Alimentação Saudável

Carne de Jaca: o que é e como fazer

fevereiro 21, 2020
jaca louca

Você já ouviu falar em carne de jaca? Você sabia que a fruta, além de muito nutritiva, é uma excelente opção para substituição vegana da carne vermelha e frango em receitas tradicionais?

Há quem torça o nariz para fruta, mas até mesmo quem não é fã acaba se surpreendendo com o sabor e textura desse prato especial que ficou tão famoso na culinária vegana e vegetariana.

E não é para menos! Afinal, a carne de jaca fica incrível no preparo de salgados, sanduíches e até mesmo bacalhoada.

A receita é tão famosa que até mesmo quem não gosta de jaca ou não é vegetariano quer provar. Quem prova, acaba se surpreendendo. Quer saber mais sobre essa iguaria? Então, acompanhe.

O que é carne de jaca?

Primeiramente, o nome “carne” é uma referência à aparência e até mesmo à textura do prato que é muito semelhante à de uma carne desfiada. No entanto, muitos veganos e vegetarianos não gostam de fazer essa associação. Assim, preferem chamar a receita de jaca desfiada ou jaca louca.

Nomenclaturas à parte, é importante deixar claro que o prato é 100% vegano. Isso porque é feito apenas com a fruta e temperos, sem qualquer tipo de ingrediente de origem animal.

Para o preparo da carne de jaca ou jaca desfiada, é usada a fruta na fase de pré-amadurecimento, quando ainda está verde. O aroma e sabor são, portanto, neutros.

Por isso, o sabor e aroma da carne de jaca não têm nada a ver com o da fruta madura, que é forte e doce, mas sim dos temperos que são utilizados em seu preparo.

Quando cozida ou refogada, a jaca absorve o sabor dos temperos e pode ser utilizada em vários tipos de receitas salgadas, por isso, ela faz tanto sucesso e consegue agradar diferentes paladares. 

Como preparar carne de jaca?

A carne de jaca desfiada, em suma, é uma receita saborosa e suculenta que serve como recheio para várias preparações. Veja abaixo como preparar a receita básica de carne de jaca desfiada:

Ingredientes

  • 1 jaca verde de tamanho médio;
  • 3 dentes de alho picados;
  • ½ cebola ralada;
  • Suco de ½ limão;
  • 1 colher de azeite;
  • Sal e temperos a gosto.

Modo de Preparo

Em primeiro lugar, corte a jaca em pedaços, retire a casca e os caroços, deixando apenas a base mais fibrosa da fruta. É ela que dará origem a carne de jaca.

Atenção para uma dica importante. Como a seiva da fruta verde é bem grudenta e pode provocar muita sujeira, antes de cortar a fruta, passe óleo vegetal nas mãos e na faca que utilizar para o preparo. Assim, ficará mais fácil fazer a limpeza depois.

Em seguida, após cortar os pedaços, jogue a jaca na panela de pressão, cubra com água. Logo depois de pegar pressão, cozinhe por mais 15 minutos e desligue o fogo. Espere toda pressão da panela sair, escorra a jaca e espere esfriar.

Depois, com a ajuda de um garfo, desfie a fruta até ficar com a aparência de frango ou carne desfiados. Por fim, agora é só temperar.

Em uma panela ou frigideira, refogue a cebola e o alho no azeite, acrescente a jaca desfiada e deixe fritar por alguns minutos. Em seguida, adicione o suco de um limão, o sal e os temperos de sua preferência. Então, refogue por mais 3 minutos.

Agora está pronta a sua carne de jaca desfiada, mas você pode acrescentar mais sabor a sua receita e deixa-la ainda mais saborosa. Quer saber como? Adicione tomates, pimentões, azeitona, cheiro verde, por exemplo, e outros temperos de sua escolha.

Essa receita fica uma delícia para acompanhar com um arroz fresquinho ou mesmo para rechear sanduíches.

Receitas com carne de jaca

A jaca desfiada, aliás, pode dar origem a diversos pratos e ser usada como substituta de carne e frango em receitas vegetarianas. E para aguçar sua criatividade e variar seu cardápio, selecionamos algumas receitas da internet que levam carne de jaca em seu preparo. Veja:

1. Carne de jaca louca

A famosa receita de carne louca com pão francês ganha uma versão vegana, a jaca louca. Ela é ideal para servir como acompanhamento em refeições ou mesmo em sanduíches para lanche da tarde, por exemplo, festas e reunião com os amigos. Clique aqui e veja a receita ->

2. Bacalhoada de carne de jaca

Tradicional nos almoços de família, principalmente em época de páscoa, a famosa receita portuguesa, nessa versão vegana, promete surpreender o paladar de todos. Clique aqui e veja a receita ->

