Mudando sua alimentação

Entenda como as marmitas saudáveis podem melhorar sua vida

janeiro 18, 2019
Uma vez ou outra, tudo bem. Mas comer fora de casa todos os dias representa um gasto significativo no fim do mês. Além da despesa, a prática enjoa e, às vezes, é acompanhada de ganhos indesejados de peso.
Nesse contexto, as marmitas saudáveis podem ser a solução ideal para quem quer economizar e, acima de tudo, levar uma vida com muito mais saúde, energia e disposição.
Quando preparamos a própria comida, conseguimos controlar a qualidade das refeições e a quantidade de sal, gordura e açúcar, por exemplo.
Outra vantagem de colocar a mão na massa é a oportunidade de investir em receitas de acordo com o nosso paladar. Assim, é possível nos alimentarmos corretamente sem abrir mão do sabor.
E engana-se quem pensa que elaborar a comida de forma caseira é algo complicado e que leva muitas horas. O tempo de preparo vai depender do menu escolhido.
Quer saber mais sobre o assunto? Então continue a leitura e confira como as marmitas saudáveis podem melhorar (e muito) a sua vida!

O que são marmitas saudáveis?

Para muita gente, uma das principais dificuldades em manter uma alimentação saudável é o fato de não conseguir se alimentar em casa e, portanto, não poder preparar as próprias refeições.
Não é à toa: com a correria na qual nos habituamos a viver, sobra cada vez menos tempo para que as pessoas invistam algumas horinhas na elaboração de uma comida de verdade. O resultado é uma escolha constante por alimentos prontos, industrializados e artificiais, compostos por muitas calorias e poucos nutrientes.
De algum tempo para cá, porém, a busca por mais qualidade de vida tem popularizado o acesso e a procura por marmitas saudáveis. Esse conceito é definido como o preparo antecipado das refeições principais elaboradas com alimentos saudáveis.
Ou seja, ao invés de se alimentar na rua, grande parte das pessoas tem optado por levar a sua própria comida aos lugares onde precisam ir diariamente — trabalho, faculdade, academia etc.
Apesar de a prática exigir um pouco de organização e paciência, ela traz inúmeras vantagens, como economia e a possibilidade de realizar melhores escolhas gastronômicas.
Outro benefício de optar pelas marmitas saudáveis é evitar cair na tentação de colocar comidas calóricas e/ou pouco nutritivas no prato — o que é quase impossível quando comemos na rua.
Porém, para não cair na rotina nem enjoar de suas escolhas, o ideal é sempre variar o cardápio e a apresentação dos alimentos. Dessa forma, a hora das refeições sempre será o momento mais prazeroso do dia.

Como funcionam as marmitas saudáveis?

Se dispuséssemos de mais tempo em nosso cotidiano, certamente realizaríamos as refeições no conforto de nosso lar, certo?
O problema é que muitas vezes precisamos recorrer a soluções nada saudáveis nessas horas, como devorar um salgado ou pedir um lanche por delivery. Se você faz parte desse time, então precisa adotar já as marmitas saudáveis em seu dia a dia.
As marmitas saudáveis são nutritivas, leves e balanceadas. Elas ficam armazenadas em um recipiente adequado para você transportá-las aonde quer que vá.
Isto é, em vez de ir almoçar em um restaurante próximo do trabalho ou fazer algum pedido na lanchonete ao lado, você esquenta sua comida e desfruta de uma refeição completa.
O cardápio pode (e deve) ser o mais equilibrado possível, com porções variadas e balanceadas de seus alimentos preferidos.
Sabe aquele dia relativamente tranquilo em que você consegue preparar um almoço rápido e saudável na sua casa? Pois é, apesar de nem sempre conseguirmos desfrutar dessa regalia, é possível sim reservarmos um período na semana para elaborar algum preparo.
Dessa forma, além de economizarmos um valor considerável com alimentação, ainda podemos dispor de um estilo de vida muito mais saudável.

Como preparar uma marmita saudável?

Além da praticidade no consumo, as marmitas saudáveis são fáceis de preparar também — e não é preciso dispor de muito tempo para sua elaboração.
Embora a maior parte das reclamações seja em relação à falta de tempo hábil, é perfeitamente possível se organizar para prepará-las.
Nesse caso, o mais indicado é reservar um dia na semana para ir à feira ou ao supermercado e comprar os produtos que serão consumidos nos próximos dias.
Antes disso, procure elaborar o cardápio semanal, assim você não perde tempo durante as compras nem corre o risco de esquecer algum item que não pode ficar de fora.
Um dos segredos para uma alimentação equilibrada é programar os preparos com antecedência. E as marmitas são importantes justamente porque conseguimos escolher antecipadamente o que vamos comer.
Selecionar aquilo que vamos comer também é essencial, porque evita o consumo de alimentos processados e ainda contribui com a questão da qualidade dos alimentos adquiridos.
O ideal é pensar como se realmente fosse um prato de mesa, equilibrando as porções de alimentos que serão consumidas.
As marmitas saudáveis podem ser elaboradas diariamente ou para uma semana inteira, sendo que nesta última opção basta separá-las em porções e congelar os potinhos.
A refeição de terça-feira, por exemplo, deve ser colocada na prateleira da geladeira um dia antes para ir descongelando gradualmente.
E, ao contrário do que algumas pessoas pensam, a marmita congelada também é considerada uma alimentação saudável, já que a comida não perde os nutrientes durante o processo de congelamento e armazenamento.

