Retenção de líquido: quais os sinais e como desinchar o corpo

o que é retenção de liquido

Você sabe exatamente o que é retenção de líquido? Parece algo complicado, mas nada mais é do que o acúmulo de fluidos no corpo nos deixando “inchados”. Isso pode ocorrer por diversas razões, desde as mais simples até as mais complicadas.

Sabia que, em alguns casos, dá pra resolver esse problema em casa mesmo? Pois é, e com apenas algumas mudanças de hábitos. Ficou curioso para entender mais em relação ao assunto e evitar pernas inchadas e com sensação de pesadas no fim do dia? Então continue a leitura.

Como saber se a pessoa tem retenção de líquido?

Como dissemos, a retenção de líquido é quando o corpo não consegue liberar todo o excesso de água, fazendo com que os fluidos se acumulem, principalmente em determinadas partes, como barriga, pernas, mãos e até mesmo no rosto.

Sabe quando a gente tira as meias e fica aquela marca nos tornozelos? Isso não significa necessariamente que o acessório está apertado, mas sim que você inchou ao longo do dia. Isso é muito comum em quem passa muito tempo sentado, o que desfavorece a circulação sanguínea.

Quais os sintomas da retenção de líquido no corpo?

Por isso, antes de se desesperar achando que ganhou uns quilinhos a mais quando a roupa aperta, faça o seguinte teste: pressione o tornozelo, bem no osso da canela, por 30 segundos e solte. Observe a região, se a marca do seu dedo some rapidamente ou nem aparece, há uma chance muito pequena (quase nula!) de ser retenção de líquidos. Agora, se o local fica fundo e demora a voltar ao normal, pode crer que é inchaço mesmo. Aí, é legal tomar medidas que reduzam essa condição.

No entanto, como o inchaço pode ser sintoma de vários problemas de saúde, é sempre bom buscar ajuda profissional. Se ele vier acompanhado de outros sinais ou se mantiver por um longo período, procure um médico para saber se está tudo bem ou se apenas uma mudança de hábitos poderá resolver seu problema.

O que faz o corpo reter líquido?

Vira e mexe você aparece inchado, por que será? Em primeiro lugar, devemos reforçar que o inchaço pode ocorrer por diversos motivos. Alguns são mais simples, relacionadas ao estilo de vida mesmo.

Outros podem estar relacionados a problemas de saúde, como os que acometem o coração, fígados e os rins. Como não somos especialistas, focaremos então nas causas triviais, aquelas que não envolvem um fator mais sério, ok?

Retenção de líquido de origem hormonal

Algumas causas hormonais podem ter ligação com a gravidez e a famosa retenção de líquido na TPM (principalmente flutuações hormonais, que ocorrem também no período pré menstrual). Na primeira, é bem notória a retenção de líquidos nos últimos meses de gestação, o que contribui para as pernas cansadas. Já a segunda é a razão pela qual a barriga fica inchada e o peso aumenta em até 2kg alguns dias antes da menstruação vir.

O que mais faz o corpo reter líquido?

Daí você pode estar se perguntando: sou homem, como tenho retenção hídrica? Os maus hábitos alimentares e o sedentarismo também são grandes contribuintes para o inchaço. Não é à toa que nos primeiros dias de alimentação saudável e de atividades físicas, as pessoas perdem mais peso. Boa parte é do excesso de água que vai embora.

E já pode anotar aí os alimentos que causam retenção de líquido: colocar muito sal na comida, consumir alimentos industrializados que são ricos em sódio, cheios de corantes e conservantes. Além disso, não praticar exercícios físicos regularmente e não beber água o suficiente são os principais motivos que fazem o seu corpo inchar. Você comete esses erros? Então se liga que no próximo tópico a gente ajuda a mudar isso.

O que fazer para desinchar o corpo?

Agora que você já sabe o que é retenção de líquido e suas causas, que tal aprender como reduzir e evitar essa condição tão incômoda? A seguir, a gente conta algumas dicas infalíveis.