3. Estrogonofe de carne de jaca

Quem não gosta de estrogonofe quentinho, com arroz e batata palha, que atire a primeira pedra. E não é porque você não come carne que você precisa de privar dessa delícia, não. Aqui vai uma receita deliciosa de estrogonofe de carne de jaca que vai te surpreender. Clique aqui e veja a receita ->

4. Fricassê de carne de jaca

Tradicional da culinária portuguesa, o fricassê é sucesso garantido no almoço de família ou jantar com os amigos. Que tal então variar e surpreender a todos com essa receita feita com carne de jaca? Clique aqui e veja a receita ->

5. Carne de jaca com creme de milho

Para quem gosta de receitas práticas e saborosas vai ficar surpreso com esse prato maravilhoso feito com carne de jaca e creme de milho. É de dar água na boca. Clique aqui e veja a receita ->

6. Canja de carne de jaca

Esfriou? Que tal uma canja quentinha e nutritiva para aquecer? Essa versão de canja leva carne de jaca desfiada em seu preparo e, além de deliciosa, é 100% vegana. Clique aqui e veja a receita ->

7. Batata recheada com carne de jaca

Batata recheada é um prato que agrada gregos e troianos, na versão feita com jaca desfiada ela promete agradar vegetarianos, veganos e até quem é louco por carne. Clique aqui e veja a receita ->

8. Coxinha de carne de jaca

Bendito seja o criador dessa receita maravilhosa. Graças a carne de jaca, vegetarianos e veganos também podem degustar de uma deliciosa e suculenta coxinha, sem culpa nenhuma. Clique aqui e veja a receita ->

9. Empadão de carne de jaca

Que tal uma receita para o lanche da tarde? Esse empadão de carne de jaca é uma delícia e também uma ótima opção vegetariana para servir em festas e confraternizações. Clique aqui e veja a receita ->

10. Lasanha de carne de jaca

Essa receita também não poderia faltar em nossas sugestões. A tão amada e idolatrada lasanha também promete surpreender a todos os paladares nessa receita feita com carne de jaca. Clique aqui e veja a receita ->

Quais os benefícios da jaca?

Agora que já falamos dos sabores e delícias da carne de jaca, está na hora de falar sobre os benefícios dessa fruta para nossa saúde.

Você sabia que a jaca possui muitas propriedades nutricionais e já foi apontada como solução para o combate à fome em países pobres?

De fácil cultivo, a fruta que pode chegar até 15k e medir 30cm, tem sido estudada por pesquisadores ocidentais, como alternativa de suprimento alimentar em países que sofrem com mudanças climáticas.

De acordo com Shyamala Reddy, pesquisadora de biotecnologia da Universidade de Ciência da Agricultura, em Bangalore, na Índia, é um milagre uma fruta oferecer tantos nutrientes e calorias em uma porção. Ela reforça que com apenas 12 bulbos de jaca, uma pessoa pode passar metade do dia bem nutrido.

Rica em cálcio, potássio, fósforo, magnésio, ferro e vitamina A, B e C, a jaca também tem fitonutrientes, como lignanas, isoflavonas e saponinas, que, de acordo com a nutricionista Paola Lisboa, podem prevenir câncer de cólon e nos pulmões.

A fruta também possui uma versatilidade de consumo muito grande, desde a semente até a casca, verde ou madura. Assim, ela pode ser usada para diversos preparos de alimento. No Sri Lanka e Vietnã, por exemplo, a fruta é usada para preparo de farinha, macarrão e até sorvete.

Veja abaixo alguns dos benefícios dessa fruta:

1. Combate ao envelhecimento precoce

Primeiramente, a jaca é rica em antioxidantes. Ajuda, assim, a combater os radicais livres, doenças de pele e o envelhecimento precoce.

2. Previne doenças cardíacas e vasculares

Fonte de potássio, a fruta ajuda a diminuir a pressão arterial que causa doenças graves no coração, como derrames e ataques cardíacos, por exemplo.

3. Ajuda a regular o intestino

A jaca é rica em fibras que ajudam a regular o intestino e prevenir transtornos digestivos. Além disso, as fibras dão mais saciedade e ajudam a controlar a fome e exageros.

4. Protege os ossos e combate o envelhecimento celular

Por ser fonte de cálcio, principal nutriente da composição da estrutura óssea, a jaca ajuda a fortalecer os ossos, dentes e também o envelhecimento precoce das células.

5. Aumenta a imunidade

Rica em vitaminas e sais minerais, a fruta ajuda proteger e fortalecer o sistema imunológico, prevenindo assim o surgimento de doenças.

Viu só, quantos benefícios a jaca pode oferecer para sua saúde? O melhor de tudo é com a jaca desfiada, até mesmo quem não gosta da fruta pode se beneficiar de seus nutrientes ao incluí-la em suas refeições.

You Might Also Like

Vamos conversar?

Entre por uma das redes sociais ao lado para comentar!
Scroll Up