

As frutas são verdadeiras guloseimas da natureza. Além de doces, suculentas e saborosas, são cheias de nutrientes que fazem bem para o organismo. No Brasil, temos o privilégio de ter essas maravilhas o ano todo, mas algumas têm épocas específicas para aparecer: é isso que configura a tal sazonalidade.

Embora as mais populares sejam comercializadas todos os meses, é importante dar preferência às frutas da estação e aproveitar todos os seus benefícios. Pra começar, essa produtividade constante está relacionada ao uso de agrotóxicos, que é dispensável se a apanha for feita na época devida. E uma frutinha colhida no tempo certo é muito mais gostosa, não é verdade?

Já que estamos na estação que antecede o inverno, trouxemos este post para contar tudo de bom que as frutas de outono trazem pra gente. Então, continue a leitura e anote as nossas dicas!

Goiaba

A goiaba ocupa um lugar de destaque entre as frutas tropicais brasileiras, pelo seu aroma, sabor e também pelo seu elevado valor nutricional. O tipo vermelho, por exemplo, contém licopeno, sabia? Ele é um pigmento que pertence à família dos carotenoides, que dá um tom vermelho-alaranjado aos alimentos e protege nossas células contra os radicais livres.

Outro antioxidante potente presente nessa fruta de outono é a vitamina C, que ajuda a prevenir a imunidade baixa. Na hora de consumir, não dispense a casca, pois é nessa parte que se concentra a pectina: uma fibra importante no controle da glicemia. Quanta coisa boa, né?

Você pode fazer sucos (experimente combiná-la com limão) ou comê-la in natura mesmo. Além disso, fica ótima em compota, geleia ou mousse, que dá para fazer usando adoçante natural xilitol (pra quem tem restrição de açúcar) ou com açúcar demerara. Viu que fruta mais versátil?

Morango

O morango é, talvez, a fruta mais democrática. Isso porque é difícil alguém dizer que não gosta dela, concorda? O seu sabor, que mistura o doce com a acidez, cai no gosto de muita gente.

Mas não se engane pelo seu tamanho e delicadeza! Ela não é só bonita e gostosa. Essa frutinha tem muito a oferecer pra nossa saúde, principalmente devido ao poder dos antioxidantes que fazem parte da sua composição. Veja:

  • combate o envelhecimento precoce;
  • melhora o sistema cardiovascular;
  • melhora a capacidade mental;
  • previne o câncer;
  • auxilia no combate às inflamações.

O morango vai bem em sucos (sozinho ou acompanhado de outras frutas), vitaminas, doces e geleias. E ainda tem pouquíssimas calorias (5 por unidade), sendo um grande aliado na perda de peso. Então aposte nessa delícia como sobremesa!

Açaí

Quem aí adora açaí? Essa fruta de outono, originária do Norte do Brasil, ganhou os corações das pessoas de todo o país. De um roxo intenso, ela oferece diversos nutrientes superimportantes para o organismo. Olha só:

  • vitaminas: A, E, D, K, B1, B2 e C;
  • minerais: cálcio, magnésio, potássio e ferro;
  • aminoácidos;
  • antioxidantes;
  • ômega-9.

Sentimos muito, mas não estamos falando daquele açaí cheio de xarope de guaraná coberto com leite condensado e leite em pó. Aqui, o assunto é a polpa in natura ou congelada, pura.

Pra usufruir dos benefícios do açaí, prefira consumi-lo sem os “adereços” açucarados. Você pode misturá-lo com outras frutas, como banana e morango, por exemplo. E ainda existe a opção do seu consumo tradicional, que é salgado, com peixe e farinha de mandioca, um prato do qual o povo do Norte se orgulha muito.

Abacate

O abacate passou de vilão da boa forma para o mocinho que ajuda na saúde do coração. Como ele conseguiu essa proeza? Bom, é que o seu alto teor de gordura corresponde ao tipo monoinsaturado — grande aliado no combate ao mau colesterol e no aumento do colesterol bom, que é protetor.

Além disso, como parte dessas gorduras boas, o abacate apresenta o famoso ômega-3: um conjunto de ácidos graxos essenciais que é anti-inflamatório e faz parte da composição do nosso cérebro, atuando na saúde mental.

Agora que você já sabe disso tudo, já pode tomar a sua vitamina de abacate ou comer o seu guacamole com tranquilidade.

Coco

Assim como o abacate, o coco é mais uma fruta absolvida do crime de fazer mal à silhueta. Antigamente, ele era restrito no plano alimentar de quem queria emagrecer por conter gordura. Hoje, já se sabe que o tipo de gordura que ele tem é do bem, auxilia na proteção do coração e até mesmo ajuda na saciedade.

Você pode consumir o coco de diversas maneiras, não somente nas suas receitas. Dá para comer em lascas ou fazer chips, que são ótimos lanches entre as refeições. Dessa fruta, também pode-se extrair o leite para substituir o de vaca, o que é muito bom pra quem tem alergia à proteína do leite de vaca (APLV) ou é intolerante à lactose.

Caqui

O caqui é uma fruta muito parecida com o tomate, inclusive pela presença do licopeno (aquele pigmento de que já falamos, lembra?). Ele é rico em vitamina C e E, além de fonte de fibras que ajudam a regular o intestino.

Embora não seja uma fruta calórica (71 calorias por porção de 100 gramas), ela tem o índice glicêmico relativamente alto. Isso significa que o açúcar dela entra muito rapidamente na corrente sanguínea, elevando a glicose. Portanto, deve ser consumida com moderação por quem tem diabetes.

Quem disse que só dá para comer caqui in natura ou em forma de suco? Apesar de não ser muito comum, existem muitas receitas com a fruta, como bolos, mousses e até molho para macarrão. É uma boa sugestão para inovar na cozinha.

Uva

Por acaso, você já ouviu falar que uma taça de vinho tinto por dia faz bem para o coração? Então, isso se dá pelo resveratrol: um antioxidante sensacional que retarda o envelhecimento e melhora o sistema cardiovascular.

Pois consumir os bagos e o suco também tem esse efeito protetor. Mas é necessário ingerir as cascas, tá bem? É que a substância se concentra nelas. Com uma infinidade de variedades de uvas, que tal experimentar todas e se deliciar?

As frutas de outono são uma ótima e deliciosa maneira de ter os  nutrientes de que o corpo precisa. De acordo com a pirâmide alimentar, uma alimentação saudável deve conter de 3 a 4 porções desse vegetal. Por isso, nada melhor do que aproveitar as frutas da estação e todos os benefícios que vêm com elas.

E aí, curtiu o nosso post? Saiba que as nossas redes sociais também estão recheadas com dicas incríveis para você! Basta seguir a gente pra conferir tudo em primeira mão, colhendo novidades diretamente da sua timeline. O que você está esperando? Estamos no FacebookInstagram e Twitter!

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário

Scroll Up