Yoga facial: quais são os benefícios e como fazer
O yoga é uma prática já bastante conhecida pelos seus benefícios para o corpo e a mente. Mas, o que muita gente não sabe, é que também pode proporcionar diversas benfeitorias ao rosto. É isso mesmo! Estamos falando do yoga facial, que pode ajudar a firmar a pele e a diminuir o aparecimento das rugas e linhas finas. Que tal acrescentar essa prática em sua rotina de skincare?
O que é yoga facial?
Milenar, o yoga tem seus primeiros registros datados entre 3.500 a 1.500 anos a.C. Tanto tempo depois, ainda figura entre os exercícios mais populares no mundo todo. Em suma, consiste em uma série de alongamentos e posições que ajudam a tornar corpo e mente mais saudáveis.
Já o face yoga, como também é conhecido, abrange uma combinação de massagem facial e movimentos repetitivos com a técnica oriental respiratória. Assim como o yoga tradicional é um alongamento dos músculos do corpo todo e que ajuda no seu fortalecimento e condicionamento, o yoga facial é um alongamento dos músculos da face que ajuda a tonificá-los. Bacana, né?
Mesmo sendo uma técnica com milênios de existência, só ganhou espaço entre os rituais de beleza em 2018, quando Meghan Markle revelou que o yoga facial era seu segredo de skincare. Foi assim que caiu nas graças dos usuários do TikTok e diversos vídeos que mostram a técnica e seus benefícios atingiram milhões de visualizações.
E não é à toa que a ideia de usar o yoga pra firmar o rosto vem conquistando tanto espaço nas rotinas de beleza do mundo todo. Afinal, é um hábito acessível e não invasivo, sendo uma forma natural de autocuidado. Pra isso, a técnica lança mão da combinação de expressões e automassagens feitas com os dedos que fortalecem os músculos do rosto, definem o contorno e até mesmo liberam os pontos de tensão. Por fim, esses exercícios ativam a musculatura especialmente da face e do pescoço.
Pra que serve o Yoga facial?
Com os movimentos ensinados pela técnica, há um maior estímulo da circulação do sangue na região – permitindo que mais oxigênio e nutrientes atinjam as células cutâneas. O resultado é aquilo que todo mundo deseja: uma pele com aspecto mais homogêneo, saudável, brilhante e com sinais da idade suavizados.
E tem comprovação científica: um estudo da Universidade de Medicina Northwestern Feinberg, em Chicago, demonstrou que exercitar os músculos do rosto ajuda a rejuvenescer a cútis. Essa pesquisa foi feita em um grupo de mulheres com idade entre 45 e 60 anos, que ficaram com a pele até três anos mais jovens incluindo o yoga facial na rotina. Beleza pura!
Quais os benefícios do face yoga?
Existem diversos pontos positivos ao incluir essa técnica na sua rotina de skincare. O que chama mais atenção é, sem dúvidas, seu poder de rejuvenescimento. Em suma, essa técnica trabalha os 57 músculos da face, ajudando na prevenção de rugas, marcas de expressão e flacidez, além de dar um up no contorno do rosto, proporcionando o tão sonhado efeito de lifting natural.
Então, veja algumas das principais vantagens de adotar essa prática diariamente:
- Relaxamento da face: o estresse do dia a dia causa tensão nos músculos do rosto, resultando na famosa “cara de cansaço”. O yoga facial ajuda a relaxar toda essa musculatura
- Ativa a circulação sanguínea e linfática: dessa forma, leva nutrientes pra pele, ajuda a eliminar as toxinas do organismo e drena possíveis excessos de líquidos, além de ajudar na renovação das células
- Reduz as olheiras: com a melhora da circulação sanguínea, fazendo os movimentos corretos na região abaixo dos olhos, é possível minimizar as inflamações e olheiras
- Combate o aparecimento das rugas: os movimentos do yoga facial ajudam a esticar a pele e alongar os músculos da face, suavizando a flacidez e combatendo o aparecimento das rugas
- Tem efeito terapêutico: as técnicas não só trabalham a musculatura do rosto, mas ajudam a mente a relaxar, entrando num estado semelhante ao meditativo. Por isso, promovem uma sensação de bem-estar que vai além da massagem em si.
Como fazer yoga facial?
Bom, depois de conhecer tantos benefícios, você provavelmente deve estar afim de testar o face yoga. Mas, afinal, como fazer? A boa notícia é que não tem mistério: a prática pode ser adotada por pessoas de qualquer idade, gênero ou tipo de pele. Você só vai precisar das mãos, de um espelho e de internet.
Mas antes de tudo, um adendo. Assim como os músculos do corpo, os do rosto também podem sofrer de fadiga muscular. Ou seja, nada de pegar pesado ou passar horas fazendo os exercícios. Além disso, uma boa dica é utilizar um creme hidratante ou óleo vegetal facial pra não agredir a pele.
Com isso em mente, é só dar o play nos vídeos a seguir pra ver diferentes passo a passo que você vai adorar incluir na rotina:
Mais saúde e bem-estar pra você
Gostou de saber mais sobre o yoga facial? Então vai gostar também de outras formas de autocuidado. Aqui no blog falamos mais sobre o Ho’oponopono, os benefícios do incenso e sobre como fazer seus próprios sais de banho.
Ah, e vale sempre lembrar que saúde começa de dentro pra fora. Por isso, se precisar de uma mãozinha com alimentação saudável, conte sempre com a Liv Up.