Mudando sua alimentação

Vegetais congelados: entenda como eles facilitam a sua rotina

janeiro 28, 2019

Entre ir à feira comprar um legume fresco e pedir um lanche, você prefere a segunda opção, não é mesmo? Não se culpe: a correria do dia a dia realmente dificulta a manutenção de uma alimentação saudável. Mas temos uma excelente dica: você já pensou em consumir vegetais congelados?

Essa alternativa nada mais é do que uma solução inovadora para driblar os problemas dos vegetais frescos na rotina. Com essa técnica, é feita uma conservação natural, sem que se percam os nutrientes e o sabor do alimento. O resultado: menos desperdício, mais praticidade e várias outras vantagens.

Bateu a curiosidade? Então continue a leitura e veja como os vegetais congelados farão toda a diferença no seu cotidiano!

A importância dos vegetais no dia a dia

Uma nutrição balanceada contém alimentos de diversos grupos nutricionais: cereais, carnes, laticínios etc. Os vegetais — incluindo folhas, flores (brócolis, couve-flor e alcachofra), tubérculos e raízes — são essenciais para equilibrar a nutrição. Eles possuem baixo valor energético, porém alto valor biológico.

Consumir vegetais nas refeições é importante para a saúde. Eles são ricos em vitaminas, sais minerais e ainda ajudam a quebrar gorduras de origem animal. Além disso, por possuírem muitas fibras, aumentam a sensação de saciedade. Com isso, você consegue evitar aqueles lanchinhos pouco saudáveis feitos fora de horário.

Os problemas com os vegetais frescos

Certamente, você não duvida dos benefícios dos vegetais para a saúde. Os problemas de inseri-los no seu cardápio semanal são outros, correto? Os produtos frescos duram pouco na geladeira, nem sempre são fáceis de encontrar e acabam esquecidos no fundo da gaveta por falta de tempo para prepará-los. Apesar de muito saudáveis, acabam sendo menos compatíveis com a nossa rotina.

Mas existe um outro lado nessa história. Podemos levar em conta as vantagens dos vegetais congelados. E já que estamos falando deles, temos uma boa notícia: alimentos que passam por técnicas de congelamento modernas conservam quase 100% de suas propriedades.

As vantagens dos vegetais congelados

Todas as características dos vegetais congelados levam a um enorme benefício em relação aos vegetais frescos: aumentam o consumo. Por serem práticos, rápidos e saborosos, você os insere em sua alimentação com muito mais frequência. Quer ver só? Conheça as principais vantagens:

Praticidade

Os vegetais congelados já vêm porcionados, cortados e higienizados. Seu único trabalho é abrir o pacote e aquecê-los para colocar no prato.

Não há nada mais convidativo do que isso, né? Dessa forma, você consegue manter uma alimentação equilibrada, mesmo que tenha muitos afazeres no dia a dia. A rotina fica ainda mais prática se, aos fins de semana, você já deixar o cardápio planejado dos próximos dias. Assim, não precisará nem perder tempo escolhendo o melhor acompanhamento.

Saúde em dia

Como dito, os vegetais fazem parte de um grupo nutricional importantíssimo para nossa saúde. Então, buscar meios de incluí-los nas refeições diárias é muito benéfico para nosso organismo. Agora, o senso comum defende que os produtos congelados perdem seu valor biológico. Isso, por sua vez, leva algumas pessoas a pensarem que eles não agregam em nada à qualidade de vida.

A verdade é que, com o avanço da tecnologia, um produto congelado perde o mínimo de nutrientes. As empresas especializadas realizam um congelamento ultrarrápido e livre de cristais de gelo — diferentemente do congelamento caseiro. Assim, não só as propriedades se mantêm, como o sabor e a textura.

Mais segurança alimentar

O congelamento é um tipo de conservação natural, por isso não depende de aditivos, corantes e afins. Dessa forma, os vegetais conservam suas propriedades naturais e são mais confiáveis.

Quando você compra hortaliças e legumes frescos em feiras ou mercados, não há 100% de certeza sobre a procedência do produto. Os vegetais podem ter contato com poluição, insetos, contaminantes etc. Por isso, exigem um cuidado redobrado na higienização antes do consumo.

Durabilidade

A durabilidade é um dos grandes destaques dos vegetais congelados. Os produtos que passam por técnicas modernas, como a de ultracongelamento + vácuo, duram muito tempo — a validade pode chegar até seis meses. Então você pode mantê-los no congelador sem medo de vê-los estragarem.

Parece sonho, mas é realidade! Mesmo que eles fiquem guardados por meses, estarão novinhos em folha na hora do consumo. E como os alimentos são descongelados somente quando você deseja, eles vão para o prato como se estivessem frescos.

Redução de desperdícios

Por fim, a última grande vantagem dos vegetais congelados (e uma das mais importantes): a redução de desperdícios. Quando você só consome alimentos frescos, acaba por ter menos controle do seu cardápio. Afinal, ou come brócolis por três refeições seguidas ou terá que jogar uma parte fora.

Isso ocorre porque os vegetais normalmente estragam rápido, mesmo quando conservados na geladeira. Congelá-los é uma ótima solução para evitar o desperdício. Você pode organizar as porções na quantidade ideal para o consumo e descongelar somente o que vai comer na hora.

Onde comprar vegetais congelados

Depois de todas essas informações, você deve estar se perguntando onde comprar produtos congelados de qualidade. Para acertar na escolha, sempre observe se os freezers dos supermercados têm temperaturas estáveis e se as embalagens são bem vedadas.

Também é possível comprar pela internet. A Liv Up, por exemplo, utiliza a técnica de ultracongelamento e garante a procedência dos alimentos. É uma start-up de alimentação saudável em porções congeladas e com foco no consumidor.

Viu só como os vegetais congelados são excelentes soluções para quem quer se alimentar com qualidade e otimizar a rotina? Ah, e o melhor: com eles, você diminuirá bastante o desperdício na sua casa, evitando jogar alimentos fora.

E aí, gostou deste post? Então aproveite para conhecer os alimentos congelados da Liv Up. Passeie pelo nosso site e descubra mil e uma combinações!

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário

Scroll Up