Mudando sua alimentação

Você já experimentou pasta de amêndoas?

junho 13, 2019

As amêndoas fazem parte do seu cardápio? Fique sabendo que elas reúnem uma variedade única de nutrientes, são ricas em gorduras boas e em diversas vitaminas e minerais. Além disso, é um alimento natural e saboroso que tem um sabor próximo do neutro e, por isso mesmo, costuma ser muito bem-aceito por aí.

Elas ainda são um ingrediente bem versátil, que pode ser usado de diversas formas. Você pode acrescentá-las a iogurtes, cereais, saladas e até sopas, além de serem um ótimo aperitivo, sozinhas ou misturadas a outras oleaginosas. Quer mais? Que tal consumi-las na forma de pasta, que é uma opção super prática?

É claro que não estamos falando de um produto industrializado: uma boa pasta de amêndoas leva só amêndoas, mais nada! Além de saudável, ela deixa suas refeições ainda mais gostosas. Quer saber como? Então segure a fome, e a gula, que a gente te conta!

Como consumir a pasta de amêndoas?

A pasta de amêndoas pode ser consumida pura, na colher! Mas sua consistência cremosa permite combinações diferentes em um monte de preparações.

Ela pode acompanhar uma fatia de pão bem torradinha com banana picada, por exemplo, no formato de toast, que está na moda nas cafeterias mais bacanas por aí. A pasta também combina com maçã e pera, e vale arriscar com outras frutas. No inverno, ela ainda vira um ótimo complemento para um mingau de aveia quente, logo cedo. Experimente jogar um pouquinho de canela por cima pra complementar (hmmm, bateu vontade, né?!).

Cookies, bolos e sobremesas também são ótimas opções, que podem, inclusive, levar a pasta como ingrediente. E pode parecer ousadia, mas ela faz bonito até mesmo num capuccino, contornando a borda da caneca pra ficar ainda mais gostoso. Enfim, é só usar a imaginação.

Mas se tá faltando criatividade por aí, a gente te ajuda: vamos contar como fazer uma panqueca de banana que leva a pasta na receita. Achou complicado? Calma, na verdade o preparo é muito simples. Basta bater um ovo e a fruta amassada com uma colher de sopa de pasta de amêndoas. Em seguida, misture bem e esquente a massa em uma frigideira antiaderente, no fogo baixo. Voilá! Você tem uma panqueca apetitosa e saudável. Uma opção maravilhosa, e rápida, para tirar a monotonia do café da manhã.

Quer uma outra dica? Adicione algumas especiarias como canela, gengibre, cardamomo, cravo ou noz-moscada à própria pasta. O sabor fica mais marcante e ainda mais delicioso.

Então tá, agora você já entendeu como consumir essa novidade. Mas será que você sabe a diferença entre a pasta de amêndoas e de outras oleaginosas? Pois vamos esclarecer essa dúvida agora mesmo.

Quais são as diferenças entre a pasta de amêndoas, de amendoim e de castanha do caju?

Esse questionamento faz sentido, afinal, elas são semelhantes na textura e até na composição, principalmente quanto ao teor e ao tipo de gordura que elas têm. Todas essas pastas, desde que sejam naturais, são muito nutritivas e podem ser consumidas de várias formas, bem parecidas entre elas.

Mas você vai encontrar diferença no sabor e na quantidade de nutrientes. Vamos falar um pouquinho sobre isso?

A pasta de amêndoas e de castanha de caju têm sabor um pouco mais suave. Por isso, podem agradar a quem não curte muito o gosto característico do amendoim.

Quanto aos nutrientes, todas elas são fontes de:

  • proteínas;
  • fibras;
  • gorduras naturais;
  • cálcio;
  • magnésio;
  • manganês;
  • cobre;
  • zinco;
  • selênio;
  • fósforo, ferro e potássio;
  • vitaminas do complexo B;
  • vitamina E.