Para quem as marmitas saudáveis são recomendadas?

De maneira geral, elas são recomendadas para qualquer pessoa que queira se alimentar de maneira saudável, mas que não dispõe de tempo para se aventurar na cozinha todos os dias.
A alternativa é uma boa solução para quem deseja consumir alimentos variados, nutritivos e balanceados. Além disso, elas são indicadas para quem tem restrições alimentares ou segue uma dieta mais rigorosa, como a low carb ou vegetariana.
As marmitas saudáveis também são recomendadas para quem procura manter o peso, afinal, comer em restaurantes ou lanchonetes todos os dias pode fazer com que ganhemos alguns quilinhos.
Outro caso em que elas são sugeridas é para quem está em processo de reeducação alimentar, já que permitem diferentes combinações no cardápio.
Seja para manter uma alimentação mais nutritiva ou adquirir praticidade no cotidiano, as marmitas saudáveis são soluções acessíveis e eficientes.

Quais são as vantagens das marmitas saudáveis?

Na maioria das vezes, comer fora diariamente é sinônimo de rapidez e conveniência. Porém, se considerarmos aspectos importantes, como saúde, bem-estar e economia, esse hábito pode acabar pesando no bolso — e, sobretudo, na saúde e bem estar.
As vantagens das marmitas saudáveis vão desde a segurança com o uso de produtos de boa procedência até a facilidade na manutenção do cardápio alimentar.
Confira a seguir outros benefícios que a solução pode trazer para a sua vida.

Redução de enfermidades

Você sabia que os males cardiovasculares são uma das principais causas de mortalidades nos países em desenvolvimento? Estresse, sedentarismo e maus hábitos alimentares estão entre as razões para o aumento da incidência de problemas do coração.
Em longo prazo, essa combinação perigosa pode trazer danos permanentes ao nosso organismo, além de provocar obesidade, hipertensão e diabetes.
Já para as pessoas que adotam ações saudáveis, como a prática regular de exercícios físicos, uma alimentação nutritiva e a abstenção de álcool e cigarro diminuem drasticamente o risco.
Se o nosso corpo não receber as substâncias nutritivas básicas, ele não será capaz de combater os radicais livres nem eliminar toxinas nocivas.
Dessa forma, as marmitas saudáveis são consideradas importantes aliadas para manter a saúde em dia, pois são preparadas com todos os nutrientes que o nosso corpo precisa.
O melhor de tudo é que elas permitem que sejam realizados diversos preparos e combinações, já que a variedade de alimentos disponíveis em nosso país é enorme.

Maior qualidade de vida

As marmitas saudáveis nos auxiliam a adquirir maior consciência dos alimentos que ingerimos, além de não exagerar na quantidade das porções.
Adotar uma alimentação equilibrada, nutritiva e colorida é essencial, tanto para aumentarmos nossa energia no dia a dia quanto para mantermos o organismo funcionando corretamente.
Ao incluirmos comidas variadas, orgânicas e integrais em nossa dieta, conquistaremos um estilo de vida muito mais equilibrado e saudável.
Isso significa que a mudança traz benefícios importantes para a nossa saúde, como o aumento da expectativa de vida e o fortalecimento de nossa imunidade, por exemplo.
Por meio desse hábito, poderemos dispor de mais disposição para realizar as atividades cotidianas e ainda investir em nossa própria qualidade de vida.

Menor consumo de produtos industrializados

Apesar de serem práticos, muitos alimentos industrializados são produzidos com conservantes, aromatizantes e corantes — aditivos químicos prejudicais ao nosso organismo.
Em excesso, esses elementos podem se transformar em verdadeiros venenos e facilitar o desenvolvimento de diversos problemas de saúde.
Já quando preparamos nossa própria comida, temos a oportunidade de elaborar nossas receitas preferidas com ingredientes naturais.