Alimente-se bem

Uma alimentação saudável e nutritiva é capaz de amenizar o inchaço e evitar o aparecimento dele. Procure comer mais vegetais, como verduras, legumes e frutas, grãos integrais, oleaginosas e proteínas magras. Tudo o mais natural possível.

Além disso, diminua ou exclua o açúcar refinado e os alimentos ultraprocessados do cardápio, principalmente embutidos, enlatados, macarrão instantâneo e outros ricos em sódio. Ah! Reduza também o consumo de sal e retire o saleiro da mesa, ok?

Pratique exercícios físicos

As atividades físicas melhoram e muito a circulação sanguínea, fazendo com que o sangue e os nutrientes circulem de forma adequada e eliminem de maneira eficaz o que precisar ser eliminado.

Para a retenção de líquido nas pernas, prefira os exercícios que mexem com essas partes do corpo, como caminhada, corrida, bicicleta, natação e outros. Escolha o que mais o agrada e faça regularmente. Trinta minutos por dia já é um bom começo, sabia?

Beba líquidos

mulher bebendo água para retenção de líquido

Já viu fazer faxina com pouca água? Não, né? O mesmo acontece com o nosso corpo. O organismo não consegue fazer a limpeza necessária para eliminar as toxinas e acaba por reter o líquido com isso. Então, tomar água, em quantidade adequada, é ótimo para desinchar.

Fora isso, os chás e sucos feitos com alimentos diuréticos são muito bons pra dar aquela ajudinha, e podem também ser incluídos no seu dia, claro que em menos quantidade do que a água!. Gengibre, hibisco, cavalinha, pepino, melancia e abacaxi são alguns exemplos do que pode ser usado.

Faça drenagem linfática

A drenagem linfática é um tipo de massagem que ajuda o organismo a eliminar os fluidos e toxinas. Com os movimentos, os líquidos em excesso são conduzidos a saírem do corpo por meio da urina. Hoje em dia, você encontra excelentes profissionais que usam essa técnica, mas também é possível fazê-la em casa, basta dar uma olhadinha nos sites de busca pra encontrar diversos tutoriais.

Lembrando de que é importante buscar ajuda médica sempre que o inchaço for persistente. Ou seja, mesmo mantendo bons hábitos ele ainda aparece com frequência. Vale dizer também que o uso de medicamentos diuréticos só deve ser feito com prescrição do médico, beleza?

Se você quer se ver livre do inchaço e dos transtornos que isso causa, aproveite as nossas dicas e melhore os seus hábitos. Essa é uma ótima maneira de ter um estilo de vida mais saudável, com bem-estar e qualidade de vida.

Por falar em alimentos diuréticos, quer saber mais sobre eles? Aproveite que está por aqui e confira o nosso artigo sobre “Alimentos diuréticos e como eles atuam no corpo”. Que tal?

Você vai gostar de ver…

dormir depois do almoço

Dormir depois do almoço: entenda os impactos na sua saúde

Muita gente é fã de dormir depois do almoço, mas o fato que a famosa “siesta” levanta dúvidas. Afinal, o cochilo depois do almoço faz bem ou é apenas um

desidratação no calor

Desidratação: quais sintomas e como evitar esse problema

Verão, calor, dias bem quentes e…desidratação. A palavra pode parecer extrema, mas o fato é que, muitas vezes, o corpo perde mais líquido do que se consegue repor e com

melatonina

Melatonina e sono: benefícios e como tomar

Num mundo agitado, o sono se torna cada vez mais alvo de atenção. Apesar de repouso e descanso serem termos associados, o sono vai além – tendo um papel essencial

Permissão de cookies

Coletamos informações do seu dispositivo e da sua navegação por meio de cookies para melhorar o funcionamento das páginas, mensurar a audiência e oferecer uma melhor experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Cookies.