Ufa! Quanta coisa, né?

De acordo com a Tabela Brasileira de Composição Química de Alimentos (TACO) as amêndoas se destacam em dois pontos: contêm mais fibras e até sete vezes mais cálcio do que as outras duas outras oleaginosas. É isso mesmo, uma porção de 100 g de amêndoas in natura possui 237 mg de cálcio, enquanto a castanha de caju contém 33 mg  e o amendoim 39 mg. Além disso, assim como a  castanha de caju, as amêndoas apresentam mais magnésio, potássio e selênio do que o amendoim.

Pra quem pratica exercícios, as amêndoas também podem ser usadas estrategicamente pra dar mais energia e disposição. Mas, se esse for seu objetivo, não custa nada procurar um profissional de nutrição, hein? Só ele pode te orientar sobre as porções e o momento ideal de consumo pra chegar a esse resultado.

Quais os benefícios da pasta de amêndoas para a saúde?

Agora que a gente já conhece a composição dessa pasta, chegou a hora de saber que benefícios ela pode oferecer para a nossa saúde. E aí, bateu a curiosidade? Então vamos entender o bem que ela faz.

Prevenção de problemas cardiovasculares

Você tem predisposição a problemas cardíacos ou anda preocupado com seu colesterol? Em caso de resposta afirmativa, a pasta de amêndoas é um alimento bacana pra você consumir. Ela é uma fonte de gorduras de boa qualidade, que são capazes de aumentar o seu “colesterol bom” (HDL) e reduzir o “ruim” (LDL), sendo, portanto, uma opção benéfica até pra quem está com a saúde garantida.

O HDL é a substância responsável por retirar o LDL do sangue e levá-lo pra ser metabolizado no fígado, onde ele vai cumprir diversas funções. Uma vez que o acúmulo de LDL no sangue é um fator de risco para o seu coração, reduzi-lo é uma ajudinha extra pra se prevenir de problemas no sistema circulatório e no coração.

Regularização do trânsito intestinal

Você se lembra de que a pasta de amêndoas é rica em fibras? Pois é, isso faz dela uma grande amiga do intestino. Ela aumenta a mobilidade intestinal, prevenindo a temida prisão de ventre e ajudando você a ficar mais leve, com o funcionamento dos intestinos em dia.

Recuperação energética

Estamos falando de um alimento que pode fornecer muita energia. Segundo a TACO, que a gente já citou aqui, 100 gramas de amêndoas fornecem uma média de 580 kcal. Isso faz da pasta um grande aliado da prática de exercícios, por exemplo.

Considerando que a pasta de amêndoas tem gorduras, proteínas e fibras, ela também oferece uma sensação de saciedade. Assim, você come menos e melhor, e garante energia para o seu dia, tudo isso por meio de uma excelente fonte de nutrientes.

Melhora do humor e da qualidade do sono

Como se não bastasse tudo que falamos até agora, e ainda ser uma delícia, a pasta de amêndoas pode ajudar você a ser feliz. É isso mesmo! Ela contém um aminoácido chamado triptofano, substância que ajuda a produzir serotonina, assim como melatonina. O primeiro é o hormônio que regula nosso humor e nos dá sensação de felicidade; o segundo é responsável pela qualidade do nosso sono. Não é demais?

Agora que você já sabe um pouquinho mais sobre a pasta de amêndoas, não se esqueça de que é importante introduzir esse alimento dentro de uma rotina saudável e equilibrada. E, se tiver qualquer dúvida, sempre recorra a um profissional pra te ajudar a montar um cardápio adequado, combinado?

E aí, quer saber onde encontrar uma ótima pasta de amêndoas? No nosso site, ou no app! Nossa pasta de amêndoas com especiarias foi preparada com ingredientes naturais e muito cuidado do pessoal da cozinha, pra incrementar seu dia a dia com muito sabor. Quer provar? É só correr e fazer seu pedido!

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário

Scroll Up