Mudando sua rotina

O que é retenção de líquidos e o que fazer para contornar o problema?

novembro 11, 2019
o que é retenção de liquido

Você sabe exatamente o que é retenção de líquido? Parece algo complicado, mas nada mais é que o acúmulo de fluidos no corpo deixando a gente inchado. Isso pode ocorrer por diversas razões, desde as mais simples até as mais complicadas.

Sabia que, em alguns casos, dá pra resolver esse problema em casa mesmo? Pois é, e com apenas algumas mudanças de hábitos. Ficou curioso pra entender mais em relação ao assunto e evitar pernas inchadas e com sensação de pesadas no fim do dia? Então continue a leitura.

Como saber se tenho retenção de líquidos?

Como dissemos, a retenção de líquidos é quando o corpo não consegue liberar todo o excesso de água, fazendo com que os fluidos se acumulem, principalmente em determinadas partes, como barriga, pernas, mãos e até mesmo no rosto.

Sabe quando a gente tira as meias e fica aquela marca nos tornozelos? Isso não significa necessariamente que o acessório está apertado, mas sim que você inchou ao longo do dia. Isso é muito comum em quem passa muito tempo sentado, o que desfavorece a circulação sanguínea.

Por isso, antes de se desesperar achando que ganhou uns quilinhos a mais quando a roupa aperta, faça o seguinte teste: pressione o tornozelo, bem no osso da canela, por 30 segundos e solte.

Observe a região, se a marca do seu dedo some rapidamente ou nem aparece, não é retenção de líquidos. Agora, se o local fica fundo e demora a voltar ao normal, pode crer que é inchaço mesmo. Aí, é legal tomar medidas que reduzam essa condição.

No entanto, como o inchaço pode ser sintoma de vários problemas de saúde, é sempre bom buscar ajuda profissional. Se ele vier acompanhado de outros sinais ou se mantiver por um longo período, procure um médico pra saber se está tudo bem ou se apenas uma mudança de hábitos poderá resolver seu problema.

Quais são as causas da retenção de líquidos?

Vira e mexe você aparece inchado, por que será? Em primeiro lugar, devemos reforçar que o inchaço pode ocorrer por diversos motivos. Alguns são mais simples, relacionadas ao estilo de vida mesmo.

Outros podem estar relacionados à problemas de saúde, como os que acometem o coração e os rins. Como não somos especialistas, focaremos então nas causas triviais, aquelas que não envolvem um fator mais sério, ok?

Algumas causas hormonais podem ter ligação com a gravidez e a menstruação. Na primeira, é bem notória a retenção de líquidos nos últimos meses de gestação, o que contribui para as pernas cansadas. Já a segunda é a razão pela qual a barriga fica inchada e o peso aumenta em até 2kg alguns dias antes da menstruação vir.

Daí você pode estar se perguntando: sou homem, como tenho retenção hídrica? Os maus hábitos alimentares e o sedentarismo também são grandes contribuintes para o inchaço. Não é à toa que nos primeiros dias de boa alimentação e de atividades físicas, as pessoas perdem mais peso. Boa parte é de excesso de água que vai embora.

Colocar muito sal na comida, consumir alimentos industrializados cheios de corantes, conservantes e todos os aditivos químicos “do mal”, não praticar exercícios físicos regularmente e não beber água o suficiente são os principais motivos que fazem o seu corpo inchar. Você comete esses erros? Então se liga que no próximo tópico a gente ajuda a mudar isso.

Como diminuir e evitar a retenção de líquidos?

Agora que você já sabe o que é retenção de líquido e suas causas, que tal aprender como reduzir e evitar essa condição tão incômoda? A seguir, a gente conta algumas dicas infalíveis.

Alimente-se bem

Uma alimentação saudável e nutritiva é capaz de amenizar o inchaço e evitar o aparecimento dele. Procure comer mais vegetais, como verduras, legumes e frutas, grãos integrais, oleaginosas e proteínas magras. Tudo o mais natural possível.

Além disso, diminua ou exclua o açúcar refinado e os alimentos ultraprocessados do cardápio, principalmente embutidos, enlatados, macarrão instantâneo e outros ricos em sódio. Ah! Reduza também o consumo de sal e retire o saleiro da mesa, ok?

Pratique exercícios físicos

As atividades físicas melhoram e muito a circulação sanguínea. Isso porque a contração dos músculos impulsiona os líquidos e fazem com que o excesso seja eliminado pela urina.

Para a retenção hídrica, prefira os exercícios que mexem com as pernas, como caminhada, corrida, bicicleta e outros. Escolha o que mais o agrada e faça regularmente. Trinta minutos por dia já é um bom começo, sabia?

Beba líquidos

Já viu fazer faxina com pouca água? Não, né? O mesmo acontece com o nosso corpo. O organismo não consegue fazer a limpeza necessária para eliminar as toxinas e acaba por reter o líquido com isso. Então, tomar bastante água é ótimo para desinchar.

Fora isso, os chás e sucos feitos com alimentos diuréticos são muito bons pra dar aquela ajudinha. Gengibre, cavalinha, pepino, melancia e abacaxi são alguns exemplos do que pode ser usado.

Faça drenagem linfática

A drenagem linfática é um tipo de massagem que ajuda o organismo a eliminar os fluidos e toxinas. Com os movimentos, os líquidos em excesso são conduzidos a saírem do corpo por meio da urina. Hoje em dia, você encontra excelentes profissionais que usam essa técnica, mas também é possível fazê-la em casa, basta dar uma olhadinha nos sites de busca pra encontrar diversos tutoriais.

Lembrando de que é importante buscar ajuda médica sempre que o inchaço for persistente. Ou seja, mesmo mantendo bons hábitos ele ainda aparece com frequência. Vale dizer também que o uso de medicamentos diuréticos só deve ser feito com prescrição do médico, beleza?

Se você quer se ver livre do inchaço e dos transtornos que isso causa, aproveite as nossas dicas e melhore os seus hábitos. Essa é uma ótima maneira de ter um estilo de vida mais saudável, com bem-estar e qualidade de vida.

Por falar em alimentos diuréticos, quer saber mais sobre eles? Aproveite que está por aqui e confira o nosso artigo que conta quais são e como eles atuam no corpo. Que tal?

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