Afinal, existe mesmo sobremesa saudável? Conheça 7 opções deliciosas!

sobremesa saudável

Quem nunca se pegou desejando uma guloseima depois do almoço? É bem comum ter vontade de doce nessa hora do dia ou à tarde. Todavia, não é sempre que a gente pode ceder a essa tentação, não é mesmo? Bom, na verdade pode sim, basta escolher uma sobremesa saudável.

Foi-se o tempo em que só as frutas eram liberadas na alimentação equilibrada. Os doces do bem estão disponíveis e o melhor: são deliciosos. Está duvidando? Então continue a leitura deste post e descubra 7 sobremesas saudáveis incríveis. Bora lá?

As sobremesas saudáveis são gostosas mesmo?

Pode parecer brincadeira, mas saiba que muitas sobremesas saudáveis são muito gostosas. Tanto que se você não souber do que se trata antes de comer, nunca desconfiaria que não é um doce cheio de açúcar. Esqueça aqueles pudins e gelatinas diets, que eram as únicas opções sem açúcar do passado – até porque eles não são saudáveis de verdade.

Hoje em dia, a gente conta com uma série de ingredientes naturais que dão sabor e nutrientes às receitas. O xilitol, por exemplo, é um tipo de adoçante que tem gosto e aparência de açúcar e é mais saudável por não causar picos de glicemia.

Chocolate 70% cacau: farinha de trigo integral; frutas frescas, secas e em geleias; castanhas, nozes e avelãs são alguns exemplos de itens supersaudáveis que fazem parte desse tipo de sobremesa. Ou seja, além de adoçar nossa alma, esses doces também fazem bem para o organismo, por conta dos seus nutrientes. Isso é ótimo, afinal, quem não curte um docinho, né?

Quais são as dicas de doces do bem?

Temos certeza que você está curioso pra conhecer essas gostosuras que tanto falamos até aqui. Fique tranquilo porque neste tópico daremos dicas para que você escolha sua sobremesa saudável deliciosa. Olha só.

1. Bolo de cenoura com chocolate

O bolo de cenoura com chocolate é paixão nacional. Quando se fala em bolos, muitos logo lembram dele. Fofinho, molhadinho e com a combinação perfeita do legume com a guloseima. Na versão do bem, a farinha de trigo é substituída pela de arroz, o óleo de soja pelo de coco, o açúcar é o demerara e o chocolate é o 70% cacau.

Assim, essa sobremesa ou lanchinho oferece mais nutrientes que o bolo tradicional e é mais magro. Sabia que até mesmo quem não pode consumir glúten vai poder se deliciar com essa maravilha? Sensacional!

2. Cheesecake de frutas vermelhas

O cheesecake é um prato americano que consiste em uma torta de queijo cremoso. Ele pode ter várias coberturas, desde geleias de frutas a calda de chocolate. Aqui, a nossa sugestão é a receita com cobertura de frutas vermelhas. Sabe aquele contraste do doce com azedinho? Então, aqui ele é incrível.

Feito de ricota e geleia de amora, morango e framboesa, a sobremesa é adoçada com xilitol, fazendo com que possa ser consumida até por quem tem restrição ao açúcar. A textura cremosa que termina no crocante da base da torta faz todo mundo que prova virar fã.

3. Tortinha integral de maçã

Só o cheiro da torta de maçã já é capaz de nos deixar com aquela vontade de comê-la. Os sabores ácidos e doces da própria fruta em uma base crocante são de deixar qualquer um com água na boca. No entanto, você se lembra de que ela é cheia de açúcar e farinha branca e fica com culpa na consciência de colocá-la na boca. Triste, né?

Agora não mais, e a gente explica! A versão integral e sem açúcar é levinha e deliciosa, ideal para a sobremesa ou a hora do lanche, em que a fome e a vontade de comer algo bem gostoso apertam.

4. Petit Gateau

Um clássico francês que ganhou o coração dos brasileiros. Esse é o Petit Gateau: um bolinho de chocolate sequinho por fora e cremoso por dentro, que é servido quente. Imagine cortar a sobremesa e se deparar com uma calda aveludada saindo dela? Delícia, não é?

Essa sobremesa sem açúcar é adoçada com xilitol e tem muito, mas muito chocolate. Dessa maneira, ela é perfeita pra comer naqueles dias em que o desejo pela gostosura de cacau grita.

5. Creme de chocolate com amendoim

Por falar em cacau, quer mais uma opção? Imagine um creme de chocolate com amendoim? A textura é bem cremosa e parece um veludo de tão macia. Na boca, é uma explosão de chocolate que termina na farofinha crocante de amendoim. Que tentação, hein? Afinal, essa dupla dinâmica faz a cabeça de qualquer pessoa, ainda mais sendo sem açúcar e com a presença de gorduras do bem da própria oleaginosa.

6. Bolinho de banana com nozes

Bolo de banana: quer algo mais brasileiro que isso? Quente e com um cafezinho passado na hora, é a melhor pedida para o lanche da tarde, mas nada impede de saboreá-lo após uma refeição equilibrada.

O melhor de tudo é que a versão saudável é adoçada por duas frutas: a própria banana e as tâmaras, o que resulta em um doce na medida, sabe? As nozes são a surpresa do bolinho, dando a crocância que é tão deliciosa.

7. Panqueca de aveia com banana e canela

Se tem um prato que é superchique no café da manhã e em qualquer horário do dia ou da noite é a panqueca no estilo americano. Alta e fofinha, ótima para consumir pura ou com alguma cobertura.

Como a ideia aqui é mostrar sobremesa saudável, a panqueca de aveia com banana e canela é a escolhida. Feita com o cereal e adoçada apenas com a fruta bem madura, ela é ótima pra saúde e pode ser consumida sozinha ou com pasta de amendoim, mel, geleia de frutas e o que a sua imaginação e fome mandarem.

Você imaginou que teria tantas opções para escolher uma sobremesa saudável e saborosa? A gente muitas vezes tem a ideia de que, por ser gostoso, não faz bem pra saúde, mas isso não é verdade. Fazendo boas substituições dos ingredientes é possível ter receitas maravilhosas.

E aí, curtiu as nossas sugestões? Sabemos que nem sempre dá pra cozinhar, né? Seja por falta de tempo ou de talento pra gastronomia, a Liv Up oferece todas essas opções congeladas e que ficam prontas em poucos minutos, que tal?

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