Uso de ingredientes de qualidade

Preparar marmitas saudáveis nos dá a vantagem de conhecer bem a procedência de cada alimento adquirido.
Podemos escolher cuidadosamente cada item que será utilizado na elaboração das refeições, garantindo a escolha de produtos frescos e dentro do prazo de validade.
Além da segurança alimentar, essa prática possibilita que os ingredientes selecionados resultem em um produto final muito mais saudável e saboroso.

Alimentação controlada

Na maioria das vezes, comer fora de casa está relacionado diretamente ao consumo de alimentos pouco nutritivos, gordurosos e ricos em açúcares.
Mas quando optamos por comer em casa ou levar a própria comida para o trabalho, isso nos ajuda a evitar os buffets repletos de opções calóricas e pouco (ou nada) saudáveis.
O hábito também nos auxilia a não exagerar na quantidade de alimentos ingeridos, já que elas são preparadas previamente e, portanto, organizadas com a quantia certa e necessária.

Experiências gastronômicas

Para aprimorar os hábitos alimentares, é preciso conhecer os benefícios e características de cada alimento. Colocar a mão na massa para identificar as qualidades e as melhores formas de preparo de cada ingrediente é fundamental.
Outra vantagem de mandar ver na cozinha é a possibilidade de fugir da rotina se arriscando em receitas diferenciadas e em novas combinações de sabores.

Praticidade para o dia a dia

Outro benefício das marmitas saudáveis é a praticidade que elas conferem ao nosso dia a dia. Basta aquecer na hora da refeição e pronto.
Claro que os processos de preparo são mais complexos que isso. Porém, depois de finalizar cada alimento, é possível congelar as porções e consumi-las durante a semana.
Quer coisa melhor que desfrutar de uma refeição caseira, nutritiva e saborosa sem ter que passar horas na cozinha? Pois então, as marmitas saudáveis são a solução.

Preservação do sabor dos alimentos

Por algum tempo, as comidas congeladas foram consideradas sinônimos de produtos pouco saudáveis, calóricos e repletos de substâncias artificiais e industrializadas.
No entanto, muitas empresas do ramo já oferecem produtos de qualidade e preparados com ingredientes orgânicos e selecionados. É o caso da Liv Up. Embora algumas pessoas acreditem que o sabor dos alimentos se perde no processo de congelamento, a verdade é que eles se mantêm por até 30 dias no congelador.
Isso significa que você garante a qualidade e características naturais de cada item, mesmo se resolver congelar os potinhos.
Portanto, invista também nas marmitas congeladas e desfrute do sabor dos alimentos de uma maneira natural, verdadeira e irresistível.

Economia para o seu bolso

Além da garantia de uma alimentação saudável, preparar as próprias refeições ajuda a economizar, já que comer fora de casa costuma representar um gasto significativo.
Muitas vezes, com o dinheiro gasto em uma semana de frequência em restaurantes, é possível realizar uma compra de alimentos para o mês inteiro.
Faça as contas e confira o quanto vale a pena investir um tempinho no preparo dos alimentos — seu bolso e sua saúde agradecem.

O que levar em uma marmita saudável?

Agora que você já conhece a importância das marmitas saudáveis, que tal conhecer algumas ideias e sugestões de alimentos para preparar a sua?
Apesar de muita gente associar esse tipo de comida com algo sem graça e sem sabor, o fato é que elas são extremamente saborosas. Basta saber combinar texturas e temperos diferentes. Afinal, embora sejam muito bons para a saúde, não dá para comer frango grelhado e batata-doce todos os dias, né?
Na hora de montar a marmita, o ideal é dividir o recipiente em quatro partes: carboidratos, proteínas, grãos ou leguminosas e folhas ou legumes variados.
Se for possível, a salada deve ser armazenada em um recipiente separado, assim você consegue aquecer os demais alimentos sem problemas.
Na parte do carboidrato, você pode escolher entre arroz, pão, massas, inhame e batata-doce, por exemplo — os tipos integrais são os mais saudáveis.
O consumo de grãos ou leguminosas são fundamentais para a nossa saúde, por isso opte por grão-de-bico, quinoa, feijão ou lentilha.
Já na parte da proteína, o ideal é levar uma carne magra, como patinho, frango e peixe. Para os vegetarianos, o ovo é uma excelente alternativa.
Folhas e legumes variados completam a marmita. Tempere-os com azeite e garanta um pouco de gordura boa na refeição.
Procure sempre variar as combinações e apresentações dos pratos, assim você não enjoa da comida e evita que a alimentação caia na rotina.

