Saladas para dieta: 10 receitas deliciosas e saudáveis

Opções leves, gostosas, coloridas e saudáveis. As saladas para dieta, além de ajudarem a manter uma alimentação mais equilibrada, podem também ser variadas e fugir do óbvio, sabia? Pra te provar que dá pra comer bem com muito sabor, elencamos a seguir diversas receitas que vão te surpreender. Vem com a gente!
Saladas para dieta funcionam?
As saladas são itens super presentes quando se fala em um estilo de vida saudável, mas, apesar do que muitos pensam, não é só de salada que se baseia uma boa alimentação, viu?
É sempre bom lembrar que, assim como as pessoas são muito diferentes umas das outras, existem vários tipos de dieta conforme necessidades, focos e objetivos de cada um.
As saladas fazem sim parte da grande maioria das dietas, possuindo sua importância e papel específicos em cada uma delas, pois são grande fonte de fibras e nutrientes, contribuindo pra saciedade sem pesar no prato. Se bem preparadas, tendem a ser pobres em gorduras e passar longe de alimentos ultraprocessados.
Como elas costumam ter ingredientes cheios de benefícios, como legumes e verduras, as saladas não apenas funcionam como aliadas para diversos objetivos, como contribuem para uma alimentação saudável, bem variada e colorida. Mas vale sempre lembrar que não basta apenas comer saladas: o conjunto da sua alimentação precisa ser variado e equilibrado, trazendo todos os macronutrientes necessários (carboidratos, proteínas e gorduras).
Comentamos a respeito da introdução das saladas numa das refeições mais importantes do dia: o almoço. Dá um pulo lá no nosso post pra conferir “Por que comer salada no almoço”.
Pode comer alface à vontade na dieta?