Sugestões de marmitas saudáveis

Apesar da importância da alimentação saudável para a nossa vida, muitas pessoas não a praticam simplesmente porque não têm a menor ideia do que cozinhar.
Algumas receitas podem até requerer um pouco mais de prática ou experiência na cozinha, no entanto a maioria delas são fáceis, rápidas e completamente acessíveis.
O melhor de tudo é que é possível elaborar um cardápio variado com ingredientes simples, baratos e com os quais já estamos estamos acostumados.
Que tal conhecer algumas sugestões incríveis para as suas marmitas saudáveis e se inspirar na elaboração de novos e deliciosos pratos? Confira algumas dicas:

Opção 1

Arroz integral com ervas, frango com crosta de castanha de caju, abóbora assada com tomilho e pimenta-do-reino, além de uma salada de folhas verdes e tomate-cereja.

Opção 2

No segundo dia, a dica é uma deliciosa salada de lentilha, panqueca de omelete e uma combinação de folhas verdes e cenoura. Fácil de fazer e muito nutritivo!

Opção 3

O tradicional estrogonofe de frango vai muito bem com batatas rústicas temperadas com alecrim, sabia? Para finalizar com chave de ouro, brócolis no vapor é uma opção perfeita.

Opção 4

O que acha de deixar a carne de lado e experimentar um cardápio vegetariano? A nossa sugestão é abobrinha ao forno, tabule de quinoa e a indispensável salada de folhas.
Escolha uma fruta de sua preferência para encerrar a refeição e conferir ainda mais nutrientes ao seu organismo.

Opção 5

É fã de frutos do mar? Então considere uma marmita com camarão ao leite de coco e curry. De acompanhamento, um saboroso arroz jasmim com castanha de caju e cebolinha.
Complemente com uma salada de folhas verdes e um irresistível bolinho de cenoura com gotas de chocolate para a sobremesa.

Opção 6

Como alternativa ao arroz, o macarrão integral é uma excelente opção. Para quem deseja ainda mais praticidade, um prato de ravióli de açafrão com recheio de carne é superindicado.
O melhor de tudo é que nesse prato é possível unir, em um único alimento, o carboidrato e a proteína. Para acompanhar, ovos de codorna e brócolis ou couve-flor refogados.

Opção 7

Sua marmita também pode conter opções para lanches saudáveis e práticos. Experimente uma torta de legumes e separe em porções para os intervalos entre as refeições.
Acrescente mais sabor ao prato com espetinhos de tomate-cereja, muçarela de búfala e picles temperados com azeite e gergelim. Simplesmente irresistível!

Opção 8

A sugestão aqui é preparar um purê de abóbora, carne moída com cenoura e vagem e um mix de legumes no vapor. Uma ideia simples, rápida e prática para qualquer dia da semana.

Opção 9

As sopas são perfeitas para aquele dia que você quer comer algo que sustente e aqueça ao mesmo tempo. E o melhor de tudo é que elas são superfáceis de preparar e congelar.
Escolha entre caldo de mandioquinhacreme de cenoura picante com leite de coco ou creme de abóbora. Com um pão para acompanhar, não há nada melhor.
Mesmo com todas essas ideias, você ainda acha complicado encontrar tempo na sua agenda? Nós temos a solução: comidas congeladas.
Existem diversas empresas especializadas no segmento que fornecem marmitas congeladas de um jeito prático, saudável e saboroso para facilitar o nosso dia a dia. Agora não existem mais desculpas para descuidar da alimentação.

Como a Liv Up pode ajudar?

A Liv Up é uma empresa de alimentação saudável que atua no segmento de refeições prontas congeladas.
Seus produtos são preparados com ingredientes frescos, orgânicos e nutritivos vindos diretos do campo, ou seja, sem o uso de agrotóxicos ou qualquer tipo de substância prejudicial.
Tudo é preparado com itens de qualidade produzidos por agricultores familiares e experientes no cultivo de alimentos saudáveis, saborosos e de qualidade.
Dessa forma, a Liv Up pode ser uma importante aliada para que você possa adotar novos hábitos alimentares. Até porque nosso maior objetivo é oferecer comida de verdade.
Com um cardápio variado e repleto de opções para os mais diferentes gostos, a empresa disponibiliza desde snacks saudáveis até pratos completos para as principais refeições do dia.
Para isso, contamos com um time qualificado e engajado no desenvolvimento de produtos saborosos, práticos e irresistíveis para você.
Por trabalhar com o sistema delivery, oferecemos mais um diferencial no quesito praticidade, além, é claro, da facilidade do consumo de seus produtos: basta aquecer e pronto.
Se você deseja mais qualidade de vida por meio de uma alimentação saudável, a Liv Up é a solução perfeita para você.
Como você pode ver, alimentar-se de maneira correta é perfeitamente possível e acessível. Adote esse hábito hoje mesmo em sua vida e conquiste muito mais saúde, energia e disposição para enfrentar os desafios de cada dia.
Que tal provar marmitas saudáveis, variadas e deliciosas? Acesse o site da Liv Up e conheça um cardápio repleto de opções irresistíveis!

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