Você nunca escutará de alguém que precisa maneirar na alface – a menos que esteja acabando e tenha mais pessoas à mesa querendo saborear sua saladinha também.
O ponto é que, assim como tudo na vida, o ideal é sempre buscar o equilíbrio, e num cenário de restrições alimentares radicais não pode ser diferente. O consumo alto de alface não possui nenhuma restrição e nem está ligado a qualquer malefício assim como o consumo de água, por exemplo. Do ponto de vista calórico, a diferença no menu é quase zero: 100g de alface correspondem a apenas 15 calorias. Ou seja, dá pra encher o prato sem medo de ser feliz!
Aliás, essa é uma boa estratégia para garantir prato cheio e saciedade mesmo quando se busca o déficit calórico (consumir menos calorias do que se gasta). Diversas hortaliças possuem baixas calorias nessa mesma porção.
Em suma, se é do seu gosto consumir uma quantidade maior de alface nas refeições, pode fazer com tranquilidade, mas não esqueça de balancear com classes de alimento complementares para deixar a sua dieta ainda mais gostosa e equilibrada.
Além disso, vale caprichar na higienização e dar preferência para a alface orgânica, que é produzida sem agrotóxicos e outras substâncias nocivas.
Como comer salada para emagrecer?
O consumo responsável e consciente de qualquer alimento é a base para uma boa rotina alimentar, principalmente se o objetivo é o emagrecimento saudável. Algumas das estratégias bem conhecidas são as saladas para dieta low carb e as saladas fitness, por exemplo, que têm esse foco bem estabelecido.
Mas, antes de mais nada, é preciso destacar que comer salada não emagrece por si só. Segundo, temos que lembrar que comer apenas salada também não é uma boa ideia. O que auxilia na perda de peso é o déficit calórico, principalmente aliado a uma rotina e exercício físico.
As refeições precisam ser completas para nutrir e dar energia ao corpo, e por isso é necessário o consumo de outros grupos de alimentos além das saladas, como proteínas, gorduras saudáveis e carboidratos.
Vale sempre lembrar que a melhor dica é sempre consultar um nutricionista. Estes são os profissionais formados e capacitados especialmente para entenderem melhor diferentes biotipos e metabolismos, analisando comportamentos, gostos pessoais, objetivos e alimentos que melhor podem impactar sua qualidade de vida por meio de uma dieta.
Dicas para fazer saladas para dieta
É fácil cair na rotina quando se trata de sabores ao fazer saladinhas no dia a dia. Por isso, indicamos a seguir algumas opções para aumentar o cardápio de saladas fáceis para fazer dieta. Anote aí essas dicas:
- Nem toda salada precisa ser crua: pensou nesse prato, e provavelmente pensou em saladas cruas para dieta. Apesar de as folhas bem fresquinhas brilharem nas refeições, dá pra variar bastante investindo em preparos com ingredientes quentes, legumes cozidos e outros elementos que dão um charme especial mesmo nos dias frios.
- Capriche num molho saudável: não adianta preparar uma salada cheinha de ingredientes nutritivos e encher de molho ultraprocessado, né? Portanto, invista em receitas de molhos para salada equilibrados.
- Faça da salada uma refeição completa: se a ideia é comê-la como prato principal, invista numa adição de proteína (frango, atum, ovo, queijo) e carboidrato (batata, croutons).
- Use e abuse da sazonalidade: uma das melhores dicas de salada para dieta tanto para a saúde quanto para o bolso é aproveitar as hortaliças, legumes e frutas da estação. Assim, você tem acesso a ingredientes fresquinhos, nutritivos e mais acessíveis.
10 opções de saladas saudáveis
Se você está procurando saladas diferentes para dieta, veio ao lugar certo! Elencamos a seguir várias opções que merecem um espaço no seu menu:
Salada de burrata
A receita do chef Jacquin leva pimentão, tomates holandeses e a cremosa burrata. E o melhor, o preparo é simples e tem um resultado incrível. Dá o play para conferir:
Ah, e se você quiser receber uma salada com burrata fresquinha pra saborear, tem uma versão com presunto cru, folhas orgânicas, damasco e parmesão da Salad Stories da Liv Up (disponível para São Paulo e Rio de Janeiro)!
Salada de frango com abacate low carb
Serve como uma refeição completa, bem gostosa e saudável – além disso, é super rápida e fácil de fazer. Confira o passo a passo a seguir:
Salada caesar
É um clássico e não é à toa: a mostarda dijon empresta seu sabor a esse mix de alface romana, aliche, queijo parmesão e muito!
Salada grega
Feita com ingredientes saborosíssimos, tem resultado colorido e uma explosão de sabores. Vai feta, azeitonas e tomate. Já bateu até fome? Vem aprender o preparo:
Salada de grão-de-bico
Proteica, gostosa e versátil, essa leguminosa faz sucesso em diversos pratos, inclusive nas saladas para dieta. Veja como seu preparo é simples:
Ah, e se você é fã deste ingrediente, vai amar conferir nosso post com outras receitas com grão-de-bico.
Salada de abobrinha
Um clássico quando se fala em saladas para dieta cetogênica, a abobrinha é um ingrediente com baixo teor de caloria, muitas fibras e um verdadeiro coringa na cozinha. Aprenda a fazer a sua com o Rodrigo Hilbert:
Salada de vagem
Um preparo simples, porém delicioso ensinado pelo chef Jacquin que vai virar figurinha carimbada no seu cardápio. Confira:
Salada de brócolis e cenoura
Não poderia faltar na lista uma ideia de salada cozida, não é? Fica pronta em minutos e traz mais colorido aos pratos do seu dia a dia, olha só:
Salada de quinoa com beterraba, abobrinha e gengibre
Tudo, menos sem graça, a receita da chef Bela Gil tem tudo que a gente ama: variedade, colorido e ingredientes fresquinhos.
Salada de rabanete com abacate
Essa combinação pode parecer inusitada, mas o resultado, você vai ver: é irresistível. Dá o play para conferir todas as dicas da Rita Lobo:
Agora não faltam opções para você criar sua salada em casa! Inclusive, se inspire em cada uma delas e faça a sua bem do seu jeitinho. Para suas combinações, a Liv Up tem proteínas, carboidratos e vegetais prontos para consumo, basta esquentar, e que vão complementar sua salada de forma bem saudável. Nossas receitas são criadas por chefs e nutricionistas, produzidas com ingredientes de verdade e temperos naturais.
Você vai gostar de ver…

Sorvete low carb: como aproveitar sem sair da dieta
No universo da nutrição e das sobremesas, o açúcar sempre foi o vilão, relegando muitas delas a uma reputação de não saudáveis. No entanto, uma revolução doce está em andamento:

30 lanches para levar para o trabalho que sustentam
É muito fácil se perder numa rotina atarefada e deixar a alimentação saudável em segundo plano, deixando de lado as refeições nutritivas e que de fato nos alimente bem. Mas

Café da manhã proteico: 15 opções pra garantir sua proteína
A proteína é fundamental para o bom funcionamento do seu organismo, assim como o carboidrato e as gorduras. É por isso que precisam fazer parte da sua alimentação diária. Além